O que saber sobre o gatinhar do bebé | De Mãe para Mãe

Está aqui

O que saber sobre o gatinhar do bebé

Criança a gatinhar ao lado de um cachorro

Todas as fases do crescimento de um bebé são bonitas, e uma delas é o gatinhar. Aqui começa uma verdadeira diversão! Afinal é uma fase de aprendizagem não só para o bebé, mas para toda a família. Quando o seu bebé começar a gatinhar deve saber que:

Antes de gatinhar, o bebé começa a conseguir virar-se sozinho. Todos os bebés têm ritmos de desenvolvimento diferentes, mas normalmente o bebé começa a virar-se e a mexer-se para trás e para a frente cerca dos 4 meses de idade, por isso, a maioria dos bebés começa a fase de gatinhar a partir desta altura. É exatamente nesta fase que deverá tornar a sua casa à prova de bebé gatinhante, antes que ele seja capaz de se deslocar sozinho – para que quando isto aconteça a casa esteja à prova de bebé.

Quando é que um bebé gatinha

Cada bebé tem o seu próprio ritmo, e existem alguns bebés que não passam propriamente pela fase de gatinhar. Mas normalmente um bebé começa a gatinhar por volta dos 8 a 10 meses de idade. 

Mantenha o chão limpo

Se há local onde os bebés gostam de estar quando gatinham é no chão, por isso, é importante que este esteja bem limpo. Considere ter um aspirador bem potente, de preferência com filtro HEPA para evitar a proliferação de ácaros. Afinal o bebé gatinha e coloca as mãos no chão, e de seguida leva-as à boca e aos olhos. O ideal é baixar-se ao nível do bebé e olhar para o chão mais próximo para ver bem em que estado está o chão. Isto porque um pequeno objeto como uma moeda pode ser muito problemático, porque os bebés têm tendência em levar tudo à boca.

Peça ajuda aos filhos mais velhos

Se tiver crianças mais velhas deve pedir-lhes ajuda e dar-lhes uma participação ativa neste processo. Deve explicar-lhes que deverão proteger o seu irmão ou irmã nesta fase e que por isso terão de arrumar bem os seus brinquedos, para que o seu irmão ou irmã não seja magoado por eles. Deve explicar-lhes o problema dos brinquedos mais pequenos; para isso exemplifique dizendo, por exemplo, que se o brinquedo for mais pequeno do que a mão então tem de estar mesmo fora do alcance do bebé que gatinha, porque senão ele pode ficar engasgado com o brinquedo. Diga isto sempre de uma forma positiva e sem ameaças; pode até fazer um jogo com o nome “O bebé pode brincar com este brinquedo!”. Relativamente aos brinquedos mais pequenos deve dizer: podes brincar com este brinquedo, mas logo que termines, deves de o arrumar no mundo dos brinquedos. O seu filho mais velho deverá escolher um local que não esteja acessível pelo bebé, para brincar com estes brinquedos e para os arrumar, escolhendo assim o seu mundo dos brinquedos. Desta forma conseguirá, de forma positiva e divertida, a ajuda dos seus filhos mais velhos.

Nem todos os bebés gatinham

Não tem de se preocupar caso o seu bebé não gatinhe, pois nem todos o fazem. Muitos bebés fazem uma espécie de rastejar militar, alguns levantam-se, e outros tentam logo começar a andar. Se o seu bebé não tiver um gatinhar mais comum, não se preocupe com isso. Porém, se tiver algum tipo de preocupação acerca do desenvolvimento normal do seu bebé, fale com o seu médico pediatra sobre o assunto.

Votação

Quanto tempo, em média, dura uma consulta com o seu filho no pediatra?