Outubrooooo 2014 | Page 27 | De Mãe para Mãe

Outubrooooo 2014

Responda
3762 mensagens
filipamrqs

Outubrooooo 2014

mini87 -
Desde 21 Maio 2011

3Papercutz não fiquei preocupada não me aconteceu a mim, mas acontece a uma colega minha e ela já está de 20 semanas e está tudo quando fiz a 1 eco atrasou tb uma semana, e de ele te marcar outra é normal os médicos só gostam de fazer as medições depois das 12 semanas entre as 13 e as 14, não entres em stress estará tudo certamente se não ele tinha logo dito Sorriso

Alguem me sabe responder a uma questão alguma de voces já pediu o pré-natal? eu sei que é a partir das 13 semanas mas eu com as 13 semanas já é no inicio de abril apresento o Irs de 2013 ou o que já está feito de 2012? ou basta entregar a declaração de rendimentos, minha e do meu Marido? já agora alguem fez alguma simulação como se faz? sabem?

beijocas

janagomes -
Desde 16 Fev 2012

Fui perguntar isso na SS e disseram-me que tem que ser do ano anterior, ou seja, se fazes 13 semanas em 2014 tens que entregar o de 2013. Sendo assim, tens que entregar primeiro IRS este ano (referente ao do ano passado) e só depois pedires o pré-natal (pelo menos foi assim que me disseram, alguem confirma?). Mas nem toda a gente tem direito, depende sempre do valor ganho pelo agregado no ano passado.

Tiinita -
Desde 25 Dez 2009

3Papercutz escreveu:
Bom dia!

Fui fazer a minha 1ª eco ontem, pois estaria supostamente de 11sem e 2 dias. No entanto o médico disse que tou de 10 semanas e 1 dia. Ora, eu sempre fui certinha, e o meu ciclo sempre foi entre os 28 e os 30 dias por isso estou a achar estranho tanto tempo de diferença.
Consegui ouvir o coração a bater e ver o bebé a mexer mas fiquei com a história da semana a menos na cabeça. Ainda por cima, tenho de voltar daqui a 2 semanas para a eco do 1º trimestre pk ele disse que neste momento ainda era mt cedo..

Aconteceu a alguma de vcs, serem regulares e dps terem menos uma semana de gestação?

De qualquer forma, espera-se k tudo corra bem, e agora a DPP é dia 19 de Outubro Sorriso

Obg

Olá!
Sim, a mim aconteceu. Pela menstruação a DPP é 23/09 e pela eco deu 1/10. É precisamente o mesmo tempo que tu.
Eu faço anos esse dia 19/10 Piscar o olho
Boa sorte

Sobre Tiinita

Aborto retido 2/01/2017

amostrinha -
Desde 04 Jan 2014

Xana_magueti escreveu:
amostrinha escreveu:
É bom vir ver aqui as vossas boas novidades e alegrias! Sorriso

Meninas só vos digo isto de ser prémamã tem sido uma roleta russa. Do herpes ao pé de atleta que não podia medicar, de não conseguir comer praticamente nada, da 1ª infecção urinária, ontem cheguei a uma nova fase - perceber que esta fase é mesmo diferente e vou ter que adaptar muito o meu estilo de vida. Ontem tive uma tontura porque tentei correr, resultado foi um grande trambolhão e ambulância até ao hospital para ver se tinha fractura no joelho e se estava tudo bem com o baby. Só vos digo, tinha tanto medo por causa dele... Felizmente estava tudo bem com o pequenote, a mamã é que tem que ficar de cama um par de dias e depois meter muletas e ritmo leeeeento. Bem-vindas tonturas e quebras de tensão, chegou a altura do slow motion. Ser mamã velhota é isto, mas pelo menos sei que tenho ao meu lado o papá certo, e sem dúvida quando o meu pequeno príncipe estiver cá fora vai valer muitíssimo a pena!!

...mas estas bem?
Gosto tanto do teu contador Apaixonado Apaixonado Apaixonado Apaixonado a Isabelinha prometeu nao nos expulsar daqui Espertalhão Espertalhão :D. Para quando e a tua DPP?

