Gravidez ectópica. Dúvidas, medos e desabafo | De Mãe para Mãe

Gravidez ectópica. Dúvidas, medos e desabafo

Responda
12 mensagens
Sofia_Santos1990 -
Offline
Desde 21 Jul 2024

Boa tarde.
Hoje venho contar a minha experiência e ao mesmo tempo tirar dúvidas e deixar o meu post em forma de desabafo, pois acho que é isto que estou a precisar.
Antes de ter a minha primeira filha, tive um aborto espontâneo às 8 semanas. Foi muito doloroso, tanto a perda como o tratamento e recuperação psicológica. Passados 4 meses engravidei novamente e como é normal o medo era enorme mas correu tudo bem. 3 anos depois engravidei novamente, mais uma vez uma gravidez normal sem nenhuma complicação e hoje cá tenho as minhas filhotas. Não pensei em ter mais filhos dado as nossas complicações financeiras e o estado da saúde em Portugal para mim também não era animador para arriscar. Viemos para a Suíça à procura de uma vida melhor e felizmente encontrámos, tanto que o meu marido falou em termos mais um bebé e depois de ponderarmos bem, aceitámos então seguir em frente. Já não tomava a pílula desde Fevereiro e o meu período estava certinho, então em Junho consegui engravidar na primeira tentativa. Na semana logo a seguir à ovulação fiquei doente, possivelmente uma gripe e tomei benurom e brufen pois a febre nunca desaparecia por completo e eu nem nunca imaginei que pudesse ter engravidado à primeira, apesar de achar que a medicação que tomei é fraca demais para fazer mal à gravidez.
2 dias antes de supostamente vir o período fiz um teste de gravidez e deu um positivo muito fraquinho, com 1 dia de atraso fiz outro teste e já tinha um positivo sem sombra para dúvidas.
Depois de duas gravidezes bem sucedidas, eu na minha ingenuidade pensei que o meu corpo não me ia desiludir, pois era um processo já conhecido (parece estúpido ter este pensamento, mas eu estava confiante demais).
Liguei para uma clínica de ginecologia perto de mim e fiquei com um dia marcado para ir com o meu marido conhecer o médico, depois se gostássemos passaria a ser seguida por ele. Dois dias antes da consulta comecei a ter uma dor aguda no fundo da barriga, mas como eu estava muito presa dos intestinos pensei que fossem gases, inclusive pesquisei na net sobre isso e coincidia. Chegou o dia da consulta (esta quinta feira que passou), chegámos lá e a assistente deu-nos logo um documento para preencher os meus dados, fiz chichi para um copinho, mediu a minha tensão e a glicemia. Logo a seguir fui chamada ao gabinete. O que era para ser uma consulta de conhecimento, passou a ser decididamente a minha primeira consulta de gravidez. O médico era muito simpático e profissional, ficámos bastante à vontade com ele, fez-me um questionário normal sobre gravidezes anteriores, se tinha tido alguma cesarina, algum aborto, tudo coisas normais para me conhecer. Falei-lhe sobre a dor de barriga e então a seguir ele disse que íamos fazer um ultrassom para ver como estava o bebé pois supostamente estava de 6 semanas e uma ecografia não ia dar para ver nada. Inicialmente fez-me um Papa-Nicolau e de seguida lá fomos ver o bebé. Assim que colocou o aparelho eu vi o útero vazio e ele apenas virou um pouco para a esquerda e lá estava o saquinho com o bebé. Ele disse que a gravidez não estava bem mas pediu-me para aguardar. Fez medições aos ovários, explicou-me onde eles estavam, onde estava o útero e disse que o útero estava vazio, o bebé não estava no sitio certo. Ele não tinha a certeza se estava no ovário ou na trompa e assim encerrou o exame. Ligou imediatamente para o hospital e disse-me que tinha de ir logo para lá para terminar a gravidez. Inicialmente eu fiquei sem reação, parecia que estava em choque, nem me conseguia mexer, passado um bom bocado comecei a chorar descontroladamente.
Fui para o hospital e o médico já tinha no ecrã o meu ultrassom enviado pelo ginecologista. Fizeram outro para discutirem o que iam fazer para resolver o meu problema e fui logo para a sala de cirurgia.
Afinal o bebé estava na ponta da trompa, foi retirado sem ser necessário retirar mais nada, foram-me feitos 3 furos na barriga e a operação foi até rápida.
Fiquei a perder sangue quase insignificante, o penso quase nem ficava sujo.
Hoje, passados 4 dias da operação, acordei com uma moinha na barriga e estou com refluxo abundante, é sangue vivo com um pouco de muco mas sem coágulos. Não sei se é período ou não... Alguém teve assim sangue depois da operação? A minha consulta no hospital era para ser amanhã, mas teve de ser adiada para quarta e a consulta consiste num exame ao sangue para ver se ainda existe algum nível do valor do BCG (acho que é assim o nome), e um ultrassom a ver se ainda está lá alguma coisa.
Estou a levar injeções diárias nas pernas para não correr o risco de uma trombose, as injeções deixam-me negras, tenho que levar 7 ao todo e já levei 4, todos os dias de manhã vem uma enfermeira a minha casa dar a injeção porque eu não sou capaz de dar a mim própria. Estou cansada disto tudo, estou muito em baixo psicológicamente e o desejo de ter o 3° filho está a ir a baixo.
Não sou mais que ninguém, mas estou super desiludida com o que o meu corpo me fez, sinto-me reovaltada comigo própria.
A única dúvida que tenho neste momento é em relação à perda de sangue, se alguém me poder dar uma opinião para eu ficar mais descansada...
Agradeço a quem me leu até ao final.

