
Nem sempre é possível saber o momento exato do início do trabalho de parto. O trabalho de parto começa no pré-trabalho de parto, que pode durar bastante tempo. O pré-trabalho de parto é a fase onde a mãe e o bebé se preparam para o parto. Esta fase pode durar bastante tempo chegando a durar dias.
O trabalho de parto pode durar desde 10 horas a um dia inteiro, podendo ser mais longo ou mais curto. Se for a primeira vez que está grávida, o trabalho de parto, regra geral, dura mais tempo do que se for a segunda vez.
O que poderá sentir nesta fase
Poderá por começar a sentir contrações que vêm e vão, mas que não duram muito tempo, nem são regulares, nem muito dolorosas. Podem assemelhar-se a cãibras parecidas com as fortes dores do período, com uma sensação de aperto à volta da barriga.
Poderá sentir a cabeça do bebé a fazer pressão, mas nesta altura ainda não sentirá a necessidade de fazer força.
Poderá sentir uma grande necessidade de urinar mais vezes.
O que pode ser aborrecido é que pode ter todos estes sinais de trabalho de parto e nada mais, podendo por vezes ser um pouco frustrante estar nesta situação durante algum tempo. Nesta fase o melhor é não ligar ao passar do tempo e esperar. Entretanto aproveite esta altura para preparar tudo para ir para a maternidade: verifique se a mala da maternidade tem tudo que necessita e dentro do possível tente manter-se calma e relaxada.
Quando começar de facto o trabalho de parto verá que tudo valeu a pena, tantos meses que já passaram e a sua estrelinha estará para nascer, e pouco falta para a ter nos seus braços.
Não se esqueça de:
- Comer para ter energia para o parto.
- Urinar, pois deixará mais espaço para o bebé passar.
- Beber líquidos pois é importante manter-se hidratada – fases mais adiantadas do parto podem levar à desidratação.