10 vegetais que podem ser plantados em contentores

Sem votos

Com a chegada da primavera e verão, surge muitas vezes o desejo de plantar alimentos e fazer jardinagem. Contudo, muitos acabam por não se envolver nesta atividade por crerem que não reúnem as condições necessárias ao seu sucesso. Para as pessoas que gostam de cultivar e preservar a sua própria comida, mas que infelizmente não possuem um terreno ou jardim ao ar livre, aqui estão 10 vegetais que podem ser facilmente plantados em recipientes.

1. Courgette

Todos os tipos de courgette crescem bem em contentores. Na realidade, a courgette é capaz de se desenvolver em praticamente qualquer lugar onde seja plantada. Trata-se de um vegetal muito resistente e versátil, exigindo pouco mais do que alguns contentores, sementes e alguma manutenção. É apenas importante ter em mente que será necessário colher as courgettes regularmente quando elas começarem a crescer a bom ritmo, de modo a evitar que o contentor fique atolado. O proprietário deve ser capaz de obter cerca de três courgettes por semana, sendo importante colhê-las de modo a dar espaço para que outras se desenvolvam.

2. Espinafre

O espinafre também cresce muito bem em recipientes. Neste caso, será necessário um recipiente de cerca de 20 cm de profundidade para cada planta espinafre. Trata-se de um vegetal um pouco sensível ao calor, pelo que se evitar a luz solar direta, caso contrário as folhas murcharão. Durante o verão, deve escolher-se um local ao ar livre com bastante sombra para colocar os recipientes. Também é possível crescer espinafre dentro de casa, aliás, este vegetal cresce muito bem durante os meses de inverno.

3. Pepino

Na maioria dos casos, é possível cultivar pepino em recipientes durante todo o inverno. Além disso, pode-se cultivá-lo verticalmente de modo a maximizar o espaço disponível. Basta deixá-los crescer como videiras ao lado de sua casa. Deve-se certificar que existe abundância de espaço para as vinhas e estas devem ser colhidas regularmente, de modo a que não pesem demasiado e fiquem enfraquecidas.

4. Repolho

O repolho é bom para a jardinagem em recipientes e não precisa de muito espaço. É possível cultivar cerca de cinco plantas de couve num recipiente de 50 cm e o seu cultivo pode ser iniciado com transplantes ou sementes, o que o proprietário preferir. É importante nunca permitir que fiquem secos, mas também não se deve exagerar na água, e deve estar disponível um pouco de luz solar indireta todos os dias.

5. Alface

A alface é um dos vegetais mais fáceis de cultivar em recipientes. Pode-se colocar os recipientes na varanda ou deck e começar a plantar no final do inverno para a próxima temporada de plantio. Basta semear as sementes de alface diretamente na terra dentro de um recipiente grande. Além disso, pode-se plantar alface com outras verduras, tais como coentro ou rúcula, caso seja preciso economizar espaço.

6. Rabanete

Os rabanetes são responsáveis por adicionar um punhado de sabor a saladas e outros pratos e podem ser cultivados facilmente em recipientes. Os rabanetes vermelhos podem ser cultivados em praticamente qualquer recipiente que se tenha à mão. Os rabanetes brancos prosperam muito bem em baldes de tinta vazios ou recipientes semelhantes. Este vegetal é consistentemente recomendado para jardineiros principiantes, na medida em que cresce com muita facilidade e dá a garantia de uma grande colheita. Basta regá-los todos os dias e colocá-los ao lado de uma janela ou no pátio para receberem um pouco de luz solar durante algumas horas.

7. Cenoura

As cenouras podem ser cultivadas em recipientes e irão prosperar durante todo o ano, desde que cuidadas adequadamente. É importante fornecer a quantidade de água ideal, sem exagerar. Cultivá-las em recipientes segue aproximadamente as mesmas regras comparativamente a cultivá-las num jardim. Os recipientes devem ter furos para drenagem e deve ser possível notar algum crescimento após cerca de sete dias. As cenouras necessitam de um pouco de luz diária, podendo esta ser natural ou artificial.

8. Beterraba

A beterraba pode ser facilmente cultivada em recipientes. Ela pode ser cultivada dentro de casa durante a maioria das estações do ano e não é necessário germiná-la num recipiente e, de seguida, transferi-la para outro. Na verdade, beterraba prefere crescer sem ser perturbada, por isso, deve-se escolher um recipiente de tamanho adequado antes de plantar.

9. Cebola

As cebolas são conhecidas por crescerem muito bem em contentores, desde que lhes seja dado o espaço adequado. Deve-se escolher um recipiente que tenha pelo menos 12 cm de profundidade de modo a que permita a cebola crescer e atingir o seu tamanho total. As cebolas não requerem muita manutenção, sendo possível conseguir uma boa colheita sem grande trabalho.

10. Beringela

Fazer com que a beringela cresça num recipiente é relativamente fácil e, dependendo do tamanho do contentor, poderá ser possível colocar um par de sementes em cada um. Deve-se escolher recipientes com pelo menos 14 cm de profundidade, sendo que vasos de barro são excelentes para este vegetal porque eles direcionam o calor para a planta, embora se possa utilizar outros recipientes.  

Sem votos