Nascimento do bebe: publica ou privada | De Mãe para Mãe

Nascimento do bebe: publica ou privada

Responda
23 mensagens
zulmirasantos -
Desde 18 Out 2006

Ola a todas,

Nao,ainda nao estou a pensar em engravidar. Mas há uma questão que me preocupa. A minha ginecologista trabalhava na maternidade e isso para mim era um aspecto positivo. Mas agora ela só trabalha na privada.
Utimamente tenho ouvido dizer que é preferível ter os filhos num hospital publico do que numa privada. Isto em casos em que alguma coisa nao corre bem no parto. Num hospital publico há sp equipas de urgencia e na privada poderá nao haver, e no intervalo de tempo em que se espera a chegada de uma equipa, muita coisa pode acontecer ao bebe e à mama.
Claro que nos casos em que tudo corre bem, existem outras condiçoes na privada que nao existem nos hospitais, mas...
Como tenho seguro de saude, a questao monetária nao se coloca. Preocupa-me unicamente onde poderei ser melhor assitida no caso de alguma coisa nao correr como o previsto.
É que se optar pela privada, posso continuar com a minha ginecologista, a qual confio a 110%:). Caso contrario terei que procurar uma outra ginecolgista aqui no Porto. E aí teria que começar agora as "buscas" para que qd decidisse engravidar já estivesse compeltamente à vontade com a nova médica.
Ah...falei ontem com a minha ginecologista e ela disse-me que na ordem da Lapa, por exemplo, têm todas as condiçoes e que nem colocaria em questao ter la os filhos. Seria a sua primeira opçao sem sombra de duvidas. Alias tanto no caso dela como das filhas dela, sempre optaram pela privada....Mas ela nao deixa de ser suspeita, ne??? Voces compreendem...

Digam-me entao, por favor, onde estao a pensar em ter os vossos filhotes...e já agora os motivos que vos levaram a tomar essa opçao.

Obrigada

Beijinhos e felicidades as futuras mamas

Zulmira

Kikinhas -
Desde 10 Maio 2007

No meu caso já passei pelas 2 situações: nascimento na publica e na privada.
Ambas correram bem, mas desde já posso garantir que enquanto que na publica tive imenso tempo às espera pra se decidirem a fazer uma cesariana, quando foi da m/filha tal não sucedeu.
Já sabia que ía ser parto programado na m/filha e no dia marcado pela médica, com a equipa que a acompanha sempre lá nasceu a princesa.
Nasceu na Ordem da Lapa, e posso te dizer que em nada fica atras de um hospital publico.
Inclusivamente, tenho um hospital publico perto de casa e não é a 1ª nem 2ª vez que as crinaças nascem e tem que ser levadas "á pressa" para outros hospitais por aquele ter equipamentos, mas não ter meios humanos.
E se tiver que acontecer algo de errado, tanto acontece na publica como na privada.
Espero ter ajudado.
Bjs

TeresaGodinho -
Desde 24 Jan 2007

Ola Zulmira
Eu continuo na minha: MAC forever !!!
Teresa

Teresa

vaniachabi -
Desde 21 Mar 2007

ola.
olha eu acho q nos hospitais privados eles tem sempre uma equipa de urgencia. Eu ouço falar muito bem da Ordem da Lapa. Uma colega de trabalho do meu namorado teve la a sua filha e nao teve nada que dizer.
Ah e o meu namorado nasceu lá, isto já ha 29 anos e segundo a minha sogra ja na altura a Lapa era conceituada.
Num hospital publico conheço casos em que deixam as gravidas 12horas ou mais ate ter o bebe.Foi o caso de uma amiga minha, deixaram-na sofrer imenso, chegou ao ponto dela perder as forças e da enfermeira se colocar em cima da barriga dela a fazer força. Ate tentaram as ventosas e tudo e o miudo nao nascia. Ela levou a epidoral. Acreditas q eles deixaram a epidoral passar o efeito e ela voltou a ter as dores todas outra vez e o miudo nao nascia. So dps dela sofrer tudo é q se resolveram com a cesariana e dps como ja tinha levado epidural teve de ser cesariana com anestesia geral.
Na minha opiniao e qd eu puder gostava de ter num privado.

