Bom dia,
O meu bebé faz hoje um mês e, desde o segundo dia de vida que tem cólicas, mas o problema é que não tem cólicas só naquele período chato da noite. Ele tem cólicas todo o dia e toda a noite, ou seja, nem eu nem ele dormimos.
Já experimentei de tudo, bivo gotas, simicol, infacalm e nada. Ele bebe leite materno e artificial.
Além disto nos levar à loucura, acho que não lhe faz bem nunca conseguir dormir. Os sonos são de 10 a 20 minutos na mama ou ao colo e sempre a dar com as pernas de dores.
Não há nada a sério que se possa dar?
Obrigado

Bom dia,
As cólicas são algo que transtorna muito os pais e acho que se deve tentar encontrar alguma solução para poder dar uma resposta.
Pelo que percebi, já experimentou muita coisa. Não sei quanto tempo deu cada medicamento, mas o ideal era dar cerca de 1 semana, para realmente ter certeza se funciona ou não. Se nenhum dos que listou funcionar, penso que ainda tem mais duas opções (para além das massagens, que deve fazer sempre):
1 – experimentar umas gotas de lactase, que é a enzima que digere o açúcar do leite e pode ainda não estar a ser produzida na quantidade que devia (há mais do que uma formulação no mercado, é uma questão de escolher a que lhe for mais conveniente)
2 – perceber se o leite artificial que está a fazer é o mais adequado, nomeadamente na questão de dever ser um leite HA se houver história de alergias na família (há, inclusivamente, alguns leites especialmente desenhados para ajudar nas cólicas, que pode fazer sentido testar)
Por fim, gostaria apenas de deixar um “consolo”, que é o facto das c+olicas passarem com o tempo e, na maior parte das vezes, os bebés deixarem de as ter por volta dos 3-4 meses de idade.
Cumprimentos e felicidades,
Mais perguntas
Minha bebê fez 2 meses dia 27 de janeiro. E no dia 28 foi tomar as vacinas, tomou a do rotavírus e desde então vem fazendo cocô mais mole doque o normal. Ela mama no peito e na formula, mas desde d sexta ela esta só no peito, parece que se ela mamar a formula piora.
Ontem levei ela no clínico, pois a pediatra esta de férias.
Foi passado enterogermina pra ela 2,5 ml de 12 em 12 horas. Dei ontem a noite e hoje de manha, agora o cocô dela esta saindo tipo um muco. Não sei mais oque fazer
Tenho uma bebé de 6 meses e há 2 dias que lhe noto um pequeno caroço na maminha direita.
O que devo fazer? Deve ser observada com urgência?
Boa noite. O meu menino tem 9 meses e só bebê leitinho de manhã. Há cerca de um mês para cá que parece ter deixado saber beber de biberão pois da 5 golos grandes e engasga-se como se o leite entrasse pelo "cano errado". Já pensei dar-lhe por colher mas demoraria uma eternidade visto que bebê 240ml e de manhã é complicado pois temos de ir para os empregos. Será normal está situação? Ele bebia sempre e muito bem e, de um momento para o outro, é isto. Gostaria de obter o vosso aconselhamento nesta matéria. Desde já agradeço a atenção
Bom dia Doutor.
Agradeco desde já a disponiblidade.
Tenho uma bebé de 4 meses, em que o olho direito parece maior parte do tempo virado para dentro.
Notei este problema á um mes e meio atrás. Eu tenho ambliopia.
A minha questao é a seguinte é possível detectar ambliopia/ estrabismo num bebé tāo pequeno? Devo marcar consulta com o medíco de família ou directamente com oftomolgista.
Muito obrigado.
Bom dia,
Descobri à uns meses que no colégio do meu filho utilizam álcool desinfetante para mãos antes das refeições nas mãos das crianças...O meu filho tem 24 meses mas há crianças na sala dele bem mais novas que acabaram de iniciar a marcha...Apesar de não ser permitida a entrada dos pais na zona das salas, percebi esta situação no "dia da mãe" e na comemoração do aniversário do meu filho...Da última vez que lá entrei, senti uma lufada de álcool no rosto, um cheiro extremamente forte e desde aí não estou descansada quanto à segurança deste procedimento. Penso que o correto seria colocar as crianças a lavar as mãos no lavatório com água e sabão antes das refeições, até porque não adianta de muito estes procedimentos quando as crianças constantemente colocam brinquedos na boca e tossem diretamente para o rosto de outras, assim como tossem para as mãos seguindo-se o toque em várias superfícies. Para além deste "problema" o meu filho desenvolveu no colégio uma dermatite peri-oral e peri-nazal, da constante manipulação da pele ao redor da boca e nariz (diagnosticado por pediatras e uma dermatologista), situação que está "difícil" de resolver no colégio...lembrei-me então de mais este pormenor do álcool a evaporar para as vias respiratórias....
Boa tarde, o meu filho faz 4 meses no próximo dia 1 de Abril. Até então tenho-o amamentado com leite materno. No entanto ele passa 24h a 48h sem fazer coco. Eu chego a estimula-lo com a pontinha do termómetro, faço massagens na barriga e só ao fim de 2 a 3 dias é que ele evacua. Há alguma coisa na minha alimentação que possa dar origem a esta situação? Nestes casos o que devo fazer?
Obrigada
Eugenia