Estou bem, tirando o joelhinho (em adulto pelos vistos dói muito mais do que as recordações de infância Piscar o olho

Sim já vi, temos a mesma previsão. A DUM é 29/12/2013 e pelas eco já me disseram 28 e 30 de setembro (2 eco, 2 sentenças - o que faz com que todas as minhas previsões de período fértil não fossem verdadeiras, e que tenha tido a última menstrução já grávida).

Decidi não me guiar muito por isso pois já percebi que a obstetrícia não é mesmo uma ciência muito exacta! O pequenote sairá quando quiser, até porque estou decidida a deixá-lo sair por si próprio (e não induzir), tirando a eventualidade de ter que ser cesariana (agora tenho é que me portar como uma grávida e tomar conta de mim e dele Espertalhão Estar grávida de todo não é uma doença, mas há que fazer ajustes... E viver muito para a pequena vida dentro de nós Apaixonado

BárbaraVS -
Desde 04 Jan 2014

Ainda és pior que eu ehehehe eu continuo com as minhas aulas de yoga e so far so good Piscar o olho mas aqui as cotas têm que ter cuidado, carregamos a cruz da idade.
Descansa e ve se recuperas rápido, pelo menos vais conseguir exercitar os bracinhos com as muletas ahahha
Vou agora fazer a minha Eco para ver se a tal forma irregular do saco gestacional desapareceu! Nervosa, mas pensamento positivo.
Já cá venho dar noticias.
Beijinhos

BárbaraVS
* As coisas acontecem quando têm que acontecer *

Xana_magueti -
Desde 02 Set 2011

amostrinha escreveu:
Xana_magueti escreveu:
amostrinha escreveu:
É bom vir ver aqui as vossas boas novidades e alegrias! Sorriso

Meninas só vos digo isto de ser prémamã tem sido uma roleta russa. Do herpes ao pé de atleta que não podia medicar, de não conseguir comer praticamente nada, da 1ª infecção urinária, ontem cheguei a uma nova fase - perceber que esta fase é mesmo diferente e vou ter que adaptar muito o meu estilo de vida. Ontem tive uma tontura porque tentei correr, resultado foi um grande trambolhão e ambulância até ao hospital para ver se tinha fractura no joelho e se estava tudo bem com o baby. Só vos digo, tinha tanto medo por causa dele... Felizmente estava tudo bem com o pequenote, a mamã é que tem que ficar de cama um par de dias e depois meter muletas e ritmo leeeeento. Bem-vindas tonturas e quebras de tensão, chegou a altura do slow motion. Ser mamã velhota é isto, mas pelo menos sei que tenho ao meu lado o papá certo, e sem dúvida quando o meu pequeno príncipe estiver cá fora vai valer muitíssimo a pena!!

...mas estas bem?
Gosto tanto do teu contador Apaixonado Apaixonado Apaixonado Apaixonado a Isabelinha prometeu nao nos expulsar daqui Espertalhão Espertalhão :D. Para quando e a tua DPP?

Estou bem, tirando o joelhinho (em adulto pelos vistos dói muito mais do que as recordações de infância Piscar o olho

Sim já vi, temos a mesma previsão. A DUM é 29/12/2013 e pelas eco já me disseram 28 e 30 de setembro (2 eco, 2 sentenças - o que faz com que todas as minhas previsões de período fértil não fossem verdadeiras, e que tenha tido a última menstrução já grávida).

Decidi não me guiar muito por isso pois já percebi que a obstetrícia não é mesmo uma ciência muito exacta! O pequenote sairá quando quiser, até porque estou decidida a deixá-lo sair por si próprio (e não induzir), tirando a eventualidade de ter que ser cesariana (agora tenho é que me portar como uma grávida e tomar conta de mim e dele Espertalhão Estar grávida de todo não é uma doença, mas há que fazer ajustes... E viver muito para a pequena vida dentro de nós Apaixonado

...tens a mesma DPP que eu Sorriso no meu caso o mais certo sera nascer mesmo em Setembro porque vai ser a terceira cesariana e porque tenho uma gravidez de risco derivado a bronquite asmatica.
Ontem o OB disse me exactamente a mesma coisa VOCE MESTRUOU GRAVIDA mas tambem atribuiu o sangramento ao facto da placenta estar baixinha.
Concordo contigo Sorriso cuidar de nos sim mas sem grandes alaridos :).
Desejo te as melhoras desse joelhito Apaixonado .