beijinhos e espero nao te ter assustado

Beijinhos

Kikinhas -
Desde 10 Maio 2007

No meu caso já passei pelas 2 situações: nascimento na publica e na privada.
Ambas correram bem, mas desde já posso garantir que enquanto que na publica tive imenso tempo às espera pra se decidirem a fazer uma cesariana, quando foi da m/filha tal não sucedeu.
Já sabia que ía ser parto programado na m/filha e no dia marcado pela médica, com a equipa que a acompanha sempre lá nasceu a princesa.
Nasceu na Ordem da Lapa, e posso te dizer que em nada fica atras de um hospital publico.
Inclusivamente, tenho um hospital publico perto de casa e não é a 1ª nem 2ª vez que as crinaças nascem e tem que ser levadas "á pressa" para outros hospitais por aquele ter equipamentos, mas não ter meios humanos.
E se tiver que acontecer algo de errado, tanto acontece na publica como na privada.
Espero ter ajudado.
Bjs

zulmirasantos -
Desde 18 Out 2006

Bem, pelo menos a ordem da Lapa tem boas referencias e nao apenas de pessoas suspeitas como a minha ginecologista:)!

E isso está-me a fazer inclinar para esta opçao...É bom sabermos que, através de testemunhos de pessoas que falam por experiencia própria, determinado local transmite segurança e confiança nos serviços que prestam. É evidente que alguma coisa pode sempre correr mal, mas o importante é sabermos que todos os esforços serão feitos para que tal nao aconteça...

Obrigada mais uma vez a todas as respostas,

Zulmira

Xanita -
Desde 27 Set 2007

pois bem, eu tive o meu bébe na MAC, programado como se tivesse numa clinica privada, no dia 1/9/06 mandaram me(médica gino q acompanhou a gravidez no privado) estar na MAC as 8h da manha para fzr cesariana, n pude com mta pena minha fzr parto normal devido a uma operação na coluna, e as pouco passavas das 9h qdo o meu bebe estava ca fora, correu td lindamente... e o tratamento foi 5*, num privado como num publico ouvimos mtas historias, o q é certo é q se alguma coisa acontece é sempre na MAC a alternativa de resolução e isso no ver entender é uma mais valia!!!
bjs a tdas

vaniachabi -
Desde 21 Mar 2007

ola
Pois realmente em lisboa existe a maternidade Alfredo da Costa e é muito boa. Aqui po porto nao tenho conhecimento de uma maternidade. Existem varios hospitais e com areas de obstetricia mas maternidade mesmo como ai em lisboa nao conheço.posso tar enganada e se tiver q alguem me corrija.
beijinhos

citra -
Desde 14 Nov 2006

Olá
zulmirasantos,
Importavaste de dizer qual é a tua ginecologista? Começo a suspeitar que a minha não é de muita confiança...

vaniachabi:
No Porto existe a Maternidade Júlio Dinis, mas tem umas instalações muito velhas e antiquadas.

Relativamente à questão de ter os filhos numa Ordem ou num hospital público, eu optaria sempre por ser numa Ordem, além do atendimento ser muito diferente, há certas "regalias" como o poder ter o nosso maridinho ou mãe sempre ao nosso lado sem ser em horários de visita, estares num quarto sozinha, quando precisas de alguma coisa basta clicares no botão e aparece sempre uma enfermeira de sorriso nos lábios (não estou a criticar as enfermeiras que trabalham em hospitais públicos, mas numa instituição privada estão sujeitas a um controlo mais rigoroso), etc.
A minha última amiga a ter um filho, teve-o no hospital de Santa Maria da Feira, que tem uma excelente reputação. A filha nasceu durante a tarde e foi logo para a enfermaria, ela estava exausta por ter sido um parto natural e a criança parecia que não queria sair! Por volta da meia noite, sem jantar sequer, chamou uma enfermeira para tomar conta da bébé enquanto ela se lavava, resposta da enfermeira: nem pensar! a filha é sua, tome conta dela. Resultado esteve até de manhã sem se lavar (imagina como estaria depois de um parto normal). Outro caso foi o de uma minha amiga ter estado em trabalho de parto desde a 1 da manhã e só teve o bébé depois das 18:00, tendo o marido estado sempre à espera. Quando o bébé nasceu, o pai quis vê-lo, mas não o deixaram entrar porque já tinha passado a hora das visitas! Para mim estas situações são inaceitáveis e até podem não ocorrer nunca mais, mas também não quero correr de risco de acontecerem comigo!
Muitas felicidades

