Bambu mossô muito doente.Me ajudem!

2 entradas / 0 novas
Última mensagem
Kelly Duarte
Bambu mossô muito doente.Me ajudem!

Em dezembro/09, comprei um bambu mossô.Estava tão saudável...Lindo!
Segui todas as orientações de cuidados,mas em abril/10, percebi que as pontas das folhas estavam secas,então mudei o vaso para próximo a Janela,mas de nada adiantou.Comecei a pesquisar na net e li sobre fungos, ao examinar a planta descobri uma manchas brancas, parecidas com teia de aranha.Comprei um inseticida na casa de jardinagem, apliquei e não melhorou.Fiz até as receitas caseiras,mas não adiantou.Fui até a loja onde comprei o bambu e expliquei o que havia acontecido.Um funcionário veio até minha residência,disse que o fungo já havia sugado boa parte da seiva e que eu teria que tirar todas as folhas e continuar tratando a planta para que a mesma voltasse a brotar.Já se passaram três meses e não vi melhora nenhuma, alías, a cor do tronco mudou,está marrom e os galhos secos.
Gostaria de saber de vocês se ainda há chances de salvar o meu bambu,pois ver os galhos sem folhas me deixa muito triste,mas ao mesmo tempo não gostaria de desistir dele.
Vcs poderiam me ajudar?

David Fernandes
soluções de melhoria

Olá Kelly,

Desistir da planta é a ultima coisa de deve fazer!

Algumas coisas de deve saber sobre os bambu mossô:

- o bambu-mossô prefere solos bem permeáveis e férteis, principalmente quando novos.
- Desenvolve-se melhor a sol-pleno e tolera interiores, desde que bem iluminados.
- Sua floração dificilmente pode ser vista. Nesta espécie, ocorre a cada 67 anos.
- As regas devem ser semanais.
- Reproduz-se pela emissão de novos colmos pelo rizoma, que interliga muitos colmos entre si. Por isso, os primeiros colmos são mais finos e à medida que o número de colmos aumenta, sua grossura e altura também aumentam. A grossura da base da nova brotação será sua grossura definitiva e, assim que soltar as primeiras folhas, não crescerá mais em altura.

Pelo que, quando refere que mudou o vaso para a janela deduzo que o mesmo estivesse à sombra logo com pouca incidência dos raios solares. Pelo que tará sido essa uma das possíveis causas do mal da planta.

Sugestões de melhoria:

- fertilizar o solo, regar 1 vez à semana, colocar ao exterior (varanda) para apanhar mais raios solares.

Espero ter ajudado e vá dando noticias sobre a recuperação da planta.

Atentamente,

David Fernandes

Inicie sessão ou registe-se para comentar.