Olá!
Na ecografia das 20 semanas feita na MAC fui diagnosticada com uma inserção velamentosa do cordão umbilical. Estando tudo bem com a bebé, fui de imediato passada para as consultas de gravidez de alto risco, mas não me deram qualquer informação sobre o assunto, nem sobre cuidados a ter (na verdade nem me disseram o diagnóstico, eu é que li o relatório).
Ao chegar a casa googlei o termo e claro que os resultados foram todos assustadores. Aderi a alguns grupos americanos de grávidas com IVCU e as histórias positivas deram-me algum alento. Na maioria das situações os partos são por cesariana e ocorrem mais cedo para evitar que o cordão possa romper com as contrações naturais no trabalho de parto.
Ainda assim, claro que tenho dúvidas e receios. É a minha primeira gravidez, não recorri a fertilização in vitro e não são gémeos (as duas condições em que a probabilidade de ter IVCU é maior). Parece que isto só acontece com 1% das gravidezes "naturais" de um único feto, como é o meu caso.
Precisava de ter a primeira consulta de alto risco para compreender exatamente qual o risco do meu caso, a que parte da placenta está o cordão ligado, qual a posição da placenta, quão grande é a exposição dos vasos sanguíneos... tudo informações que alteram bastante a gravidade do cenário.
Passaram duas semanas e ia ter hoje a consulta onde poderia esclarecer todas estas dúvidas. Porém, devido à greve de enfermeiros, cancelaram-na e remarcaram para daqui a mais duas semanas. Ou seja, passados quinze dias de ansiedade terei de esperar mais duas outras semanas.
No entretanto tenho dificuldade em compreender o que é real motivo de preocupação e o que é paranóia de quem não tem experiência nisto. É normal sentir fortes picadas na vagina, como se me tivessem a espetar agulhas (ocasionais, ocorrem para aí a cada três dias)? É normal ter um corrimento bastante líquido, quase como se tivesse urinado as cuecas (desculpem o excesso de informação - também não me acontece normalmente, mas sim, por exemplo, nos dias em que faço maiores caminhadas a pé ou em que me mexo mais)? É normal sentir picadas na barriga quando faço exercícios de baixo impacto como é o caso de hidroginástica (parei de ir às aulas porque não sei se devo ou não fazer exercício)? Tendo em conta que podem existir problemas na receção de nutrientes, fará sentido tomar outro suplemento além do ácido fólico?
Alguém aqui já passou por esta situação e tem experiências ou informações a partilhar? Desculpem o desabafo, mas o cancelamento da consulta afetou-me mais do que deveria