Kikinhas -
Desde 10 Maio 2007

Lá está uma grande diferença em relação à publica, apesar de que quando nasceu o m/1º filho ele passou a 1ª noite no berçario e não ao pé de mim.
No nascimento da m/filha, posso dizer-te que correu tudo muito bem, tinha uma equipa na qual confiava a 100 % (trabalham todos para uma grande hospital publico - S. João) o que me deixou totalmente tranquila.
A m/filha precisou de ser vista por um cardiologista c/24 horas de nascida e veio logo um.
O Hospital da Feira fica a 10 minutos de m/casa e eu nas consultas que fazia com a m/obstetra sempre que se falava em alguma problemita ela recomendava-me logo o S. João.
Sei de casos de bébés que nasceram lá (Stª Mª Feira ) e que tiveram que ir de urgencia p/o S. João ou Stº Antonio.
A m/obstetra trabalha no S. João e tem consultorio partucular e recomendo porque é 5*, muito, mas mesmo muito humana.
Se precisares do contacto manda 1 mail: [email protected]

G_T -
Desde 18 Mar 2007

Olá! só tenho como experiência o estágio que realizei na casa de saúde da boavista, serviço de obstetricia.

E que simplesmente fiquei fascinada com o atendimento. equipas fantásticas, a maioria das enfermeiras trabalham com permaturos/pediatria no público. As enfermeiras parteiras são muito competentes, com vários anos de experiência e trabalham em hospitais públicos conceituados, e além disso tem uma pequena unidade de cuidados intermedios para os bebés (com equipamento de ponta).

Na minha opinião, o ideal seria ter uma ginecologista e pediatra que trabalhe no público e privada. Se for uma gravidez complicada, sem dúvida a pública (por muito má que seja) porque tem todos osequipamentos necesários (os proprios médicos recomendam).

Se a gravidez for normal, sem dúvida a privada. a privacidade é 100%, e são muito bem acompanhadas.

Não se esqueçam das aulas de preparação para o parto são muito importantes. E não se esqueçam que não basta ter um bom ginecologista, é também necessário ter uma optima enfermeira parteira.

beijinhos

Nelson Jorge -
Desde 04 Dez 2006

Axo que cada caso é um caso e não se pode generalizar.
Tive dois filhos no HSA em Leiria e só posso dizer que tudo foi 5*. O parto correu muito bem, em termso de equipamento pareceu-me bem, as enfermeiras do melhor que há, sempre dispostas a ajudar, princialmente à noite se há uma criança que chora muita e não descansa nem deixa descansar. Acontecu isso com o meu 1º filho e só posso agradecer a ajuda que me deram.
Quanto à presença do pai, ele pode estar connosco no horário das 12 às 20. É óptimo, outro horário tmabém não axo correcto, pois no perído da manhã é para sermos vistas pelas enfermeiras e médicos e os bébés pelas pediatras.
Depois há a questão dos serviços de neonantologia (penso que se escrve assim) que pelo que me informei normalmente nos públicos são melhores.
Trata-se apenas de uma opinião que advém da expeiência vivida.
Aconselho a compararem sim o Hospital Público da vossa zona com uma Maternidade Privada e verem as diferenças. Questionem, façam visitas e tirem todas as dúvidas que tenham.

Célia Santos
Só Eventos
[email protected]

Susana Silva/
Nelson Jorge
Só Eventos
[email protected]

Guerreira -
Desde 12 Set 2007

Não andas a fazer públicidade a nossa médica pois não? lol

Vou começar a cobrar cache....

Mónica Ramos -
Desde 03 Ago 2006

Olá,

não consegui deixar de comentar...
Tenho uma princesa que faz 19 meses amanhã.
Na altura da gravidez estava indecisa quanto á pública e á privada,pois ouve-se muitas histórias de umas e de outras e ficámos baralhadas e eu tinha tanto medo. Resido em Esposende e sendo perto acabei por ir para o Hospital da Póvoa de Varzim.
Fiquei muito satisfeita com todo serviço. Levei epidural que pegou bem pois posso dizer que não senti dores nem desconforto. Quando ela nasceu é só pensei, que fácil! Claro além da felicidade de ter a minha princesa. De vez em quando recordo uma enfermeira/parteira que foi espectacular tenho pena que naquela emoção não me lembro do nome dela pois levaria um grande ramo de flores.
Sei que não temos todas histórias boas. Mas a minha foi..
Felicidades!!!