06.07.2000 João
10.09.2005 Mariana
18.09.2014 Afonso
O meu mundo a três ♡♡♡

Rita e Marco -
Desde 07 Jun 2007

Olá mamãs!! queria-me juntar a este grupo! Sorriso
descobri à pouco tempo que serei mamã de 2.ª viagem no próximo mês de outubro! e embora não estivesse preparada, para uma nova gravidez, estou muito entusiasmada! já fiz uma eco às 8 semanas, e voltarei no dia 8 de abril, para o rastreio. estou ansiosa pela próxima para voltar a ver e ouvir o meu bebé.
desejo a todas uma gravidez tranquila e que aproveitem ao máximo este momento, porque é único!
Beijinhos

p.s.- já agora deixo o meu mail para me adicionarem ao grupo do facebook: [email protected]

Rita

Vanessamf -
Desde 24 Set 2013

Ola meninas, já vi que a maioria recebeu boas noticias nestes dias Sorriso

Olhem queria colocar-vos uma questão, visitas depois do parto!
Isto porque estou fora, e ja ha familiares a programar vir pela altura do nascimento do bebé. No meu caso não estou a falar dquelas visitas de umas horas, estou a flar de DIAS! Choque! Choque!
Digo-vos que acho que vou interditar as visitas nos primeiras semanas, visto que estamos a falar de pessoas cá em casa durante varios dias. Mas mesmo que não fosse, considero as primeiras semanas sagradas para o nucleo familiar e não mais. Pausa
Digam-me como se sentem em relação a isso. Beijocas Beijinho

Sobre Vanessamf

*** Afilhada da Katyegonçalo ***

RSC -
Desde 26 Jan 2012

Olá

Centrum materno ? Alguém optou por tomar? Se sim como fizeram com o ácido fólico, continuaram com a dose diária juntamente com o centrum ou pararam ?

Bjos p todas Sorriso Sorriso

Sobre RSC

26-02-12 AR
22-03-13 AE
13-02-2014 positivo ( pensamento positivo )
02-10-14 nasceu a minha estrela :-))))

A minha Francisquinha nasceu com 3440kg e 51cm!!! O amor da minha vida !!! Piscar o olho

BárbaraVS -
Desde 04 Jan 2014

Ainda não foi desta que a nossa feijoca conseguiu passar as tão ansiadas 12 semanas.... Estamos de rastos, puxaram-nos o tapete de baixo dos pés Triste ontem fomos novamente fazer Eco para poder ver se o saco gestacional já não estava com a tal forma irregular e as noticias foram as piores possiveis Triste a nossa feijoca já não tem batimento cardiaco e deixou de crescer às 8 semanas e pouco. A minha reaccão Ainda é um pouco de negação pois continuo a sentir-me óptima, com todos os sintomas de grávidez mas a realidade bateu quando tive que preencher os impressos para marcar a cirurgia para remoção "dos produtos" .... O que lhe chamam por cá.
Agora é aceitar mais uma vez o destino e tentar não me Culpar (muito) por não ter corrido bem. Neste momento o feeling é para desistir, não tentar contrariar algo que parece que não tem que acontecer e Esperar que a cirurgia corra bem dentro do possivel.
Um grande beijinho a todas e aproveitem cada segundo desse vosso estado, nao reclamem de enjoos, nem de dores, vocês São todas umas previligiadas por terem o poder de criar dentro de vós o milagre da vida.
Beijinhos <3

BárbaraVS
* As coisas acontecem quando têm que acontecer *

IIsabelSantos -
Desde 28 Out 2013

Que notícia tão triste Bárbara, mas continua a ter fé, não desistas!! Vais ver que vais conseguir a tua tão desejada estrelinha!
Um abraço muito apertadinho e muito apertadinho e força para estes tempos que lá vêm...

