Olá doutora,descobri em Abril que tenho miomas na parede do útero.
Os ovários estão bons e o útero tem um tamanho normal, e segundo o ecografista os miomas são pequenos e não devo me preocupar.
Desde esta altura que fui fazer uma consulta de rotina porque desejo engravidar e ainda não consegui. Em 2005 já estive gravida só que perdi quando tinha 4 meses acho que porque tinha uma vida muito agitada. Na altura fiz vários exames e estava tudo bem, fiz várias ecografias e não havia miomas e agora apareceram.
Então gostaria de saber como e porque eles aparecem (pode ser devido ao Dufine?) e o que devo fazer?
Muito obrigada!

Olá!
Estou em desvantagem para lhe responder, porque me falta saber algumas coisas...Por exemplo, não sei a sua idade... Isto porque começaria por lhe dizer que a partir dos 30 anos 20-30% das mulheres tem miomas diagnosticados ( há um nº importante a quem não são diagnosticados...). Porque é que aparecem? Não sabemos. Sabemos que estão associados à idade, que pode haver alguma predisposição familiar e que no fundo são constituídos por células clonadas de uma só célula muscular do útero. Daí serem constituídos por tecido também muscular, muito organizado de forma nodular concêntrica ( por isso tem a forma arredondada), ao contrário do resto das fibras musculares do útero que têm uma disposição entrecruzada, anárquica. Aumentam sob estímulo hormonal, daí geralmente vigiarmos o seu desenvolvimento e se não houver queixas associadas não tomamos nenhuma atitude terapêutica; esperamos pela menopausa, altura em que, livres do estímulo hormonal, poderão diminuir de tamanho. Se causam sintomas - hemorragias, sintomas de compressão sobre os orgãos vizinhos, infertilidade se deformarem a cavidade uterina - aí poderão ter indicação operatória.
Já percebi que está a tentar engravidar e os tratamentos hormonais podem acelerar o desenvolvimento do mioma. Porém, se são pequenos como diz e se a sua localização não interfere com o endométrio - cavidade uterina - não deverá preocupar-se. Se mesmo assim lhe restam dúvidas, deverá discutir o assunto com o/a Colega que a vigia habitualmente.
Felicidades!
Mais perguntas
Bom tarde, tenho 32 anos, tenho duas filhas, com 11 e 7 anos.
Utilizei o dispositivo Mirena durante 7 anos. Retirei o Mirena no dia 19 de Maio de 2021, estando desde essa altura a tentar engravidar. Existe dificuldade em engravidar após retirar o Mirena? obrigado
Bom dia, gostaria de saber se algum destes medicamentos que iniciei a dias interfere no efeito da pílula:
Fluomizin vaginal
Vernex forte 450 MG
Alprazolam 500mg
Sargenor
Agradeço desde já a vossa atenção
Bom dia. Estou com 20 semanas e tive a ecografia do 2 trimestre. A medica disse que estava tudo bem. Apenas disse que o bebé tinha o intestino um pouco brilhante. Ela disse que poderia não ser nada preocupante mas que ao mesmo tempo poderia significar algo.
Não fiquei sossegada.
Ja vi na net o que era e fiquei super aflita 😢
O que devo fazer? É normal acontecer?
Beijinhos
Olá, gostaria de saber a opinião sobre pintar ou não o cabelo. Estou gravida de 8 semanas, e já ouvi falar que não há problema e que pode haver.
Já ouvi a recomendação de pintar sim mas com as tintas sem amoníaco, resorcinol ou parabenos.
É possível pintar? Há algum risco para o bebe?
Boa Tarde.
Estou grávida de 23 semanas e na eco do 2º trimestre foi-me dito que estou com o colo do útero curto (30mm). Comecei a tomar magnésio 2x ao dia e foi-me dito para evitar grandes esforços contudo continuo a trabalhar. Daqui a 1 mês irei reavaliar a situação.
Gostaria de saber que recomendações me dão nesta situação. E se um colo com 30mm é uma situação de alarme.
Obrigada
Boa tarde,
Encontro-me grávida de 6 semanas e 5 dias, a minha empresa quer vacinar os colaboradores com a vacina contra a Covid 19, estando eu grávida posso ser vacinada?
obrigada,
Cátia Corado Lourinho