Decoração -
Desde 05 Mar 2007

Olá , não podia deixar de publicar este Topico !

Vivo junto de uma clinica privada , meus vizinhos são todos médicos .Num entanto nunca teria um filho na privada , com conhecimento de causa ..As clinicas privadas nasceram para alimentarem um snobismo das classes médias e médias altas os médicos que exercem serviços nas privadas são os mesmos da publica , quando algo corre mal nas privadas empurram para o publico e muitas vezes tarde demais .
Meu filho nasceu no hospital publico, infelizmente fazemos muito uso do mesmo , mas com seguros e tudo pago na privada recuso-me a usa.la .

Uso o serviço privado sim em dentistas , na pediatra , oftamologistas e na fisioterapia , não pela incompetencia dos médicos do publico mas por listas imensas de espera ..

Quanto aos horarios de visita . sim , no privado são mais "comodos"num entanto no caso das mamas e dos papas podem estar bastante tempo com as suas crianças e ate dormirem no hospital publico em caso de internamento .

Ligia Antunes 1000%de acordo consigo !

Beijocas a todas

Xanita -
Desde 27 Set 2007

Achas mesmo?? nem pensar ela é so nossa eheheh uma médica daqueas n se apanha tds os dias lol é uma querida e nos somos umas sortudas...
bjs

BertaBM -
Desde 21 Set 2006

Olá!
Sou mamã de um menino lindo com quase 1 ano, que nasceu no Hospital Pedro Hispano, em Matosinhos. A obstetra que me seguiu no privado trabalha lá e encaminhou-me para o HPH no final da gravidez.

Tive um parto normal induzido com epidural. Posso-vos dizer que no bloco de partos não me faltou nada! Temos uma sala de partos só para nós, o meu marido esteve sempre comigo (só saiu para almoçar), vinha de tempos a tempos uma enfermeira ter connosco, conversar um bocadinho, dar um miminho... Não tenho a mínima coisa a reclamar! Chegada a hora "H" tive epidural, médica e várias enfermeiras à minha volta. Custa um bom bocado, mas correu tudo lindamente!

No internamento, é que temos de ir mentalizadas que não vamos para nenhum hotel, mas também não nos falta nada. Temos é de ter um bocadinho de sorte com as companheiras de quarto que apanhamos (a minha enfermaria era de 3 camas) e eu não me posso queixar. A comida é a típica comida do hospital, mas há sempre umas visitas que nos trazem uns petisquinhos de casa. No HPH também são super rigorosos com o horário e número das visitas e há imensa segurança com os bebés. Os bebés têm 3 pulseiras (1 delas com chip) e há sempre um vigilante à porta da ala da maternidade. As enfermeiras são geralmente simpáticas. Havia uma ou outra auxiliar que não era particularmente prestável, mas é uma questão de pedires ajuda a outra. Claro que temos de ser humildes e não adoptarmos aquela postura do "quero, posso e mando". Com educação tudo se resolve! Eu não tive qualquer problema e acabei por estar lá internada 5 dias.

A minha cunhada tem uma amiga neonatologista no HPH e ela contou-lhe que recebem lá muitos bebés enviados de hospitais particulares, por falta de equipamentos ou pessoal especializado, mas também não podemos generalizar.

Claro que numa Ordem há aquelas comodidades e um tratamento mais VIP, isso não discuto, mas não estou nada arrependida de ter optado pelo HPH. Por experiência de amigas, também ouço falar muito bem do serviço de Obstetrícia do Hospital de São João e do Hospital de Santo António.

No fundo, é como tudo, há que ter sorte... Estar na hora certa no sítio certo com as pessoas certas...