Anjoinfinito -
Offline
Desde 17 Maio 2024

Olá Sofia,
Não lhe serei de grande utilidade, pois, o meu aborto é espontâneo, e ainda estou com sangramento. Neste momento o sangramento é castanho escuro.
Escrevo simplesmente para dar-lhe um beijinho e força.
Sou religiosa e tenho orado muito, com fé em Deus. Foi Deus quem colocou o anjinho no meu ventre, e se foi vontade do mesmo que eu não seja mãe agora, irei aceitar e continuar a tentar.
A questão já não é "Porquê eu?", mas sim "Porque não eu?"
Li que as estatísticas apontam para 44 abortos espontâneos/minuto a nível mundial. Hoje faço parte das estatísticas...

Anjoinfinito -
Offline
Desde 17 Maio 2024

Olá Sofia,
Não lhe serei de grande utilidade, pois, o meu aborto é espontâneo, e ainda estou com sangramento. Neste momento o sangramento é castanho escuro.
Escrevo simplesmente para dar-lhe um beijinho e força.
Sou religiosa e tenho orado muito, com fé em Deus. Foi Deus quem colocou o anjinho no meu ventre, e se foi vontade do mesmo que eu não seja mãe agora, irei aceitar e continuar a tentar.
A questão já não é "Porquê eu?", mas sim "Porque não eu?"
Li que as estatísticas apontam para 44 abortos espontâneos/minuto a nível mundial. Hoje faço parte das estatísticas...

MisaL -
Online
Desde 17 Abr 2019

Lamento muito 🙁
Parece-me normal esse sangramento, ainda pode durar, mas veja com a enfermeira quando tomar a injeção.
Não é o corpo que falha, é a vida a acontecer, nem sempre é como desejamos, nada é perfeito para ninguém, mas há-de encontrar o seu rumo.
Um dia destes vai começar a melhorar, cuide de si agora

Arch -
Offline
Desde 20 Abr 2024

Tive uma anembrionaria detectada ás 8 semanas, fiz aborto induzido medicamentosamente em Março de 2023, uma ectópica com +/- 10 semanas (descoberta em consulta de rotina), tendo sido operada de urgência com retirada de trompa em Setembro 2023... Aos 38 anos.. Pensei que já não ia conseguir engravidar "espontâneamente" e inclusive já tinha data para solicitar consulta de infertilidade... Mas consegui... Engravidei novamente em Janeiro 2024... E o inicio foi muito desafiador.... na primeira eco com 5s+1d nem saco se via... na segunda, tinha o saco "vazio" com descolamento e perdas de sangue... Fiquei em casa em repouso absoluto com 5s e 6d... E correu tudo bem...
Se é um desejo que têm procure ajuda de uma psicóloga, a mim pessoalmente ajudou-me muito a fazer os lutos e a deixar a vida "rolar" independentemente dos desfechos e falta de controlo.

