Alimentação de criança com quase 2 anos | De Mãe para Mãe

Está aqui

Alimentação de criança com quase 2 anos

Ter, 02/06/2015 - 14:26
Pediatria
Andreia-020 offline

Olá Muito Boa Tarde Doutores.

Escrevo para expor as minhas dúvidas e receios como mãe. Tenho uma filha com quase 23 meses e de há uns meses para cá já vai comendo sozinha a maneira dela, mas já a deixo comer com a colher dela sozinha. O que sucede e que de 2 semanas para cá ela já não come o que comia as refeições principais e muitas das vezes nem come nada entre os intervalos destas.Tento variar sempre na alimentação para que ela coma de tudo um pouco e nem mesmo assim consigo que vá comendo, às vezes tenho de ser eu a tentar dar-lhe a boca mas é escusado,vira a cara diz que não enfim está a ser um pouco preocupante, pois preocupa.me que ela não coma razoavelmente bem as refeições principais. As unicas refeições que come melhor é ao pequeno almoço, ao lanche e antes de deitar que lhe dou um biberon de leite. Gostava de saber se isto tudo e normal, se é apenas fases e já agora se me aconselham a ter um plano alimentar estruturado e se sim como poderei fazer.
Sem mais nenhum outro assunto.
Atentamente
Andreia

Hugo Rodrigues

Olá,

A sua dúvida é bastante frequente e acaba por ser uma das grandes preocupações dos pais.
Em primeiro lugar, é importante esclarecer que a partir dos 12 meses as crianças passam a comer pior, porque a velocidade de crescimento vai diminuindo. Isto faz com que elas tenham menos necessidades nutricionais e reduzam (naturalmente) o que comem. A partir daí o crescimento deixa de se fazer de forma contínua e passa a acontecer mais por “picos”, o que se vai reflectir também no apetite das crianças, que vai oscilar do mesmo modo.
Posto isto, parece-me que a sua descrição pode estar apenas relacionada com esse facto e é provável que seja mesmo só uma “fase”. No entanto, há algumas estratégias que pode adoptar para tentar melhorar um pouco a situação:
1. Não deve “compensar” entre refeições, porque quando as crianças comem pouco há sempre a tendência de lhes ir dando de comer frequentemente (uma bolacha, umas colheres de iogurte, um pouco de leite, …)
2. Apesar da sua filha já comer bem sozinha, se tiver que ajudar um pouco nesta fase não me parece dramático, desde que seja mesmo só ajudar e não substituir completamente a iniciativa dela
3. Tente brincar com ela a fazer comida e a dar de comer aos bonecos, para a entusiasmar mais em relação à alimentação
Por fim, gostaria apenas de recomendar que se a situação se prolongar muito deve pesar a sua filha, para garantir que esta recusa alimentar não se reflecte no seu desenvolvimento físico, pois não é suposto que isso aconteça.
Não desespere e boa sorte, vai ver que daqui a algum tempo já volta tudo a normalidade!

Mais perguntas

Ter, 02/02/2021 - 18:28
Pediatria

Minha bebê fez 2 meses dia 27 de janeiro. E no dia 28 foi tomar as vacinas, tomou a do rotavírus e desde então vem fazendo cocô mais mole doque o normal. Ela mama no peito e na formula, mas desde d sexta ela esta só no peito, parece que se ela mamar a formula piora.
Ontem levei ela no clínico, pois a pediatra esta de férias.
Foi passado enterogermina pra ela 2,5 ml de 12 em 12 horas. Dei ontem a noite e hoje de manha, agora o cocô dela esta saindo tipo um muco. Não sei mais oque fazer

Qua, 05/05/2021 - 04:13
Pediatria

Tenho uma bebé de 6 meses e há 2 dias que lhe noto um pequeno caroço na maminha direita.
O que devo fazer? Deve ser observada com urgência?

Qui, 06/02/2020 - 23:13
Pediatria
Ana C. Duarte offline

Boa noite. O meu menino tem 9 meses e só bebê leitinho de manhã. Há cerca de um mês para cá que parece ter deixado saber beber de biberão pois da 5 golos grandes e engasga-se como se o leite entrasse pelo "cano errado". Já pensei dar-lhe por colher mas demoraria uma eternidade visto que bebê 240ml e de manhã é complicado pois temos de ir para os empregos. Será normal está situação? Ele bebia sempre e muito bem e, de um momento para o outro, é isto. Gostaria de obter o vosso aconselhamento nesta matéria. Desde já agradeço a atenção

Seg, 01/06/2020 - 07:35
Pediatria
Skyla89 offline

Bom dia Doutor.
Agradeco desde já a disponiblidade.
Tenho uma bebé de 4 meses, em que o olho direito parece maior parte do tempo virado para dentro.
Notei este problema á um mes e meio atrás. Eu tenho ambliopia.
A minha questao é a seguinte é possível detectar ambliopia/ estrabismo num bebé tāo pequeno? Devo marcar consulta com o medíco de família ou directamente com oftomolgista.

Muito obrigado.

Isabellitas offline

Bom dia,
Descobri à uns meses que no colégio do meu filho utilizam álcool desinfetante para mãos antes das refeições nas mãos das crianças...O meu filho tem 24 meses mas há crianças na sala dele bem mais novas que acabaram de iniciar a marcha...Apesar de não ser permitida a entrada dos pais na zona das salas, percebi esta situação no "dia da mãe" e na comemoração do aniversário do meu filho...Da última vez que lá entrei, senti uma lufada de álcool no rosto, um cheiro extremamente forte e desde aí não estou descansada quanto à segurança deste procedimento. Penso que o correto seria colocar as crianças a lavar as mãos no lavatório com água e sabão antes das refeições, até porque não adianta de muito estes procedimentos quando as crianças constantemente colocam brinquedos na boca e tossem diretamente para o rosto de outras, assim como tossem para as mãos seguindo-se o toque em várias superfícies. Para além deste "problema" o meu filho desenvolveu no colégio uma dermatite peri-oral e peri-nazal, da constante manipulação da pele ao redor da boca e nariz (diagnosticado por pediatras e uma dermatologista), situação que está "difícil" de resolver no colégio...lembrei-me então de mais este pormenor do álcool a evaporar para as vias respiratórias....

Seg, 26/03/2018 - 16:12
Pediatria
Geninha Moreira offline

Boa tarde, o meu filho faz 4 meses no próximo dia 1 de Abril. Até então tenho-o amamentado com leite materno. No entanto ele passa 24h a 48h sem fazer coco. Eu chego a estimula-lo com a pontinha do termómetro, faço massagens na barriga e só ao fim de 2 a 3 dias é que ele evacua. Há alguma coisa na minha alimentação que possa dar origem a esta situação? Nestes casos o que devo fazer?
Obrigada
Eugenia

Votação

Quanto tempo, em média, dura uma consulta com o seu filho no pediatra?