Ainda que, em alguns casos, a amamentação possa ser dolorosa, na maioria das vezes é uma experiência maravilhosa que une a mãe e o bebé recém-nascido. O mundo da amamentação materna está repleto de curiosidades que a transformam num momento muito especial entre mães e filhos – escolhemos algumas:
- A subida do leite pode ser repentina. Pode acontecer só de pensar no bebé, de ver uma fotografia ou de ouvir o bebé a chorar.
- Mamar acalma o bebé e alivia-o de quase todas as dores. Dar-lhe de mamar enquanto está a receber vacinas pode ser uma excelente ajuda para que não chore
- Se vai viajar de avião com o seu bebé, poderá tentar que o momento de descolagem e aterragem coincida com os momentos de amamentação – dessa forma, diminuirá a pressão nos ouvidos do bebé e ele viajará mais tranquilo.
- Dar de mamar faz com que a mãe fique de bom humor: liberta oxitocina – a hormona do amor – tanto na mãe como no bebé e cria entre os dois um vínculo muito forte e, para além disto, ajuda a relaxar e diminui o stress.
- Dar de mamar pode ajudar os pais a poupar cerca de 600 euros por ano.
- Quando nasce, o estômago do bebé é do tamanho de uma cereja por isso as poucas gotinhas de colostro que mama são suficientes para que ele fique satisfeito. O estômago não estica com a entrada de uma maior quantidade de leite por isso o bebé bolsa a quantidade que sobra.
- O leite materno é uma substância viva e não é comparável ao leite de fórmula, por muito bom que este seja. Se for observado ao microscópio, no leite materno vemos um monte de células que se movem e, desta maneira, o leite vai-se adaptando ao bebé e às suas necessidades. De noite, por exemplo, o leite faz com que o bebé durma melhor.
- Dar de mamar pode ser, efetivamente, um método anticoncepcional com uma eficácia de até 98% se a mãe der de mamar a cada 2 ou 3 horas durante os primeiros 6 meses de vida do bebé.
- Ainda que tenham passado alguns meses depois de deixar de amamentar, podem sair algumas gotas de leite se o peito for estimulado. Também podem sair algumas gotas de leite durante a gravidez.
- O leite sai de alguns buraquinhos à volta do mamilo por isso é importante que o bebé agarre bem o peito (a boca deve cobrir a aréola).
- O bebé mama mais na primeira mama do que na segunda, por isso é importante que se vá intercalando ao longo das vezes que amamenta.
- Não importa se a mãe tem um peito grande ou pequeno.
- Para estarem confortáveis durante o momento de amamentar, o melhor é que os estômagos do bebé e da mãe estejam frente a frente.
- A amamentação não só é boa para a saúde do bebé e da mãe, também afeta a inteligência do bebé e a obesidade ou o peso a mais.
- Estudos demonstram que a amamentação prolongada pode reduzir o risco de cancro entre 11% e 24%.
- Doar leite pode ajudar a salvar vidas, sobretudo em bebés prematuros. Os bancos de leite são uma iniciativa solidária que pode mudar a vida de alguns bebés.
- A amamentação ajuda a diminuir a dor crónica após cesariana ao libertar hormonas que produzem um efeito agradável.
Como podem ver, dar de mamar tem muitas razões para parecer um pequeno milagre que se produz entre mãe e filho. No entanto, há que saber que não há uma única forma de amamentar e cada mulher é única!