Após atonia uterina | De Mãe para Mãe

Está aqui

Após atonia uterina

Ter, 03/10/2017 - 10:06
Ginecologia e obstetricia
MariPopi offline

Bom dia,

Tive o meu filhote há um ano. Foi um parto distócico (ventosas e laceração grau II) e com atonia uterina. Para além disto, fiquei com uma diastase abdominal de 7,5 cm.

O plano seria engravidar dois anos depois do parto, mas fomos presenteados mais cedo, estou grávida novamente.

Que cuidados especiais deverei ter tendo em conta o que relatei? Há perigo para a minha saúde ou para a do bebé?

Poderei fazer ginástica para tentar atenuar a diastase e reforçar o pavimento pélvico?
E quais as probabilidades de voltar a ter uma atonia no parto?

Muito obrigada

Marcela Forjaz

Boa noite. Quanto à questão que coloca sobre a atonia uterina, diria que de facto tem um risco aumentado, comparando com as outras mulheres que nunca tiveram atonia, de ter de novo essa complicação; porém, havendo já esse episódio, toda a equipa estará atenta para actuar ao menor sinal dessa complicação.
Relativamente à diastase, não está indicado que faça nada agora na gravidez, podendo apenas usar uma cinta que lhe dê conforto e que faça alguma contenção. Com um valor desses, não há exercícios que a façam desaparecer agora e acho que após esta gravidez deveria ser orientada para resolução cirúrgica da diastase. Já para o perímeo tem todo o interesse que faça exercícios, nomeadamente os de Kiegel, fazendo umas 7 salvas de 10 exercícios ao longo do dia, e mantendo por um período mais prolongado a contracção do que a descontracção dos músculos.
Quanto ao seu bebé...descanse que está tudo bem! Nenhum destes factores representa um risco para ele!

Mais perguntas

Seg, 19/07/2021 - 13:53
Ginecologia e obstetricia
Ana Isidoro offline

Bom tarde, tenho 32 anos, tenho duas filhas, com 11 e 7 anos.
Utilizei o dispositivo Mirena durante 7 anos. Retirei o Mirena no dia 19 de Maio de 2021, estando desde essa altura a tentar engravidar. Existe dificuldade em engravidar após retirar o Mirena? obrigado

Seg, 19/07/2021 - 11:21
Ginecologia e obstetricia
Analnunes offline

Bom dia, gostaria de saber se algum destes medicamentos que iniciei a dias interfere no efeito da pílula:
Fluomizin vaginal
Vernex forte 450 MG
Alprazolam 500mg
Sargenor

Agradeço desde já a vossa atenção

Ginecologia e obstetricia
Mary1212 offline

Bom dia. Estou com 20 semanas e tive a ecografia do 2 trimestre. A medica disse que estava tudo bem. Apenas disse que o bebé tinha o intestino um pouco brilhante. Ela disse que poderia não ser nada preocupante mas que ao mesmo tempo poderia significar algo.
Não fiquei sossegada.
Ja vi na net o que era e fiquei super aflita 😢
O que devo fazer? É normal acontecer?
Beijinhos

Qua, 12/05/2021 - 14:42
Ginecologia e obstetricia
Filipa P Mendes offline

Olá, gostaria de saber a opinião sobre pintar ou não o cabelo. Estou gravida de 8 semanas, e já ouvi falar que não há problema e que pode haver.
Já ouvi a recomendação de pintar sim mas com as tintas sem amoníaco, resorcinol ou parabenos.
É possível pintar? Há algum risco para o bebe?

Ter, 04/05/2021 - 16:32
Ginecologia e obstetricia
MMMCunha offline

Boa Tarde.
Estou grávida de 23 semanas e na eco do 2º trimestre foi-me dito que estou com o colo do útero curto (30mm). Comecei a tomar magnésio 2x ao dia e foi-me dito para evitar grandes esforços contudo continuo a trabalhar. Daqui a 1 mês irei reavaliar a situação.
Gostaria de saber que recomendações me dão nesta situação. E se um colo com 30mm é uma situação de alarme.
Obrigada

Seg, 25/01/2021 - 16:41
Ginecologia e obstetricia
Cátia Lourinho offline

Boa tarde,

Encontro-me grávida de 6 semanas e 5 dias, a minha empresa quer vacinar os colaboradores com a vacina contra a Covid 19, estando eu grávida posso ser vacinada?

obrigada,
Cátia Corado Lourinho

Votação

Quanto tempo, em média, dura uma consulta com o seu filho no pediatra?