Grávida e pouco feliz | De Mãe para Mãe

Grávida e pouco feliz

Responda
3 mensagens
Noahcloe -
Offline
Desde 29 Mar 2021

Olá a todas,
Escrevo com o coração apertado e um turbilhão de emoções cá dentro.
Tenho um bebé com 11 meses , e uma menina mais velha e .. descobri recentemente que estou grávida novamente.

Esta gravidez não foi planeada. Tomei todos os cuidados, mas mesmo assim aconteceu. E desde então, ando completamente dividida entre seguir em frente ou não. Não é uma decisão fácil, nem algo que diga de ânimo leve. Sinto uma culpa imensa por estar tão confusa, mas também um medo muito real de não conseguir dar a atenção, o amor e a estabilidade que os meus filhos que ja ca estão merecem.
Tenho medo de estar a comprometer tudo aquilo que já lutei para construir. Tenho medo de perder o pouco equilíbrio . Por isso, peço-vos com humildade: por favor, não me julguem. Preciso apenas de ouvir outras mães, outras mulheres que já tenham estado neste lugar entre o “sim” e o “não”. Preciso de palavras sinceras, de compreensão e talvez, de um pouco de esperança.

Obrigado

Rafaeladomingues11 -
Offline
Desde 12 Mar 2025

Bom dia. Não posso dar opinião enquanto mãe, infelizmente ainda não o sou. Mas tenho a certeza que as mães são capazes de tudo e mais alguma coisa. Certamente vão existir momentos em que a atenção vai estar mais para um filho do que para os restantes, mas depois isso é compensado. Penso que muita gente tem a dúvida de estar a dar atenção suficiente ao filho mesmo só tendo um, devido ao trabalho e à azáfama da vida em geral… por isso é normal a sua dúvida…
Enquanto filha, sou a mais velha (somos2) e posso dizer que cresci a querer mais um irmão, para desempatar quando não havia acordo 😅
Felizmente tenho vários primos e foi tão bom crescer com crianças ao pé de mim.

Eu acredito que seja capaz de gerir a atenção entre os 3…

Boa sorte 🍀

MisaL -
Online
Desde 17 Abr 2019

Quanto ao amor, não se preocupe, vai consegui lindamente. Quando ao resto, é difícil, só vocês conhecem a vossa vida, se têm apoio, se têm condições financeiras, se têm horários que possam gerir, se o pai quer, etc.
Eu tenho 3 e acho que o mais difícil foi ter só um. Há dias lia a Luísa Sobral dizer "quando tinha um filho não tinha tempo para nada e agora tenho 4 e tenho tempo para tudo". Eu acho quase o mesmo. Um filho é uma absorção total, só temos aquele na cabeça, tudo é um drama e uma preocupação, tudo colocamos em quase e achamos sempre que está mal, quando temos outros há um relativizar das situações, uma gestão mais ponderada dos tempos, um agradecimento por os termos e estarem bem, há mais trabalho e mais preocupações, mas uma leveza da vida a lidar com isso e pouco mais importa.
Quando há essa dúvida, não vai haver espaço para a interrupção, comece a pensar como se vai organizar, que poupança pode fazer...comece a colocar na prática e em cima da mesa as opções que tem para ter o seu bebé.