
Lidamos com mil e uma tarefas no dia-a-dia e quando um dos nossos filhos está doente tudo se complica ainda mais! Todo o trabalho triplica: avaliar a febre, gerir medicação (doses e horários) e ainda dar-lhes algum mimo para além do que já é habitual, pois os miúdos acabam por ficar mais dependentes dos pais nestas alturas. O mimo da mãe e do pai ninguém consegue substituir, mas sabia que existe uma aplicação que ajuda mesmo muito com o restante processo?
App febre-i-dor
Isso mesmo: há uma app que nos ajuda verdadeiramente quando os mais pequenos adoecem. E como valorizamos tudo aquilo que é criado para ajudar os pais em toda esta jornada, não podíamos deixar de a referir.
A Bene Farmacêutica criou a aplicação febre-i-dor, disponível para smartphones iOS e Android, que se revela uma aliada para todos os pais. A premissa é simples: ajudar os pais a gerir a medicação das crianças. A app permite criar um perfil para cada criança e fazer os registos relacionados com a febre e a medicação tomada durante o período de doença. Assim, os pais ficam com um histórico de cada filho e sentem-se mais organizados durante estes dias menos bons. Cada perfil febre-i-dor inclui um histórico de episódios, medições e medicação, que pode, posteriormente, ser mostrado ao pediatra (ou até partilhado em tempo real).
As funcionalidades principais da aplicação febre-i-dor são as seguintes:
- Aconselhamento na medicação – um conjunto de alertas para que nunca se esqueça de medir a temperatura ou administrar a medicação adequada.
- Aconselhamento relativo à dosagem indicada de medicação para cada criança – uma calculadora que, consoante o peso da criança, indica qual a dosagem de ibuprofeno ou paracetamol a administrar.
- Aconselhamento imediato – conforme a temperatura registada, a app sugere o melhor caminho a seguir (aguardar, administrar ibuprofeno ou optar por paracetamol).
- Criação de alertas programáveis para medicação periódica.
- Ajuste da medicação ao perfil da criança – a app permite personalizar a dosagem de cada medicamento, conforme as instruções do médico ou farmacêutico, e consultar sempre que necessário.
- Registo de episódios de febre e dor.
- Partilha de perfis (e toda a informação que estes contêm) entre vários utilizadores (pais, familiares, cuidadores e/ou profissionais de saúde) em tempo real – para que possam acompanhar a evolução da doença.
Testámos a app… e aprovámos!
Foi-nos lançado o desafio de testar a aplicação e assim o fizemos! Não foi preciso muito para percebermos que a aplicação é realmente útil no dia-a-dia de uma criança doente e de uns pais preocupados e cansados.
Mas… começamos pelo princípio: quem nunca ficou em dúvida sobre a quantidade de medicação a dar? Quem nunca se esqueceu se já tinha dado, ou não, a medicação devida? Quem nunca saiu de casa com receio de que o outro cuidador se esquecesse de dar a medicação à criança? Quem nunca se esqueceu dos horários? Não é difícil que qualquer uma destas situações ocorra, principalmente quando os nossos pequenos estão doentes, tristonhos e rabugentos e quando as horas de sono escasseiam. A app febre-i-dor elimina este cenário mais negro e, se usada com regularidade, permite viver estes dias com mais descanso. De forma simples, a partir do seu telemóvel, consegue ter um controlo muito maior e ter a certeza que as dosagens são as certas. Na hora de falar com o pediatra, usar os registos da app é um benefício indiscutível!
Para além de todas estas vantagens óbvias, a app é muito simples e fácil de usar e permite criar contas para os diferentes filhos – porque se com um já não é fácil, com dois, três (…) tudo pode complicar ainda mais! O trabalho difícil fica a cargo da app febre-i-dor e nós ficamos um bocadinho mais descansados para mimar muito os nossos pequenos doentinhos. Mais uma grande vantagem? É completamente gratuita!
Com que valor pontuamos esta app de 0 a 10? 20! : )
Este artigo foi escrito em parceria com a Bene Farmacêutica, mas todas as opiniões são imparciais e reais.