Relativamente as perdas de sangue tive perdas moderadas após a cirurgia que foram mudando de coloração de vermelho vivo para acastanhado por cerca de 1 semana. Só tive consulta de reavaliação 33 dias após a cirurgia e o período veio ligeiramente mais "atrasado" naquele mês, tanto que fiz um teste no dia antes da consulta.

peixinha 88 -
Offline
Desde 23 Jun 2023

Ola não sei uma grande ajuda,mas só para contar o meu caso. Passei pela perda da minha 3 gravidez, uma aborto espontâneo e 2 abortos retidos o último ainda estou a recuperar foi este mês, não consigo passar das sete semanas, e é muito frustrante, porque fiz tudo certo, eu também me sinto muito cansada, sinto o meu corpo sem energia, mas não vou desistir que ter o meu bebê. Mas é complicado lidar com tudo o que sentimos, parece que o nosso corpo nos sabotou. Agora tenho consulta dia 6 de agosto com a médica de família, para ver se ela nos passa exames mais detalhados para fazermos. Ontem fui ao hospital e já estava tudo limpo. Beijinhos e muita força.

Sofia_Santos1990 -
Offline
Desde 21 Jul 2024

Olá. Antes de mais quero agradecer as palavras de todas vocês, e para quem está a recuperar de uma perda, só vos desejo aquilo que desejo para mim, muita força para ultrapassar esta fase.
Ontem tive bastantes dores de barriga e sangue vermelho vivo, hoje já não tenho dores nenhumas e o sangue já está mais castanho. Foram-me feitos 3 furos na barriga, um a baixo do umbigo, um à esquerda e outro à direita, no entanto, há pouco reparei que me apareceu uma nódoa negra um pouco a baixo do furo do lado direito, dói quando carrego e também dói na região à volta. Estou farta de pesquisar na net e aqui, a ver se alguém teve a mesma coisa e não consigo encontrar absolutamente nada sobre o assunto. Tenho consulta para amanhã no hospital, mas não tenho ninguém para ir comigo e tenho medo de ir à rua sozinha, ainda não me encontro em condições. Se a nódoa negra se mantiver como está, amanhã vou pedir para adiar a consulta para sexta feira porque já tenho companhia para ir comigo, se notar que piorou vou ter que arriscar e ir assim na mesma.

Sa91 -
Offline
Desde 16 Mar 2024

Olá Sofia.
Sente o meu abraço ❤️

Passei por duas ectópicas e pelo relato que fazes do sangue dá ideia de ser menstruação.

Eu depois da operação fiquei menstruada (mais dias que o normal ) mas depois o ciclo regulou e no mês seguinte estava tudo ok.

Mas como tens consulta no hospital depois questiona sobre isso.

Muita força, o nosso corpo nem sempre se comporta como queremos.
Um grande beijinho

Sofia_Santos1990 -
Offline
Desde 21 Jul 2024

Sa91 escreveu:
Olá Sofia.
Sente o meu abraço ❤️
Passei por duas ectópicas e pelo relato que fazes do sangue dá ideia de ser menstruação.
Eu depois da operação fiquei menstruada (mais dias que o normal ) mas depois o ciclo regulou e no mês seguinte estava tudo ok.
Mas como tens consulta no hospital depois questiona sobre isso.
Muita força, o nosso corpo nem sempre se comporta como queremos.
Um grande beijinho

Olá. Sinto muito por ti, passar por isto não é fácil, então duas vezes é pior ainda.
Para já, não sei se eu e o marido vamos querer voltar a tentar, vou primeiro falar com o ginecologista a ver o que ele diz sobre o estado das minhas trompas. Se houver uma hipótese, por mais pequena que seja de voltar a acontecer, por mim podem-me até laquear já porque não quero voltar a passar por uma situação destas, é muito doloroso. Tento não me lembrar da imagem do ultrassom e ver o útero vazio com o bebé no sitio errado, mas às vezes ainda me vem ao pensamento e dá vontade de chorar. Via-se bem o saco e o embrião lá dentro, o mundo caiu-me em cima naquele momento.
Desejo-te toda a sorte e retribuo o abraço. Obrigada pelas tuas palavras.