Tiinita -
Desde 25 Dez 2009

Em primeiro lugar quero deixar uma palavrinha à barbara. Não desistas! Vais conseguir de certeza. Percebo a tua tristeza e revolta, mas só consegue quem continua a tentar. um beijinho muito grande Grande abraço

Vanessa, é complicado dizeres às pessoas para não aparaecerem ou para não virem. Mas também entendo que é complicado teres gente em casa quando precisas é de descansar e ambientar-te ao teu novo estilo de vida!
tenta conversar com as pessoas comcalma e pedir que esperem mais uns dias. Sorriso

RSC eu não tomo isso que estas a tomar, eu tomo ácido fólico e vou continuar até ao final da gravidez porque tomo outros medicamentos prejudiciais à boa formação do bebé. Mas da primeira vez correu tudo bem, e desta também há-de correr Sorriso bjs

Sobre Tiinita

Aborto retido 2/01/2017

Tiinita -
Desde 25 Dez 2009

Em primeiro lugar quero deixar uma palavrinha à barbara. Não desistas! Vais conseguir de certeza. Percebo a tua tristeza e revolta, mas só consegue quem continua a tentar. um beijinho muito grande Grande abraço

Vanessa, é complicado dizeres às pessoas para não aparaecerem ou para não virem. Mas também entendo que é complicado teres gente em casa quando precisas é de descansar e ambientar-te ao teu novo estilo de vida!
tenta conversar com as pessoas comcalma e pedir que esperem mais uns dias. Sorriso

RSC eu não tomo isso que estas a tomar, eu tomo ácido fólico e vou continuar até ao final da gravidez porque tomo outros medicamentos prejudiciais à boa formação do bebé. Mas da primeira vez correu tudo bem, e desta também há-de correr Sorriso bjs

Sobre Tiinita

Aborto retido 2/01/2017

alines -
Desde 25 Set 2011

Raramente comento no entanto tenho acompanhado os teus topicos. Que tristeza quando te li Hoje ... Estou de 9 semsnas e 5 dias e jà conto com um aborto espontaneo em Janeiro de 2014 as 4 semanas e 2 dias, por isso , como deves calcular ando desde o início desta gravidez num stress e angústia grande ... A minha última eco foi as 8 semanas e 3 dias onde vi que estava tudo bem, mas sós relatos como o teu que me fazem tomar cada vez mais consciência que pouco ou nada depende de nós.... Muita força nesta caminhada e muita luz

bannyzita -
Desde 18 Set 2012

Não posso imaginar a dor k estás a passar neste momento... Desejo k, qnd td passar, ganhes força novamente e nunca deixes de lutar. Vais ver k terás este privilégio tb!
Deixo-te o meu carinho e mta força Beijinho

Sobre bannyzita

*** Ser mãe é a tarefa mais sublime k podemos ter ***

<3 <3 <3 Amo-te ainda antes de existires <3 <3 <3

bannyzita -
Desde 18 Set 2012

Tomei centrum materno no inicio da gravidez, mas mudei para o matervita, pois é mt mais completo! Qnd se toma estas vitaminas não precisas de mais nada, pois já têm as quantidades de ácido fólico e de iodo necessárias...

Sobre bannyzita

*** Ser mãe é a tarefa mais sublime k podemos ter ***

<3 <3 <3 Amo-te ainda antes de existires <3 <3 <3

IIsabelSantos -
Desde 28 Out 2013

Pois, realmente é uma situação chata... Olha, fala com a tua família para irem pelo menos umas duas semanas depois do bebé nascer... acho que vão compreender!!

Xana_magueti -
Desde 02 Set 2011

Um abracinho apertadinho porque sei que nada do que eu possa dizer vai fazer com que te sintas melhor,no entanto quero que saibas que estamos todas aqui para te receber assim que achares que estas preparada para uma nova batalha.
Eu mesma tive uma perda gestacional tardia as 25 semanas e senti me roubada pela natureza,um ano depois deu me a Mariana.
Perante imensos problemas de saude QUE SURGIRAM ENTRETANTO aos quais ahei que nunca poderia ter mais filhotes e depois de 17 meses de luta o Ovinho esta a crescer,eu acreditei e acredito que tudo tem a sua razao de ser.

Um grande beijinho e NUNCA DESISTAS.

06.07.2000 João
10.09.2005 Mariana
18.09.2014 Afonso
O meu mundo a três ♡♡♡

l_isasilva -
Desde 21 Fev 2014

Bárbara, lamento muito a tua perda. Nestas ocasiões não há nada que possamos dizer ou até fazer para que te sintas melhor. Eu sei disso, porque antes do meu mais velho tive 3 AE, e foi a fase mais dificil da minha vida. Tenta só não te culpar, porque a culpa não é tua! Vais conseguir engravidar de novo e aí sim, vai correr tudo bem.
Tenta encontrar uma GO que te faça ecos sempre que precisares para ficares descansada. Comigo resultou, da 1ª. gravidez que foi avante estava quase todas as semanas na MAC, para poder ver se estava tudo bem, e ficar descansada.
Um beijinho muito grande cheio de força.