Melhores cumprimentos.
Berta Moreira

Sobre BertaBM

Melhores cumprimentos.
Berta Moreira
Primorosa - Design para Eventos
[email protected]
www.primorosadesign.blogspot.com

Andreia Loureiro -
Desde 08 Fev 2007

olá Zulmira ainda te lembras de mim....casei tb no dia 28 de abril e tb estive de lua de mel em miami ...nunca mais apareci por aqui agora o trabalho é muito e não dá para vir até cá.Nunca cheguei a contar o meu casamento só digo lindo lindo.
Agora tenho uma coisa mais linda para te dizer tou de bebé de 20 semanas fiquei logo em junho queriamos tanto e correu bem...vou ter um menino...
desculpa nunca mais dizer nada ainda tenho o teu nº não sei se tens ainda o meu.
vou tentar aparecer mais vezes ,agora só mais de noite
beijos grandes para todas

andreia loureiro

Andreia Loureiro -
Desde 08 Fev 2007

olá Zulmira ainda te lembras de mim....casei tb no dia 28 de abril e tb estive de lua de mel em miami ...nunca mais apareci por aqui agora o trabalho é muito e não dá para vir até cá.Nunca cheguei a contar o meu casamento só digo lindo lindo.
Agora tenho uma coisa mais linda para te dizer tou de bebé de 20 semanas fiquei logo em junho queriamos tanto e correu bem...vou ter um menino...
desculpa nunca mais dizer nada ainda tenho o teu nº não sei se tens ainda o meu.
vou tentar aparecer mais vezes ,agora só mais de noite
beijos grandes para todas

andreia loureiro

Ana Alves -
Desde 26 Set 2006

Oi,

1º que tudo parabens Andreia pelo bebé. Eu ando a ser seguida numa clinica privada, mas o parto vai ser numa pública na Alfredo da Costa, pois o meu médico faz serviço lá.

Beijocas
Ana Alves
DPP:13/04/2008

zulmirasantos -
Desde 18 Out 2006

Ainda ontem respondi a esta tua msg e agora nao aparece...Mas acho que ontem aparecia...ou estarei a ficar xexe????? Que chato....!!!

Mas como ontem acabamos por pôr a conversa em dia pelo messenger, desejo-te apenas mais uma vez muitas felicidades para a gravidez. Espero que tudo corra pelo melhor!!!!

Beijinhos para os papas e para o Vasquinho:)

Zulmira

TeresaGodinho -
Desde 24 Jan 2007

Ana
Qual é o teu medico?
Teresa

Teresa

Ana Alves -
Desde 26 Set 2006

Olá Teresa,

O meu médico é o DR. Repas Gonçalves.

Beijocas
Ana Alves

Outros tópicos relacionados

mega corrente para...
a minha MARAVILHOSA MADRINHA E GRANDE AMIGA licas 24 prq amanhã o seu gughi passará por uma cirurgia ás donas adenóides,como imaginaram o coração da nossa amiga está já apertadinho mas daqui vai a nossa força espiritual e as nossas megas correntes...
meninas tou chocada
meninas eu estou chocada sei que não é tema do fórum mas tou a ver as noticias e o nosso amado NORTE está a arder literalmente,por isso aqui a todas sem excepção peço uma mega corrente para os bombeiros deste paìs que estão à muitas horas na frente...
a mamã susa precisa de +++++++++
de uma corrente muito positiva... a nossa carolina esta doente,muita tosse,febre, os sapinhos nos pulmões(malditos)e não esta nada bem a minha menina!!!estou super preocupada com a minha menina prq já não tem andado bem e agora mais esta,o meu...
uma corrente para a minha mumy...
olá companheiras de barriga peço a todas sem excepção uma mega corrente para a minha mãe que já tem 59 anos e amanhã entra no hospital pedro hispano para ser operada à visicula,estamos um pouco preocupados prq a minha mumy nestes 2 ultimos meses foi...
peço deculpa -corrente
desculpem meninas não sou brasileira mas temos aqui foristas que o são, estou muito chocada com as imagens que têm entrado na minha/vossa casa estes ultimos dias,as cheias/derrocadas no brasil !! estou triste e chocada não tem um telejornal que não...
preciso de todas...
pois é hoje mais que nunca preciso de uma mega corrente de todas. A minha maria não está bem,desde quarta- feira passada que anda enjoada.come mal,diz-se sem força e com dores de cabeça!!! na sexta fomos ao pediatra e ele examinou-a e concluiu que...