Prematuro 30/31 semanas | De Mãe para Mãe

Prematuro 30/31 semanas

Responda
20 mensagens
AnaIsabelss -
Desde 26 Jan 2020

Olá mamãs
Preciso ler as vossas experiências, de preferência positivas.
Estou gravida de 30 semanas e 4 dias e internada a tentar aguentar o máximo que posso.
Tive colo curto desde as 17 semanas. Andei até as 28 semanas com colo entre 26mm a 21mm.
Segunda feira fiquei internada com contrações fortes apesar de bem espaçados e tinha 16mm com um dedo permeável e hoje tenho 10mm com a mesma dilatação. Já fiz maturação pulmonar e soro para acalmar as contrações, mas ainda hoje tive 2 fortes.
Serão certamente estas contrações que me estão a apagar o colo.
O hospital já me adiantou que posso aguentar assim semanas, dias ou horas.
O que eu quero saber é de experiências positivas de prematuros de 30 a 31 semanas. Estou tão assustada com isto. Só de pensar no sofrimento do neu bebé fico agoniada 😢
Ajudem me por favor 🙏

Venice -
Desde 02 Maio 2023

Boa noite!

Não aconteceu comigo mas sei de um caso próximo em que os bebés gémeos nasceram prematuros com 30/31 semanas quando nada fazia prever que tal iria acontecer. É verdade que houve necessidade de uma vigilância muito apertada, ficaram internados algum tempo.... mas a boa notícia é que hoje são crianças perfeitamente normais e sem qualquer sequela. Por isso pensamento positivo e vai correr tudo bem com esse bebé lutador.

Um abraço 🤗

guialmi -
Desde 13 Jul 2013

Tenha calma. Não sendo a situação ideal, nunca é, os cuidados neonatais evoluíram imenso e o seu bebé não só não vai sofrer (se nascer brevemente) como tem todas as hipóteses de se desenvolver de forma normal. Já passou a barreira das 30 semanas, o que é muito bom. Força e tente manter se positiva. Cada dia a mais é uma vitória.

CatarinaDN -
Desde 26 Fev 2021

Conheço o caso de uma menina que nasceu antes das 30 semanas (não sei precisar, mas talvez 28?). Esteve, de facto, muito tempo internada, mas tudo correu bem. Era uma criança magrinha, mas isso também é de família, e constipava-se com mais facilidade. Hoje em dia já é adulta e está a estudar fora de Portugal e é perfeitamente saudável. Não tem qualquer tipo de mazelas.
Imagino que possa ser uma situação muito assustadora mas, como já disseram, os cuidados neo-natais já evoluíram imenso. Tudo correrá pelo melhor!

Mama do Martim -
Desde 29 Mar 2010

Olá. O meu segundo filho nasceu às 30s.
Correu tudo bem, conseguiu respirar sozinho (levei as injeções para maturar os pulmões o que acredito que tenha ajudado).
Ficou internado só e apenas para ganhar peso. Teve alta con 1980g.
Durante os primeiros 2 anos têm mais consultas, são seguidos em neonatologia.
Com o meu filho correu tudo bem, não tem sequelas, é apenas baixinho para a idade.
Não é a situação ideal,mas acredite que as unidades de neonatologia do nosso país são de excelencia.

MisaL -
Desde 17 Abr 2019

Há-de correr tudo bem. Tem boas hipóteses de correr bem e de não ficar com sequelas. Também há imensos casos que ameaçam e depois é necessário dar-lhes ordem de saída às 40 semanas 😊

AnaIsabelss -
Desde 26 Jan 2020

Olá mamãs. Obrigada pelos vossos testemunhos, ajuda muito a acreditar 🙏
Os médicos vão ver como corre o fim de semana e se estiver estável, na segunda vamos para casa. O que me assusta, porque tenho receio de entrar em trabalho de parto e chegar às urgências já quase com o meu menino nos braços. Mas parece que os hospitais estão lotados nos internamentos.
Também tenho visto aqui casos de bebé a terem de nascer às 33 e 34 semanas e ou as grávidas ou os bebés são transferidos para outro hospital com neonatologia, porque há falta de vagas nas incubadoras. Isto é assustador! Estou nos Hospital de Santa Maria em Lisboa e já vi transferências para Coimbra e Santarém.

