Os principais cuidados a ter com as plantas interiores no inverno

Sem votos

As plantas de interior têm necessidades diferentes das plantas que se encontram no jardim. Isto inclui plantas que estão no exterior e passam alguma parte do ano no interior. É importante que esteja ciente das necessidades das plantas do seu lar, uma vez que elas podem murchar, secar e morrer se forem mal tratadas.

Variantes como a frequência e quantidade de rega, a qualidade do solo ou a exposição à luz solar deverão ser tidas em conta e estudadas antes da compra da planta e, se lhe oferecerem uma planta, informe-se devidamente de como a deve tratar ao longo do ano. Saiba quais são os principais cuidados a ter com as plantas interiores no inverno ao conhecer as suas necessidades.

A rega controlada

A maior parte das plantas de interior não necessita de ser regada tão frequentemente no inverno como no verão. Deste modo, convém que conheça o tipo de planta e como testar o nível de humidade do solo para poder determinar qual a frequência de rega de que necessita. Se o solo estiver demasiado seco, estará na hora de regar comedidamente. Regar demasiado poderá estragar a sua planta.

A fertilização correta

Ao contrário do que acontece na primavera e no verão, a sua planta não irá necessitar de tanta fertilização no inverno. A sua planta deve ser alimentada, mas com menos frequência e com menos quantidade de fertilizante orgânico. Recomenda-se até a diluição do fertilizante. Nos meses que antecedem a primavera, poderá recomeçar a fertilização mais frequente das suas plantas de interior.

A atenção às doenças e às pestes

Tal como acontece na parte restante do ano, é necessário que olhe pela saúde das suas plantas. Esteja atento a possíveis doenças e pestes que possam surgir, ou seja, verifique a folhagem da sua planta de interior frequentemente. Uma grande ajuda é a limpeza da planta.

A limpeza da planta

Aproveite o inverno para fazer a manutenção devida da sua planta. Leve-a até ao lavatório e limpe as folhas da planta de modo a liberta-las de pó e outros problemas de modo a que a sua planta de interior se mantenha limpa, isenta de pestes e para que esta respire melhor.

A atenção à temperatura

As necessidades da sua planta são diferentes no inverno. Deverá estudar quais as temperaturas adequadas para a sua planta de interior no inverno, durante o dia e durante a noite. A temperatura é um fator importante para a saúde da sua planta de interior.

A humidade adequada

No que diz respeito à humidade, deverá tê-la em atenção. As plantas precisam de alguma humidade para se manterem saudáveis, mas não deve exagerar. Deverá colocar um prato debaixo do vaso com gravilha e alguma água mas certifique-se que a parte inferior do vaso não está em contacto direto com a água.

O tratamento correto da planta

A sua planta de interior não deverá estar em contacto com o vidro da janela, não deverá estar exposta a ventiladores, ventoinhas e correntes de ar e, adicionalmente, deverá respeitar o descanso da planta, deixando-a permanecer no vaso em que se encontra durante todo o inverno. Quando surgir crescimento, já na primavera, será a sua deixa para, caso se aplique, mudar a planta de vaso.

Assim sendo, podemos concluir que a manutenção das plantas de interior no inverno não é demasiado complicada. Com alguns cuidados, verá que a sua planta de interior se manterá saudável durante o inverno e ficará bela e frondosa quando a primavera chegar. Tenha em atenção a rega comedida, a fertilização escassa, a manutenção da saúde e limpeza das suas plantas, bem como a temperatura e humidade a que a planta está exposta. Com estes cuidados, a sua planta estará sempre radiante!

Sem votos