As principais vantagens de fazer biofertilizante

Média: 3.1 (8 votos)

Sendo subprodutos obtidos a partir da fermentação (sem ar) de desperdícios de lavoura ou dejetos de animais misturados em água, os biofertilizantes, conhecidos como fertilizantes orgânicos, têm vindo a assumir como alternativas viáveis aos fertilizantes químicos. Conheça as principais vantagens de fazer biofertilizante e torne-se mais amigo da terra e do ambiente!

Cuidam dos solos

Os biofertilizantes aumentam a quantidade de matéria orgânica presente no solo deixando-o biologicamente vivo, ajudam os terrenos a reter humidade e adicionam substâncias preciosas ao terreno aonde são aplicados.

O nitrogénio, o fósforo, as vitaminas e proteínas figuram entre os nutrientes fundamentais que os biofertilizantes acrescentam aos solos.

Captando o fosfato do solo e o nitrogénio da atmosfera os biofertilizantes transformam esses dois nutrientes em algo salutar que as plantas usam para crescerem mais fortes e saudáveis. Com um pH básico (7,5), os biofertilizantes corrigem o pH do solo proporcionando-lhe uma acidez conveniente.

São amigos do ambiente

Outra das razões pelas quais se devem utilizar biofertilizantes é que a sua ação é muito mais amiga do ambiente do que a dos fertilizantes químicos.

Os biofertilizantes não provocam a salinização dos solos, não contaminam rios, ribeiros ou cursos de água e não libertam gases tóxicos para a atmosfera. Não têm mau cheiro e não desestruturam os solos, ao contrário dos fertilizantes químicos.

Outro fator benéfico do uso dos biofertilizantes é que estes ajudam a diminuir a dependência de produtos feitos utilizando petróleo, fazendo com que a agricultura se torne mais sustentável e menos agressiva para o ambiente.

Permitem a utilização dos desperdícios

Ao fazer biofertilizante o agricultor encontra uma forma eficaz de aproveitar os desperdícios resultantes da quinta, da horta, jardim e até uma maneira de dar utilidade aos excrementos e dejetos dos animais.

Todas essas matérias seriam deixadas por aproveitar e poderiam até provocar poluição ambiental se fossem mal eliminadas. Ao confecionar biofertilizantes o problema dos desperdícios fica solucionado, pelo menos parcialmente, e os resultados são altamente compensadores.

Tornam as plantas mais saudáveis

Uma vez que são melhor alimentadas e fertilizadas, as plantas cuidadas com biofertilizante apresentam melhor qualidade, mais duração e uma maior resistência a pragas, doenças e fungos.

As plantas desenvolvem raízes mais resistentes e suportam melhor os períodos de seca acumulando aminoácidos solúveis em menor quantidade, o que lhes permite defenderem-se de ataques de insetos e de outros inimigos naturais.

...e os alimentos mais nutritivos

As plantas tratadas com biofertilizantes são muito mais saborosas, saudáveis e nutritivas do que as plantas cuidadas com fertilizantes químicos. Dessa forma os biofertilizantes proporcionam uma alimentação mais equilibrada a quem os consome, diminuindo os efeitos colaterais que os químicos sempre acabam por deixar nos jardins de vegetais.

São fáceis de manipular

A fácil manipulação dos biofertilizantes é outra das suas grandes vantagens. Qualquer pessoa é capaz de aprender a utilizar um biofertilizante sem necessidade de recorrer a contas e cálculos de quantidades e de dosagens, como acontece com os fertilizantes químicos. É eliminado também o perigo de intoxicações graves por inalação, efeitos alérgicos e semelhantes.

Oferecem uma maior economia

Os biofertilizantes são muito mais económicos do que os fertilizantes químicos, uma vez que são feitos a partir de matéria-prima que o próprio agricultor já possui.

Também o aumento da qualidade das culturas pode implicar uma maior procura de produtos originando assim maior riqueza para o agricultor. Nunca como hoje se assistiu a um tão enorme entusiasmo em torno da agricultura saudável, e o surgimento de produtos resultantes de formas naturais de tratamento causam sempre curiosidade nos consumidores.

Embora possa também apresentar algumas desvantagens, o uso e produção de biofertilizantes parece ser cada vez mais um sucesso. A agricultura precisa de se renovar e de acompanhar as tendências ambientalistas que felizmente progridem um pouco por todo o mundo, e os biofertilizantes são uma excelente forma de promover e acelerar esse processo.

Média: 3.1 (8 votos)