A minha bebé chora sempre que vê avó materna | De Mãe para Mãe

A minha bebé chora sempre que vê avó materna

Responda
5 mensagens
Sofiamsf -
Offline
Desde 14 Mar 2025

A minha bebé de 11 meses vê a avó materna todos os dias desde que nasceu. Aos 7 meses dela regressei ao trabalho e a minha mãe fica com ela todos os dias. A minha avó é uma avó extremamente ternurenta, dócil, dá muito mimo à neta. Ou seja é uma avó espectacular à semelhança do que é como mãe.
No entanto, ha 15 dias atrás eu e o pai fizemos uma viagem de 3 dias e a minha filha ficou com avó. A partir desse momento sempre que a minha avó chega de manhã para ficar com ela e eu sair para trabalhar, ela começa a chorar e só quer o meu colo. Nunca fez isso….será que está a associar a avó ao facto de saber que vai ficar sem mim ?
Que opiniões têm sobre isso?
Obrigada !!!

CatarinaDN -
Online
Desde 26 Fev 2021

Olá!
Pode ser apenas uma fase, ou pode, de facto, ser o síndrome de abandono pelo qual todos os bebés passam.... há quem defenda que o pico desse stress pode ser entre os 10 e os 18 meses, embora, pessoalmente, acho que existem várias fases de síndrome de abandono. Mas isso sou eu a dizer, não sou médica, nem psicóloga, nem enfermeira, nem dada disso!
Imagino que seja uma situação que a preocupa ou, até, que leve a avó a sentir-se um pouco triste por ver a reação da neta, mas pode ser uma questão de dar um pouco de tempo. Depois de a deixar com a avó ela acalma? Fica bem o resto do dia? Aconteceu alguma coisa menos positiva a cargo da avó que possa ter despoletado isso, uma queda, ou um susto que apanhou, por exemplo? Pode ser, como diz, a questão de associar a avó a um longo período sem ver os pais. Mas não aconteceu nada e se ela fica bem depois de a deixar, acredito que seja apenas uma fase.

Sofiamsf -
Offline
Desde 14 Mar 2025

Obrigada pelas palavras!
Sim, ela fica super bem durante o dia. Ou seja é só aquele impacto matinal de quando a minha mãe chega, ela chora e quer só o meu colo. Eu saio , ela fica a chorar ao colo da avó mas depois fica muito bem. Brincam as duas, passeiam, tudo normal, sem choros.
Nesse fim de semana prolongado em que eu e o pai estivemos fora, ela caiu e bateu com a cabecita na perna de uma mesa (nada de outro mundo) e chorou claro.
Esta situação deixa-me só triste e acredito que à minha mãe também apesar de não o revelar . Ou seja não está em causa a confiança absoluta que tenho nela até porque sei como é e como a minha filha fica bem o resto do dia como referi. Simplesmente aquele choro matinal diário deixa-me triste porque sei como a minha mae se dedica a ela.
Por exemplo, com a avó paterna que só vê uma vez por semana faz uma festa!

CatarinaDN -
Online
Desde 26 Fev 2021

Pelo que descreve, parece-me ser só mesmo a ansiedade da separação... um pouco como as crianças quando choram no início do ano letivo na altura de os pais as deixarem na creche/pré-escolar. Depois de entrarem na escola ficam bem.
Não tem que perder a confiança na sua mãe... acidentes acontecem, até quando eles estão a nosso cargo. Acredito que passe... agora o tempo que irá levar depende sempre de criança para criança.

MisaL -
Offline
Desde 17 Abr 2019

As crianças, bebés, são assim. O meu na terça e quarta feira ficou a chorar e ontem e hoje ficou bem ...eles choram, porque não conseguem dizer "não me apetece/ hoje ficava era na cama / estou cansada" , etc.
Se associa ou não é difícil, o choro é só a forma de dizer "quero estar contigo" e não é que fiquem mal ou que não gostem da pessoa e muito menos por ter batido com a cabeça, é mesmo porque só conseguem chorar ou choramingar.
Vai passar, não valorize em demasia. Está a usar o termo "sempre" quando na verdade é uma percentagem mínima dos dias que esteve com ela. Tem acontecido, mas vai passar.

Votação

Quanto tempo, em média, dura uma consulta com o seu filho no pediatra?