RSC -
Desde 26 Jan 2012

Neste momento não há nada que nos possam dizer que nos ajude a entender ou aceitar o que aconteceu. São dias muito dolorosos, a cabeça não pára a tentar arranjar justificações e a culpa acompanha sempre este processo mesmo sabendo que não a temos.
Mas a verdade é que não depende de nós, podemos cuidar de nós o melhor possível e do nosso bebé, mas se a natureza não quiser não há nada a fazer.
O que posso dizer é que vivas os teus dias de luto e chores muito para lavar a alma, depois é começar de novo com sorriso na cara e acreditar sempre que um dia vai correr bem.
Força e abraço muito apertado.

Sobre RSC

26-02-12 AR
22-03-13 AE

A minha Francisquinha nasceu com 3440kg e 51cm!!! O amor da minha vida !!! Piscar o olho

3Papercutz -
Desde 04 Jan 2011

Muito obrigado a todas pelas respostas que me deixam sempre mais descansada, e um grande beijinho Bárbara.
Não há muito k uma pessoa possa dizer nestas alturas, excepto para continuares… vais ver que talvez mais cedo do que consegues imaginar agora, as coisas correm bem, e tens um bebé lindo nos braços Sorriso

Vanessamf -
Desde 24 Set 2013

Muita força, sei que o que seja que se diga de nada vai servir para acalmar a tua dor mas não desistas de lutar. Leva o teu tempo, chora, aproveita o apoio do marido e quando te sentires preparada volta a luta.
O que te aconteceu é muito dificil, deve ser o meu maior medo, mas com o tempo tudo passa e vais ver que na proxima tudo correrá bem.

Muitos beijinhos

Sobre Vanessamf

*** Afilhada da Katyegonçalo ***

biamarlene -
Desde 07 Abr 2009

Barbara lamento imenso! Sei perfeitamente como te sentes, acredita que és muito mais forte do que aquilo que imaginas e vais conseguir levantar a cabeça e voltar à luta! Não desistas nunca! Muita força!

Ultimo dia pilula: 08/10/2012 - Inicio dos treinos: 24/11/2012 Positivo 26/01/2013 AR 07/03/2013 Curetagem 12/03/2013
Positivo: 26/07/2013 AE 10/08/2013
À terceira vai ser de vez??? Positivo: 06/02/2014 Sorriso
Sorriso Afilhada da Tcorisca Sorriso Madrinha da minha querida companheira MãeBeta Sorriso

RSC -
Desde 26 Jan 2012

Tive dores tipo menstruação no inicio da gravidez, até para aí as 7 semanas e depois parou e agora com 11 semanas voltaram, mas sempre ao fim do dia/noite! Mais alguém assim?

Sobre RSC

26-02-12 AR
22-03-13 AE

Sofiasantos38 -
Desde 11 Out 2013

Boa noite meninas, andei a ler meio enviosado as tantas novidades, e quero deixar uma força grande as mamas que estao a passar um bocadinho menos bom, o importante é ter esperança, tudo se resolve

Bem mais uma consulta para mostrar analises e a eco das 12 sem , e ja estou com mais uns dias do que inicialmente se pensava, as coisas que eles conseguem saber lol Sorriso

Pronto assim sendo o meu bebecas chega por volta de 26 de setembro

Alguem por aqui para essa data tambem?

Beijinhos

Finalmente o meu SIM veio em Fev/2014

anamarisa1989 -
Desde 11 Abr 2012

Olha a segurança social está só a dar abono a quem ganha o ordenado minimo e não ultrapasse os 10000 euros anuais

momtobe2013 -
Desde 09 Jan 2013

infelizmente não consigo acompanhar-vos como gostaria. Queria antes de tudo mandar um beijinho grande à Bárbara, lamento muito. Força!

Eu entrei hoje nas 13 semanas e de vez em quando ainda tenho moinhas. Não me lembro da menina que perguntou mas queria dizer-lhe que estamos no mesmo barco. Entretanto a minha DPP foi actualizada e sou oficialmente mamã de Outubro, espero o meu bebé no dia 01 de Outubro.

