O que é anti-cardiolipina? | De Mãe para Mãe

Está aqui

O que é anti-cardiolipina?

Sex, 15/10/2010 - 20:27
Ginecologia e obstetricia
Aninhas-15 offline

Com 5 meses sofri uma morte fetal do meu bebé; como não era normal fiz vários exames e nada foi detectado no bebé, nada de malformações nem de trissomia. Até que fiz análises ao meu sangue e descobri que os meus resultados demonstram que não sou imune à anti-cardiolipina (valor de 24). O que é a anti-cardiolipina? . Obrigada

Marcela Forjaz

Olá. Uma morte fetal nessa idade gestacional implica sempre um estudo onde se incluem análises para avaliação da possibilidade de uma disfunção do sistema imunitário da grávida, que provocaria o aparecimento de anticorpos para proteínas que são suas, como se o sistema imunitáario as confundisse com proteínas estranhas. Essa resposta imunitária errada pode relacionar-se com a produção de anticirpos que inclusive interferem com a coagulação, ou podem causar doenças parecidas com o lúpus, etc. A cardiolipina é uma das proteínas que com frequência é atacada pelo sistema imunitário ( daí a formação de anticorpos). A relação destes factos com o risco de aborto ou perda fetal já é complicada demais para explicar neste espaço, mas pode existir relação e há medidas que podemos tomar para prevenir as complicações destas situações e acautelar as gravidezes futuras.

Mais perguntas

Seg, 19/07/2021 - 13:53
Ginecologia e obstetricia
Ana Isidoro offline

Bom tarde, tenho 32 anos, tenho duas filhas, com 11 e 7 anos.
Utilizei o dispositivo Mirena durante 7 anos. Retirei o Mirena no dia 19 de Maio de 2021, estando desde essa altura a tentar engravidar. Existe dificuldade em engravidar após retirar o Mirena? obrigado

Seg, 19/07/2021 - 11:21
Ginecologia e obstetricia
Analnunes offline

Bom dia, gostaria de saber se algum destes medicamentos que iniciei a dias interfere no efeito da pílula:
Fluomizin vaginal
Vernex forte 450 MG
Alprazolam 500mg
Sargenor

Agradeço desde já a vossa atenção

Ginecologia e obstetricia
Mary1212 offline

Bom dia. Estou com 20 semanas e tive a ecografia do 2 trimestre. A medica disse que estava tudo bem. Apenas disse que o bebé tinha o intestino um pouco brilhante. Ela disse que poderia não ser nada preocupante mas que ao mesmo tempo poderia significar algo.
Não fiquei sossegada.
Ja vi na net o que era e fiquei super aflita 😢
O que devo fazer? É normal acontecer?
Beijinhos

Qua, 12/05/2021 - 14:42
Ginecologia e obstetricia
Filipa P Mendes offline

Olá, gostaria de saber a opinião sobre pintar ou não o cabelo. Estou gravida de 8 semanas, e já ouvi falar que não há problema e que pode haver.
Já ouvi a recomendação de pintar sim mas com as tintas sem amoníaco, resorcinol ou parabenos.
É possível pintar? Há algum risco para o bebe?

Ter, 04/05/2021 - 16:32
Ginecologia e obstetricia
MMMCunha offline

Boa Tarde.
Estou grávida de 23 semanas e na eco do 2º trimestre foi-me dito que estou com o colo do útero curto (30mm). Comecei a tomar magnésio 2x ao dia e foi-me dito para evitar grandes esforços contudo continuo a trabalhar. Daqui a 1 mês irei reavaliar a situação.
Gostaria de saber que recomendações me dão nesta situação. E se um colo com 30mm é uma situação de alarme.
Obrigada

Seg, 25/01/2021 - 16:41
Ginecologia e obstetricia
Cátia Lourinho offline

Boa tarde,

Encontro-me grávida de 6 semanas e 5 dias, a minha empresa quer vacinar os colaboradores com a vacina contra a Covid 19, estando eu grávida posso ser vacinada?

obrigada,
Cátia Corado Lourinho

Votação

Quanto tempo, em média, dura uma consulta com o seu filho no pediatra?