
Com o evoluir da gravidez, a prática de exercido físico deve ser levada com peso e medida. É importante que o exercício físico durante a gravidez não deva jamais potenciar o risco de trauma no abdómen.
O exercício físico intenso aumenta muito a temperatura interna do corpo e órgãos, estando comprovado que não é nada benéfico para o bebé.
Para além disso, existem algumas actividades físicas que podem ser realmente maléficas para o bebé:
- Diversões de adrenalina: escorregas de água, diversões das feiras populares, são desaconselhadas devido à força exercida com a aterragem ou com a descolagem.
- Ciclismo: pedalar pode ser bom no primeiro trimestre, podendo ser aconselhado até ao segundo para quem já faça ciclismo habitualmente. Com a gravidez, o centro de gravidade muda, afectando o equilíbrio, o que pode tornar o ciclismo perigoso.
- Desporto de contacto: futebol, basquetebol, voleibol, artes marciais, podem significar risco de bater contra alguém, ou mesmo de cair e de traumas durante a sua prática, não sendo de todo aconselhadas.
- Esqui e Snowboard: o esqui e o snowboard são desaconselhados pelo risco de queda e de grandes lesões, pois, à medida que a gravidez progride, a barriga cresce e o equilíbrio é menor. Se o esqui é mesmo importante para si, então opte pelo cross-country skiing também conhecido por XC skiing que, para além de ser mais seguro, é óptimo para o sistema cardiovascular. No entanto, deve evitar altitudes superiores a 6.000 metros, pois o oxigénio é mais raro, sendo também mais raro para o bebé.
- Ginástica rítmica: risco de trauma e de lesão no abdómen.
- Equitação: o risco de queda e de lesão desaconselham esta prática.
- Sauna: deve-se evitar. Embora não seja propriamente uma actividade física, por vezes está ligada à prática de exercício físico. Esta prática é perigosa para uma grávida, pois o sobreaquecimento do corpo está ligado a defeitos de nascença no bebé.
- Corrida: a corrida em moderação durante o primeiro trimestre não é desaconselhada, caso seja praticante habitual. Depois do primeiro trimestre aumenta o risco de queda, por isso, é preferível que opte por caminhadas mais vigorosas em vez da corrida.
- Mergulho: nem pensar! Enquanto desce, podem formar-se bolhas de ar na corrente sanguínea, o que pode ser muito perigoso para si e para o bebé.
- Surf: existe o risco de trauma e de queda.
- Ténis: devido ao problema de equilíbrio, das quedas de tensão súbitas e do aumento do tamanho da barriga é desaconselhado, especialmente a partir do segundo trimestre.
Seja inteligente na escolha de actividades de exercício físico durante a gravidez. Mesmo que seja uma pessoa muito activa antes de engravidar, ligado à prática do exercício físico existe sempre o risco de parto prematuro, ou restrições do crescimento intra-uterino. Deve restringir e seleccionar o nível de exercício físico que pratica, especialmente no segundo e terceiro trimestre da gravidez. Também deve conversar com o seu médico para que ele a aconselhe acerca do melhor tipo, e nível de exercício físico, ideal para si e para o seu bebé.
Deve parar de fazer exercício se surgir algum dos seguintes sintomas:
- Sangramento vaginal
- Falta de fôlego
- Tontura ou sensação de desmaio
- Dores de cabeça
- Dor no peito
- Fraqueza muscular
- Inchaço (pode indicar um coágulo sanguíneo)
- Contracções
- Diminuição do movimento fetal
- Libertação de líquidos vaginais