Principais vantagens de manter um diário de jardinagem

Média: 4.2 (5 votos)

Para além de ser uma atividade relaxante e muito gratificante, a jardinagem requer ainda uma boa dose de organização, sabedoria e alguns truques sazonais… daí a importância de manter um diário de jardinagem! Este pequeno livro guardará todos os segredos do seu jardim, assegurando assim a sua beleza e saúde ao longo de todo o ano.

Livros sobre plantas

O que é um diário de jardinagem?

Elaborar um diário de jardinagem é uma solução prática, útil e criativa para manter controladas todas as intervenções e operações efetuadas num jardim. Deve conter informações acerca das diferentes tarefas realizadas, da forma como tais foram concebidas, o estado do tempo, os êxitos e fracassos, ou mesmo pensamentos pessoais acerca das experiências levadas a cabo. Para além de existirem diários e cadernos de jardinagem próprios para o efeito já disponíveis em livrarias/papelarias, qualquer pessoa pode criar o seu próprio exemplar se assim desejar. O interesse em elaborar um diário de jardinagem reside também no facto de este poder ser personalizado! Para fazê-lo, basta recorrer a um bloco ou caderno (de espiral, simples, ou de capa dura), forrar, organizar e decorar a gosto.

O que escrever num diário de jardinagem?

É conveniente que os conteúdos transcritos no diário de jardinagem sejam divididos por meses (e, claro, pelos respetivos dias que os compõem), com anotações relativas à estação do ano, sempre que for necessário. Será ainda boa ideia fazer balanços anuais, de forma a facilitar a comparação de dados e permitir o apontamento de tarefas a realizar no ano seguinte, pela mesma altura. Pode ainda tomar nota de plantas ou flores que gostaria de semear, jardins que gostaria de visitar ou questões que queira colocar a um amigo jardineiro. Um diário de jardinagem pode ainda ser enriquecido com desenhos e/ou fotografias captadas no jardim, bem como com folhas e flores secas. Outra alternativa passa por descarregar online documentos especialmente concebidos para registos de jardinagem e assim organizar o seu diário. Basicamente, este funcionará como uma agenda especialmente concebida para acompanhar e assinalar todo o trabalho dedicado à jardinagem ao longo de 365 dias.

7 vantagens de um diário de jardinagem

Em termos práticos, as vantagens de criar e manter um diário de jardinagem prendem-se com vários fatores:

  1. A possibilidade de anotar, no diário de jardinagem, a lista de compras e encomendas de material, sementes e plantas tornará mais fácil o controlo de custos e de despesas.
  2. A manutenção dos utensílios do jardim será também facilitada, mediante o registo dos respetivos cuidados que este requer (afiar tesouras de poda, adquirir estacas, luvas, pás, etc.) e das datas da sua aquisição, o que permite verificar a durabilidade das ferramentas de jardinagem e assim averiguar as marcas cuja aquisição realmente compensa.
  3. A sementeira, plantação, poda, fertilização, transplante de plantas e arbustos, enxertos, rega… estas e outras tarefas, quando registadas, permitem orientar a atividade periodicamente, ajudando a respeitar pontualmente os intervalos de tempo exigidos para o cumprimento de cada tarefa.
  4. Também permite anotar dados de atividades que complementam a jardinagem (alimentação dos pássaros, por exemplo), o que, mais uma vez, garante a boa gestão de tarefas no espaço exterior.
  5. Ao registar as características de cada espécie de plantas, flores, legumes, vegetais e afins, a par das condições climatéricas de cada época, será mais simples avaliar qualitativamente os produtos finais de cada colheita, permitindo fazer os devidos ajustes para otimizar resultados.
  6. Incentivar amigos e familiares a alinhar nesta prática é também útil para comparar técnicas e resultados, e também para conhecer e cultivar espécies diferentes.
  7. Para além de ser um excelente hobby que vem complementar a atividade tão prazerosa que já é a jardinagem, será sempre interessante reler antigos diários de jardinagem para recordar e reaprender.

 

Média: 4.2 (5 votos)