Jardim/Horta em Casa

5 entradas / 0 novas
Última mensagem
aras
Jardim/Horta em Casa

Olá Boa Tarde,

Não percebo muito de jardinagem nem agricultura mas adoro faze-lo! Não só me traz boas recordações das férias de infância com os meus avós como é bastante relaxante!
Tenho um terraço com grandes canteiros onde comecei a fazer uma pequena horta, flores e algumas (poucas) arvores de fruto. A questão é que passado um tempo aparece tudo infestado de bichinhos brancos saltitantes. Isso acontece em coisas tão diferentes como no tomateiro, alface, etc como nas roseiras,etc, é geral.
Para além disso, a minha romazeira começou a ter uma romãs mas acabaram todas por cair devido a uns bichos pretos que se apoderaram dos frutos e os fizeram cair.
Preciso da v/ajuda para identificar o tipo de praga que tenho em "mãos" para poder pesquisar o melhor insecticida orgânico.
Obrigada!

David Fernandes
Olá Aras, Assim à primeira

Olá Aras,

Assim à primeira vista não vejo qual a praga que deva ser... umas fotos seguramente dariam uma grande ajuda na identificação da espécie...

quanto ao insecticida orgânico podes fazer-lo tu mesmo... é só seguir as indicações deste artigo: http://omeujardim.com/artigos/como-fazer-pesticida-organico-casa

Em relação ao aparecimento das pragas... existem muitos motivos para tal acontecer mas um deles é seguramente a má aplicação da rega, ou seja, regar em alturas do dia não aconselhadas...

Abraço!

David Fernandes

aras
Re:

Boa Tarde,

Peço desculpa por tardar em retornar a s/amável resposta.
Estive de férias 2 semanas e quando voltei parecia que a praga se tinha alastrado ainda mais.
Tirei algumas fotos, conforme sugeriu para ver se me consegue ajudar.Espero que estejas perceptiveis.
A foto1 é da folha da beringela que antes de ir de férias estava limpinha. A foto2 é da folha da romãzeira que é a que está pior e faz com que qualquer fruto que nasça não resista e cai. A foto3 é de uma das roseiras.
Pode-me ajudar a perceber o que se passa? E se os produtos organicos são potentes nestes casos e aplicaveis em qualquer planta ou há alguns mais especificos para determinadas especies?

David Fernandes
Olá aras, As fotos 1 e 3

Olá aras,

As fotos 1 e 3 dá-me a entender que é a cochonilha que normalmente surge porque existe debilidade ou falta de nutrientes na planta acontece também no verão quando o ar está quente e falta humidade no ambiente, ou mesmo quando as plantas mostram folhagem densa e apertada no maciço. A forma de prevenir e curar num tratamento caseiro é limpar as carapaças das cochonilhas com algodão ou cotonetes impregnados em álcool e borrife com sabonária. Mesmo assim é essencial facilitar a circulação em redor das plantas e a humidade ambiental.

Já a 2ª foto parece-me que é o pulgão que surge quando o tempo está seco e quente e o solo está ressequido, existe excesso de adubos ricos em azoto, os solos são compactos ou a drenagem é incorrecta e onde as daninhas proliferam na zona de invasão.

Uma forma de prevenir e curar é evitar o uso de adubos ricos em azoto que estimulem a saída de novos rebentos. Sendo esta a principal luta contra o pulgão. Também pode burrifar de forma preventiva as plantas com sabonária ou uma infusão de urinas.

Para terminar pode ler este artigo aqui do O Meu Jardim: http://omeujardim.com/artigos/principais-doencas-plantas

Espero ter ajudado e boa sorte com a erradicação das pragas...

David Fernandes

aras
Boa Noite David, Pelo que

Boa Noite David,

Pelo que percebi das suas dicas, parece-me haver um problema com a rega praticada e também com o adubo.
De qualquer forma vou ler o artigo aconselhado com atenção e proceder à sabonária para erradicação das pragas.

Muito Obrigada pela ajuda!

Já agora...sabe dizer onde poderá haver cursos de plantas aromaticas e medicinais ou de agricultura biologica (para não agricultores, claro!) na zona de Lisboa?

Cumprimentos,
Raquel

Inicie sessão ou registe-se para comentar.