Vínculo Mãe - Bebé | De Mãe para Mãe

Vínculo Mãe - Bebé

Responda
7 mensagens
aBeatriz. -
Offline
Desde 16 Abr 2025

Olá mamãs!
Por aqui, uma mãe de primeira viagem a passar um bocadinho mal nos últimos tempos e a precisar de ouvir algumas opiniões de quem já por cá passou.
Há pouco mais de um ano atrás, quando começámos a organizar-nos para uma primeira gravidez, tínhamos previsão de entrar na nossa casa (em obras), na pior das hipóteses, até ao final do ano. Acontece que, por motivos e atrasos que não nos competem diretamente, acabámos por não conseguir fazer a mudança e continuamos a viver em casa da minha sogra até estar tudo pronto para nos receber com a nossa bebé.
Contudo, a casa da minha sogra é cheia de gente (neste momento, somos 8!!!!), gente essa que nunca respeitou as minhas vontades e necessidades enquanto mãe. Nos primeiros tempos da minha bebé, o foco principal da minha sogra e cunhada era estar sempre com a menina ao colo, mesmo que eu não quisesse e pedisse para não o fazerem. No fundo, foi uma "rede de apoio" que só me apoiou ao retirar constantemente a minha bebé de perto de mim.
Agora com 4 meses, sinto que a menina não me reconhece como mãe. Sorri abertamente para o pai, avó, tia... Mas liga muito pouco à mãe, ainda que esteja comigo 24h por dia desde que nasceu.
É possível que a minha menina esteja a associar os colos constantes da tia, a necessidade que ela tem de estar sempre junto a ela, com uma mãe?
Tenho lido muito sobre o vínculo mãe - bebé e a opinião geral é que ela deverá reconhecer-me pelo cheiro e pelo facto de amamentar e estar sempre presente... Mas não sou só eu que estou presente. Não existe privacidade, não existe noção de espaço e muito menos existe vontade de respeitar os pedidos e opiniões da mãe. Desde o primeiro dia em casa que a minha bebé não tem apenas o colo do pai e da mãe diariamente, mas sim vários colos, várias vezes ao dia...
Isto tem mexido muitíssimo comigo e com a minha cabecita e, inclusive, já está a afetar a minha produção de leite 😕
Alguém que tenha passado pelo mesmo ou semelhante? Algum conselho para conseguir que a minha pequenina seja, acima de tudo, minha e do pai? 🥺

PapoilaQuerida -
Offline
Desde 25 Out 2019

Olá,
Abraço apertadinho mas não se preocupe, a sua bebé sabe perfeitamente quem é a mãe! Neste momento ainda são as hormonas/instinto protetor da cria (sentimento único que se tem após parto) que a fazem ter essas dúvidas todas! O meu filhote durante uns tempos só queria o pai ou qualquer outra pessoa e eu chorava baba e ranho pois estava em casa sozinha com ele o tempo todo e achava que ele não gostava de mim! Até que uma amiga me disse (e depois fez sentido) que ele sentia-se tão "seguro" do meu amor/cuidado que queria era aproveitar outros braços...
Não se preocupe! E aproveite as ajudas extras (eu não tive e foi muito duro)
Beijinhos

FIV+ICSI 10 Jan/20
TEC 11Fev20
POSITIVO Beta 89 21Fev20

CatarinaDN -
Offline
Desde 26 Fev 2021

Olá!
Quando a minha filha tinha mais ou menos essa idade, eu cheguei a sentir o mesmo. Achava que as pessoas mais próximas só me passavam a criança para o colo para comer... sentia-me um autêntico "restaurante" e achava que isso poderia afetar a minha relação com ela. Hoje sei que, pelo menos no meu caso, era simplesmente um misto de hormonas em desequilíbrio e habituação a todo um novo mundo.
Os nossos bebés sabem perfeitamente quem somos porque é um vínculo único... seja pelo cheiro, pela voz ou por terem passado os primeiros 9 meses dentro de nós. Acredito que aquilo que sente seja uma fase e que, aos poucos, as coisas se irão compor.
Boa sorte!

Ines Botelho -
Offline
Desde 17 Maio 2024

Nós vivemos só os dois, raramente temos visitas e a bebe só tem o nosso colo.A mha pequenina é vidrada no pai. No meu colo está sempre colada nele, no entanto qd está desconfortável sabe procurar a mãe e é só no meu colo que acalma. Eu nao me preocuparia, nessa idade estao a observar o mundo, mas sabem bem quem é a mãe

Anotski85 -
Offline
Desde 09 Jun 2020

Concordo em geral com o que foi dito, mas quero dizer-lhe que essa necessidade que tem, de alguma privacidade com a sua filha, é mais do que legítima e que não é por estar na casa da sua sogra que tem de ceder em tudo e, muito menos, em tempo seu e da sua filha. Converse com o seu marido e trate de providenciar esse espaço para vocês mesmo estando na casa da sua sogra. Seja de manha, na rotina das sestas ou na rotina do sono da noite, faça por manter outras pessoas afastadas para que possam estar só vocês as duas ou os três.

Inês__Martins -
Offline
Desde 15 Maio 2024

Olá Beatriz! Eu também fui para casa da minha sogra quando a minha filha nasceu por isso percebo o que está a sentir! Quando voltar para sua casa volta tudo ao normal. Tente impor os seus limites mas sempre com boa disposição, é o meu conselho (porque hoje em retrospetiva arrependo me ligeiramente de uma ou outra coisa que disse).
Em relação ao vínculo mãe bebé: quando a minha filha tinha a idade da sua e passava 24 horas por dia comigo também reagia muito mais ao pai, mas bastou eu voltar a trabalhar para as coisas mudarem. Penso que não seja por falta de vínculo, mas sim porque a Beatriz está sempre lá, é como se fosse uma extensão da bebe.

Adelia_Silva -
Offline
Desde 09 Nov 2023

Olá
Além de tudo o que e disse anteriormente, acrescento que as meninas, por norma, são mais "independentes" e mais "pai" nos primeiros anos.
Houve uma fase, lá pelos 2-3 anos (salvo erro) que a minha filha só queria o pai. Ela chegava a rejeitar-me! Era horrível! O quanto eu chorei nessa altura! Uma pessoa passa pelas dores do parto, pelas hormonas todas lixadas durante meses, as dores da amamentação para depois a criança só querer o pai!
Mas foi só uma fase e neste momento é totalmente o oposto.

Votação

Quanto tempo, em média, dura uma consulta com o seu filho no pediatra?