
Nem sempre é possível amamentar um bebé com leite materno, e quando isso já não é opção tem de se recorrer aos inúmeros leites e fórmulas que existem.
O leite de vaca como se compra normalmente, não pode ser administrado a um bebé. Este leite tem de sofrer um processo de transformação para se aproximar do leite materno. Porém, a proteína do leite de vaca é a mais utilizada para a reconstituição da maioria dos leites disponíveis no mercado.
Em algumas fórmulas e leites de transição a proteína da soja é também utilizada para a sua base, devendo este tipo de alimentação deve ser feita em concordância com o pediatra.
Os leites ou fórmulas para os bebés lactentes podem utilizar-se durante os primeiros 12 meses de vida, tendo em atenção que satisfaçam todas as necessidades do bebé quando são usadas em exclusivo.
A partir do 4º mês a combinação com outros alimentos deve começar a ser feita.
É importante ter-se em conta alguns aspetos relativos a estes leites e fórmulas:
- A lactose deve ser o hidrato de carbono em maior quantidade
- A quantidade de proteínas não deve ultrapassar a capacidade de digestão do bebé
- Devem ser baixos em sódio
- Devem ser enriquecidos com ferro a partir do 6º mês
- Os leites de transição podem ser integrados na alimentação do bebé a partir do 4º mês e até cerca dos 12 a 36 meses de idade.
Existem diversos leites e fórmulas infantis que usualmente se caracterizam por:
- Lactentes/ leite 1 - até cerca dos 4 a 6 meses de idade, quando o leite ainda é a única fonte alimentar do bebé
- Transição/ leite 2 - dos 4 aos 12 meses, quando são introduzidos os alimentos sólidos
- Crescimento / leite 3 - dos 12 meses aos 36 meses - são também de transição e têm em vista prevenir a introdução precoce do leite de vaca
Hoje em dia existem inúmeros tipos de leites de transição feitos de acordo com as distintas necessidades dos bebés, desde leite de transição hipoalergénicos, à base da proteína de soja, sem lactose, anti-regurgitação, dieta… Para saber qual é o indicado ao seu bebé, deverá de consultar o pediatra.