Em dezembro/09, comprei um bambu mossô.Estava tão saudável...Lindo!
Segui todas as orientações de cuidados,mas em abril/10, percebi que as pontas das folhas estavam secas,então mudei o vaso para próximo a Janela,mas de nada adiantou.Comecei a pesquisar na net e li sobre fungos, ao examinar a planta descobri uma manchas brancas, parecidas com teia de aranha.Comprei um inseticida na casa de jardinagem, apliquei e não melhorou.Fiz até as receitas caseiras,mas não adiantou.Fui até a loja onde comprei o bambu e expliquei o que havia acontecido.Um funcionário veio até minha residência,disse que o fungo já havia sugado boa parte da seiva e que eu teria que tirar todas as folhas e continuar tratando a planta para que a mesma voltasse a brotar.Já se passaram três meses e não vi melhora nenhuma, alías, a cor do tronco mudou,está marrom e os galhos secos.
Gostaria de saber de vocês se ainda há chances de salvar o meu bambu,pois ver os galhos sem folhas me deixa muito triste,mas ao mesmo tempo não gostaria de desistir dele.
Vcs poderiam me ajudar?
Pesquisar:
Bambu mossô muito doente.Me ajudem!
20 Aug, 2010
#1
Bambu mossô muito doente.Me ajudem!
Olá Kelly,
Desistir da planta é a ultima coisa de deve fazer!
Algumas coisas de deve saber sobre os bambu mossô:
- o bambu-mossô prefere solos bem permeáveis e férteis, principalmente quando novos.
- Desenvolve-se melhor a sol-pleno e tolera interiores, desde que bem iluminados.
- Sua floração dificilmente pode ser vista. Nesta espécie, ocorre a cada 67 anos.
- As regas devem ser semanais.
- Reproduz-se pela emissão de novos colmos pelo rizoma, que interliga muitos colmos entre si. Por isso, os primeiros colmos são mais finos e à medida que o número de colmos aumenta, sua grossura e altura também aumentam. A grossura da base da nova brotação será sua grossura definitiva e, assim que soltar as primeiras folhas, não crescerá mais em altura.
Pelo que, quando refere que mudou o vaso para a janela deduzo que o mesmo estivesse à sombra logo com pouca incidência dos raios solares. Pelo que tará sido essa uma das possíveis causas do mal da planta.
Sugestões de melhoria:
- fertilizar o solo, regar 1 vez à semana, colocar ao exterior (varanda) para apanhar mais raios solares.
Espero ter ajudado e vá dando noticias sobre a recuperação da planta.
Atentamente,
David Fernandes