Anjoinfinito -
Offline
Desde 17 Maio 2024

Alguém que tenha feito a análise genética do produto do abortamento?
É uma análise obrigatória ou nem por isso?
Fui às urgências e o médico retirou uma amostra do meu útero, pois, estava a ter um AE. Foi tudo tão surreal que não consegui fazer perguntas ao médico.
O médico de serviço nas urgências era o meu Ginecologista, e estou neste momento à espera da próxima consulta para fazer todas as perguntas.
Alguém que tenha passado pelo mesmo?
Simplesmente não aceito a explicação que abortos acontecem frequentemente. É um desgaste emocional muito grande para baixarmos os braços, e aceitarmos que é algo comum. Qual o motivo dos nossos organismos não terem aceite a gravidez? É o mínimo que podem fazer por nós. Esperar até ao terceiro aborto a fim de estudarem a(s) causas... não aceito.
Ontem solicitei a médica na clínica de fertilidade que fizesse análises adicionais às feitas até ao momento.
2 falhas de implantação na primeira clínica
1 AE na segunda clínica...
Simplesmente preciso de uma resposta por parte da ciência...
Peço imensas desculpas, é que preciso de desabafar, e a comunidade médica rege-se por protocolos que não fazem sentido no dia a dia

Sofia_Santos1990 -
Offline
Desde 21 Jul 2024

Anjoinfinito escreveu:
Alguém que tenha feito a análise genética do produto do abortamento?
É uma análise obrigatória ou nem por isso?
Fui às urgências e o médico retirou uma amostra do meu útero, pois, estava a ter um AE. Foi tudo tão surreal que não consegui fazer perguntas ao médico.
O médico de serviço nas urgências era o meu Ginecologista, e estou neste momento à espera da próxima consulta para fazer todas as perguntas.
Alguém que tenha passado pelo mesmo?
Simplesmente não aceito a explicação que abortos acontecem frequentemente. É um desgaste emocional muito grande para baixarmos os braços, e aceitarmos que é algo comum. Qual o motivo dos nossos organismos não terem aceite a gravidez? É o mínimo que podem fazer por nós. Esperar até ao terceiro aborto a fim de estudarem a(s) causas... não aceito.
Ontem solicitei a médica na clínica de fertilidade que fizesse análises adicionais às feitas até ao momento.
2 falhas de implantação na primeira clínica
1 AE na segunda clínica...
Simplesmente preciso de uma resposta por parte da ciência...
Peço imensas desculpas, é que preciso de desabafar, e a comunidade médica rege-se por protocolos que não fazem sentido no dia a dia

Não sei se estarei certa, mas as causas de aborto podem ser devido a algum problema no futuro bebé e como não é viável o nosso corpo expele, também incompatibilidade do feto com a mãe. Eu sou uma pessoa que não percebe muito sobre esse assunto ainda por cima porque parece que nunca dão uma justificação para o sucessedido, é sempre porque pode acontecer. Mas se já houve mais que uma perda, então sim, tem que se investigar a causa, saber o porquê de o corpo não deixar avançar uma gravidez. Enquanto não houver um "padrão", é tudo tratado como "acontece, fica para a próxima". Mas vais conseguir, já estás a ser uma lutadora por estares a aguentar tanto, é só mais um pouco até descobrires a causa e conseguires dar a volta por cima.
Um beijinho

Samandy -
Offline
Desde 09 Abr 2009

Acabei de passar pelo mesmo há dois dias... Operada de urgência, retiraram a trompa direita.. Ainda nem acredito que isto aconteceu 😭

Sobre Samandy

Positivo 03/11/2024 - Gravidez ectópica às 6 semanas dia 21/11/2024

Votação

Quanto tempo, em média, dura uma consulta com o seu filho no pediatra?