Qual o melhor cortador de relva para o seu jardim

Média: 4.3 (3 votos)
Cortador de relva para o jardim

Um cortador de relva é um equipamento de extrema importância no que ao cuidar de um jardim diz respeito. Saiba qual o melhor cortador de relva para o seu jardim e faça com que a manutenção do seu relvado seja uma atividade divertida e apaixonante.

Existem vários tipos de cortadores de relva disponíveis no mercado e é muito difícil escolher um entre os demais. Para escolher o melhor cortador de relva para o seu jardim, é necessário conhecer e observar os aspetos seguintes:

Tipos de cortadores de relva

Ao adquirir um cortador de relva, uma das primeiras escolhas que tem de fazer passa por escolher o tipo de corta relvas mais adequado para o seu jardim. Das várias hipóteses de compra que tem ao seu dispor, pode optar por escolher entre um cortador de relva manual, a gás, com baterias ou a eletricidade.

Os cortadores de relva elétricos

Os cortadores de relva elétricos têm a grande desvantagem de necessitarem de um fio ligado à tomada para funcionarem, o que faz com que a sua utilização seja impraticável para aqueles que têm grandes propriedades.

Se optar por um cortador de relva elétrico, tenha em atenção que é necessário ter uma extensão que seja comprida o suficiente para ligar o cortador de relva a uma tomada elétrica. Tenha muito cuidado ao manobrar o corta relvas elétrico para que este não passe por cima do fio elétrico.

Por outro lado, é de realçar que uma das grandes vantagens de um cortador de relva elétrico é a de que este não requer uma manutenção mínima e é amigo do meio ambiente.

Os cortadores de relva a bateria

A principal desvantagem dos cortadores de relva a bateria é a de que esta dura apenas 60 a 90 minutos. Para uma operação de limpeza que demore mais tempo, é necessário que tenha outras baterias disponíveis. Numa perspetiva a longo prazo, este tipo de corta relvas podem ser muito dispendiosos, uma vez que as baterias utilizadas são caras e precisam de ser substituídas regularmente.

Os cortadores de relva a gás

Os cortadores de relva a gás têm tendência para serem mais dispendiosos que os restantes cortadores de relva. São um tipo de corta relvas que precisam de ser recarregados conforme necessário e a sua manutenção exige cuidados regulares. Dos cortadores de relva existentes no mercado, o corta relvas a gás é o mais ruidoso de operar e, como tal, é aconselhável a utilização de protetores auriculares quando ele se encontra em funcionamento.

Os cortadores de relva manuais

Os cortadores de relva manuais são os que obrigam a um maior esforço físico para cortar e aparar um determinado relvado. Tratam-se de corta relvas muito úteis para todas as pessoas que têm jardins pequenos e relvados nivelados. Estes são, sem dúvida, os cortadores de relva mais económicos e amigos do meio ambiente.

Escolher entre um cortador de relva de empurrar ou de autopropulsão

Outro fator de diferenciação na escolha de um cortador de relva prende-se com o facto de ele ser de empurrar ou de autopropulsão.

Os corta relvas de autopropulsão

Se não quer ter muito trabalho na manutenção do seu jardim, ou se este é muito inclinado, deve optar por um corta relvas automático, isto é, um de autopropulsão. Este tipo de cortador de relva faz quase todo o trabalho sozinho, o que permite poupar esforços e energias. É de destacar que este equipamento é o mais caro entre os demais e isso condiciona e muito a sua aquisição.

Os corta relvas de empurrar

Os cortadores de relva de empurrar obrigam a um maior esforço físico, uma vez que necessita de o empurrar para realizar a manutenção de um relvado. Por outro lado, são equipamentos mais económicos do que os demais e é por isso que são muito procurados no mercado.

Conhecer o raio da curva de um cortador de relva

O raio da curva que um cortador de relva apresenta é um dos elementos a considerar antes de efetivar a sua compra. Os corta relvas apresentam um raio específico ao curvar que é de extrema importância para cortar a relva nos terrenos mais difíceis e irregulares. Quanto menor for o raio da curva de um cortador de relva, mais fácil é o corte da relva ao redor de árvores e arbustos.

Selecionar a largura das lâminas de um cortador de relva

Os cortadores de relva têm lâminas com larguras diferentes e estas vão determinar a quantidade de relva que será cortada de uma vez só. Existem corta relvas para todos os gostos e tamanhos e, dessa forma, deve selecionar a largura de uma lâmina de acordo com a extensão do seu relvado. A largura de uma lâmina oscila entre os 50 centímetros, para os modelos mais pequenos, e os 185 centímetros para os modelos maiores. Quanto maior for a lâmina de um corta relvas, mais rápida será a manutenção de um jardim.

Adquirir um corta relvas com saco próprio para as aparas de relva

Alguns cortadores de relva têm sacos próprios que estão embutidos na traseira ou na parte lateral e estes têm a missão de recolher a relva cortada, impedindo que ela fique espalhada ao longo do jardim. Este é, sem dúvida, um acessório muito importante para a arrumação, organização e limpeza de um relvado.  No entanto, existem outros tipos de corta relvas que garantem um corte tão fino que fazem com que a relva cortada seja utilizada como fertilizante do próprio relvado. Atualmente, é muito comum utilizar a relva cortada para fazer fertilizante orgânico, uma vez que esta se encontra carregada de nitrogénio, fósforo, potássio e outros nutrientes essenciais à saúde e ao crescimento de uma relva forte e saudável.

Média: 4.3 (3 votos)