Milu-Milu -
Desde 05 Abr 2021

Olá.
Eu fiquei internada com contrações e dilatação às 30 semanas. Os bebés nasceram às 35 semanas, porque entretanto fiquei com colastase, senão acho que tinha aguentado mais. Quando eles nasceram estava com 7 dedos de dilatação e sem que eles nascessem sozinhos, nem sinais de parto iminente. Não precisaram de ir para a neo e subiram comigo para o quarto.
Vai correr bem. Tente acalmar o seu coração, alimente-se bem e tudo vai correr bem. Se está internada está no melhor sítio que poderia estar, por si e pelo bebé.
Beijinhos

Sobre Milu-Milu

A tentar um bebé desde 2012. A ser seguida no CMIN.
TEC a 30/03/2023. Beta a 14/04/2023 = 6485. 28/04/2023 são gémeos 👶👧

AnaIsabelss -
Desde 26 Jan 2020

Obrigada Milu Milu, mas penso às 35 não chego.
Hoje são 31 semanas, para já é lutar mais 7 dias para chegar às 32. Penso que já era um marco importante.
O facto dele na eco das 30+2 ter um peso estimado de 1531g dá me esperança que até lá ele chegue aos 2000g e que o ajude a aguentar se numa incubadora.
Beijinhos para todas e bom fim de semana.
Segunda feira dou notícias.

Milu-Milu -
Desde 05 Abr 2021

Espero que tudo esteja bem.
Os meus nasceram com 1990gr e 2030gr e foram para o quarto.
Beijinhos

AnaIsabelss escreveu:
Obrigada Milu Milu, mas penso às 35 não chego.
Hoje são 31 semanas, para já é lutar mais 7 dias para chegar às 32. Penso que já era um marco importante.
O facto dele na eco das 30+2 ter um peso estimado de 1531g dá me esperança que até lá ele chegue aos 2000g e que o ajude a aguentar se numa incubadora.
Beijinhos para todas e bom fim de semana.
Segunda feira dou notícias.

Sobre Milu-Milu

AnaIsabelss -
Desde 26 Jan 2020

Olá mamãs.
Já estou em casa.
Fui avaliada antes de ter alta e o colo apresentou 14mm e baixava para 10mm com a pressão, dilatação igual.
Agora é estar atenta aos sinais e ao mínimo, dirigir-me às urgências. Explicaram me que a medicação que estava a fazer no hospital (progesterona e magnésio) posso fazer em casa e que não há nada mais a fazer a não ser esperar. Também me disseram que case volte a ter indícios de parto até às 33+6 repito as injeções de maturação pulmonar.
Parece que digo isto de ânimo leve, mas na verdade estou de coração nas mãos.
Obrigada mais uma vez pelos vossos testemunhos.
Beijinhos

MisaL -
Desde 17 Abr 2019

Vai correr bem e já está a atingir uma boa etapa.
Na minha 2a gravidez por essa altura tinha 15mm, sem dilatação, nasceu às 38+3. Nunca estive internada, nem fiz maturação pulmonar, nem repouso absoluto.

AnaIsabelss escreveu:
Olá mamãs.
Já estou em casa.
Fui avaliada antes de ter alta e o colo apresentou 14mm e baixava para 10mm com a pressão, dilatação igual.
Agora é estar atenta aos sinais e ao mínimo, dirigir-me às urgências. Explicaram me que a medicação que estava a fazer no hospital (progesterona e magnésio) posso fazer em casa e que não há nada mais a fazer a não ser esperar. Também me disseram que case volte a ter indícios de parto até às 33+6 repito as injeções de maturação pulmonar.
Beijinhos

