Quais os riscos de uma futura gravidez relativamente às hemoglobinopatias? | De Mãe para Mãe

Está aqui

Quais os riscos de uma futura gravidez relativamente às hemoglobinopatias?

Qua, 05/01/2011 - 16:21
Ginecologia e obstetricia
Elisabete David offline

Muito boa tarde,

Tenho 28 anos e por causa de uma trombose venosa profunda que tive em Novembro de 2009 no membro inferior direito, o meu médico de família pediu-me para fazer análises para descobrir o porquê.

Acusou que tenho um défice da proteína S, que provavelmente deu origem à mesma, pelo que desde essa data tomo 2 comprimidos Daflon 500 por dia para evitar a coagulação do sangue.
Fiz mais análises em 2010 e descobriram que sou portadora de hemoglobinopatia S. O meu marido também fez e é portador de hemoglobinopatia C.

Explicaram-nos que poderemos ter um bebé completamente saudável, ou apenas portador da S ou da C, ou então doente de hemoglobinopatia (sendo que neste caso, eu e o meu marido teríamos ambos passado os genes).

Estava grávida de 7 semanas (1ª gravidez e 1º mês de treinos) e abortei na véspera deste Natal, naturalmente sem necessitar de raspagem. Saiu tudo na totalidade.
A minha obstetra informou-me que devido ao meu défice da proteína S, teria de começar a dar injecções de Lovenox na barriga, mas apenas a partir da 8ª semana de gravidez, pois ainda era muito cedo.

Estou a pensar engravidar novamente, mas morro de medo de passar novamente pelo mesmo. Para além do mais também tenho medo que corra tudo bem e que eu e o meu marido tenhamos ambos passado os genes, algo que só se irá saber através de uma amniocentese às 16 semanas (altura em que teríamos de tomar uma decisão relativamente ao futuro da gravidez).

Gostaria de saber como tudo se processa relativamente a uma futura gravidez relativamente às hemoglobinopatias, bem como o grau de fiabilidade da amniocentese e se há hipótese de podermos fazer algo para garantir que o bebé nasça saudável.

Desde já agradeço.
Cumprimentos,
Elisabete.

Marcela Forjaz

Olá Elisabete. Não sei bem o que lhe responda, porque pela sua exposição parece-me já completamente esclarecida... Pelo que percebo está bem orientada, está já planeada a terapêutica de suporte para evitar que passe por uma situação idêntica e, quanto ao diagnóstico pré-natal, é absolutamente fiável já que o estudo das hemoglobinopatias é algo já bastante frequente e está mais do que documentado e testado. Quanto a medidas para prevenir, suspeito que também já saberá a minha resposta: não há.Trata-se de um processo aleatório que ocorre aquando da distribuição do vosso material genético pelos zigotos ( espermatozóide e óvulo). É confiar no facto de que as probabiilidades de que o bebé venha a herdar os genes com alterações de ambos os lados é mais remota do que a de ser portador apenas de uma das anomalias...e atirar-se para a frente. A estatística está do seu lado.Felicidades.

Mais perguntas

Seg, 19/07/2021 - 13:53
Ginecologia e obstetricia
Ana Isidoro offline

Bom tarde, tenho 32 anos, tenho duas filhas, com 11 e 7 anos.
Utilizei o dispositivo Mirena durante 7 anos. Retirei o Mirena no dia 19 de Maio de 2021, estando desde essa altura a tentar engravidar. Existe dificuldade em engravidar após retirar o Mirena? obrigado

Seg, 19/07/2021 - 11:21
Ginecologia e obstetricia
Analnunes offline

Bom dia, gostaria de saber se algum destes medicamentos que iniciei a dias interfere no efeito da pílula:
Fluomizin vaginal
Vernex forte 450 MG
Alprazolam 500mg
Sargenor

Agradeço desde já a vossa atenção

Ginecologia e obstetricia
Mary1212 offline

Bom dia. Estou com 20 semanas e tive a ecografia do 2 trimestre. A medica disse que estava tudo bem. Apenas disse que o bebé tinha o intestino um pouco brilhante. Ela disse que poderia não ser nada preocupante mas que ao mesmo tempo poderia significar algo.
Não fiquei sossegada.
Ja vi na net o que era e fiquei super aflita 😢
O que devo fazer? É normal acontecer?
Beijinhos

Qua, 12/05/2021 - 14:42
Ginecologia e obstetricia
Filipa P Mendes offline

Olá, gostaria de saber a opinião sobre pintar ou não o cabelo. Estou gravida de 8 semanas, e já ouvi falar que não há problema e que pode haver.
Já ouvi a recomendação de pintar sim mas com as tintas sem amoníaco, resorcinol ou parabenos.
É possível pintar? Há algum risco para o bebe?

Ter, 04/05/2021 - 16:32
Ginecologia e obstetricia
MMMCunha offline

Boa Tarde.
Estou grávida de 23 semanas e na eco do 2º trimestre foi-me dito que estou com o colo do útero curto (30mm). Comecei a tomar magnésio 2x ao dia e foi-me dito para evitar grandes esforços contudo continuo a trabalhar. Daqui a 1 mês irei reavaliar a situação.
Gostaria de saber que recomendações me dão nesta situação. E se um colo com 30mm é uma situação de alarme.
Obrigada

Seg, 25/01/2021 - 16:41
Ginecologia e obstetricia
Cátia Lourinho offline

Boa tarde,

Encontro-me grávida de 6 semanas e 5 dias, a minha empresa quer vacinar os colaboradores com a vacina contra a Covid 19, estando eu grávida posso ser vacinada?

obrigada,
Cátia Corado Lourinho

Votação

Quanto tempo, em média, dura uma consulta com o seu filho no pediatra?