Beijinhos a todas.

Tiinita -
Desde 25 Dez 2009

momtobe2013 escreveu:
infelizmente não consigo acompanhar-vos como gostaria. Queria antes de tudo mandar um beijinho grande à Bárbara, lamento muito. Força!

Eu entrei hoje nas 13 semanas e de vez em quando ainda tenho moinhas. Não me lembro da menina que perguntou mas queria dizer-lhe que estamos no mesmo barco. Entretanto a minha DPP foi actualizada e sou oficialmente mamã de Outubro, espero o meu bebé no dia 01 de Outubro.

Beijinhos a todas.

Estamos do mesmo tempo Piscar o olho
Boa sorte e beijinhos

Sobre Tiinita

Aborto retido 2/01/2017

Tiinita -
Desde 25 Dez 2009

Sofiasantos38 escreveu:
Boa noite meninas, andei a ler meio enviosado as tantas novidades, e quero deixar uma força grande as mamas que estao a passar um bocadinho menos bom, o importante é ter esperança, tudo se resolve

Bem mais uma consulta para mostrar analises e a eco das 12 sem , e ja estou com mais uns dias do que inicialmente se pensava, as coisas que eles conseguem saber lol Sorriso

Pronto assim sendo o meu bebecas chega por volta de 26 de setembro

Alguem por aqui para essa data tambem?

Beijinhos

Olá!Eu tb espero o meu entre 23/09 (DPP pela menstruação) e 01/10 data pela eco. Por isso estou parecida contigo Piscar o olho
Bjs

Sobre Tiinita

Aborto retido 2/01/2017

CláudiaCSilva -
Desde 27 Mar 2014

Olá!

Eu também vou ser uma mamã de outubro, a data prevista de acordo com a eco das 12 semanas dia 1 de outubro.

Outros tópicos relacionados

Treinantes de Agosto, Setembro,Outubro(9 POSITIVOS JÁ).
Esse fórum e destinado a todas as treinantes de AGOSTO,SETEMBRO vamos que vamos meninas a procura do POSITIVO já deu tudo certo ! Grupo Composto por: Pryscilladellac- 25/06/2013 Pamela Dias- 25/06/2013 Debora Mariana-25/06/2013 TwinkleStar-26/06/...
EM OUTUBRO vamos TORCER para que o MR.RED NÃO APAREÇA! JÁ temos 49 POSITIVOS!
ANO NOVO, VIDA NOVA E QUE 2009 NOS TRAGA MUITOS POSITIVOS Contem-nos tudinho, meninas treinantes, desabafem connosco, pois estamos aqui para nos ajudarmos e aqui fazem-se grandes correntes positivas para que o maldito não venha durante 9 meses e vá...
Graviduxas da 1ª pipoca c/ mais de 30 anos :-)
Olá a todas Tenho 34 anos e fui recentemente “visitada” pelo tão desejado positivo , enquanto treinante criei o tópico: "Treinantes para a 1.° pipoca com mais de 30 anos :-)..." Agora venho como graviduxa de 1º voo e a pedido de algumas graviduxas...
Bebes de DEZEMBRO/2010 - JÁ SAO 140!!!!!!!
O último mês do ano, e muitas mamaes para receber seu presente de Natal! Que o mês de dezembro seja repleto de estrelinhas brilhando e irradiando alegria no colo de suas mamas!!!! . Este tópico é não só para as mamas que tiveram seu presente de...
QUEREMOS NOSSO POSITIVO EM JULHO E AGOSTO. CORRENTE POSITIVA MENINAS+++++ JÁ TEMOS NOSSOS PRIMEIROS POSITIVOS++++
. Este cantinho está reservado para as treinantes guerreiras que esperam seus positivos em JULHO e AGOSTO. Neste espaço poderemos dividir emoções , contar nossas frustações , tirar dúvidas e acima de tudo compartilhar nossas alegrias . Sejam todas...
Treinantes 2012 do Norte, para a sua 1ª estrelinha !!!! Parabéns Dani apple !!
Ola a todas ! Tenho 34 anos, sou do Porto e estou a treinar desde Maio de 2011 para a minha primeira estrelinha! Foi uma decisão que fui adiando por motivos profissionais...e agora que considero ser a altura ideal, nada....Vamos ter fé, esperança e...