Ana Svensson -
Desde 23 Abr 2017

AnaIsabelss escreveu:
Olá mamãs.
Já estou em casa.
Beijinhos

Descanse, vai correr tudo bem! Não há mesmo necessidade para nenhuma preocupação exagerada. Nesta fase, mesmo que o bebé decidisse nascer agora (e não vai acontecer), teriam as probabilidades todas a vosso favor e, na verdade, a maior parte destes sustos nem acaba em partos particularmente prematuros. A minha nasceu às 33 semanas, com 1,900kg e sem eu ter levado as injeções (o que não resultou em qualquer tipo de dificuldade respiratória). Correu tudo bem e ao fim de 3 dias teve alta (com menos de 2kg). O desenvolvimento foi sempre absolutamente normal, não precisou de consultas extra e atingiu todos os marcos no tempo normal de um bebé de termo, sem ter sido necessário olhar a idades corrigidas. Só a alimentação é que foi mais chatinha. Eu própria nasci às 32 semanas, numa altura em que os cuidados disponíveis eram muito mais escassos e correu igualmente bem. Percebo a preocupação (na verdade, eu não tive tempo de me preocupar porque entre estar tudo bem, perceber que ia nascer prematura e tê-la perfeitamente saudável nos braços foi tudo muito rápido), todas as mães querem que as coisas corram da forma ideal, mas pode mesmo estar descansada, já está quase com 32 semanas, não é nada provável que algo venha a correr mal quando o bebé decidir nascer. Já é uma fase bastante segura, o grande risco seria antes das 30.

AnaIsabelss -
Desde 26 Jan 2020

Olá Misal.
Eu nem peço as 38, já só peço as 35/36.
Entretanto tive dores na segunda feira de manhã, vim às urgências, a situação mantém se igual, mas internaram me só para ver o desenvolvimento. Se estiver igual, vou para casa no domingo.

AnaIsabelss -
Desde 26 Jan 2020

Olá Ana Svensson.
Estou internada novamente porque tive dores, querem só vigiar me durante o fds a ver como evolui e no domingo devo ir para casa.
Amanhã chego às 32, era uma fase que eu pedi muito há 15 dias atrás. Mas às 35 era mais tranquilizador.
Obrigada pelo testemunho positivo, é bom saber que há por aí muitas histórias com finais felizes 😊

AnaIsabelss -
Desde 26 Jan 2020

Milu...por agora estamos bem. Estou internada novamente para vigia porque tive dores. Amanhã tenho 32 semanas e se correr bem volto a casa no domingo. Cada dia uma vitória.
Beijinhos

Milu-Milu -
Desde 05 Abr 2021

AnaIsabelss escreveu:
Milu...por agora estamos bem. Estou internada novamente para vigia porque tive dores. Amanhã tenho 32 semanas e se correr bem volto a casa no domingo. Cada dia uma vitória.
Beijinhos

É isso, cada dia uma vitória! Vai correr tudo bem!!! Mil beijinhos

Sobre Milu-Milu

Milu-Milu -
Desde 05 Abr 2021

Olá. Como estão as coisas? Beijinhos

Sobre Milu-Milu

AnaIsabelss -
Desde 26 Jan 2020

Olá Milu.
Estamos bem.
Já estou em casa desde domingo, saí do hospital com colo com 17mm
As vezes tenho uma contração com dor, mas os médicos o diz que uma de vez em quando não tem relevância, mesmo que sejam 5 ou 6 por dia, não podem é ter um ritmo.
Já são 32 + 3 😊🙏
Beijinhos

AnaIsabelss -
Desde 26 Jan 2020

Olá mamãs.
Pois é, depois da última alta estou internada novamente. Tive alta no domingo e quinta feira regressei às urgências com dores. Parece que só tive ordem de ir passar o aniversário a casa.
Dei entrada no Hospital de Santa Maria e fui transferida para Cascais devidi às vagas da Neo. Parece que o meu colo apresenta a mesma dilatação mas já tem menos de 10mm, até tiveram dificuldade em medir. Fiz novamente injeções de maturação pulmonar, porque as outras foram feitas há mais de 15 dias.
O hospital diz que já não há mais nada a fazer para impedir e se nascer é cuidar, mas confesso que estou assustada.
Faço hoje 33 semanas e parece me que o Martim irá nascer por estes dias 🙏