Que iluminação deve colocar no jardim

Média: 4 (3 votos)

A iluminação desempenha um papel preponderante na decoração e constituição de um jardim. Saiba que iluminação deve colocar no jardim e dê uma nova vida e beleza ao seu espaço exterior.

A correta iluminação de um jardim vai fazer com que este tenha uma aparência mais requintada e luxuosa, especialmente durante a noite ou com condições climatéricas mais escuras e sombrias. Quanto mais grandiosa for a iluminação e diversidade de plantas e cores de um jardim, mais refinada será a sua aparência aos olhos de todos os transeuntes e curiosos.

A escolha da iluminação

Para escolher a melhor iluminação para o seu jardim, deve cumprir com os aspetos seguintes:

Analisar o mercado: o paisagismo tem os seus próprios equipamentos, ferramentas e acessórios, no entanto, é fundamental que se realize um reconhecimento prévio acerca dos materiais que se encontram disponíveis no mercado para escolher os mais apropriados para a decoração e constituição de um jardim.

Observar todos os procedimentos de segurança: tenha em mente que a escolha da iluminação deve respeitar todos os procedimentos de segurança e estes nunca devem ser colocados em causa. A segurança deve estar sempre em primeiro lugar e só depois de esta estar assegurada é que se pode avançar para outras fases.

Escolher a iluminação: no capítulo estético, a escolha da iluminação depende dos gostos específicos de cada um. Deve partir do pressuposto que o jardim deve ter um ambiente tão agradável e confortável como quando se encontra dentro de casa. Nesse sentido, a iluminação deve ser criteriosamente escolhida para que as festas, churrascos ou qualquer tipo de ocasiões festivas que se comemorem no jardim sejam um autêntico sucesso.

Os tipos de iluminação existentes

Atualmente, existem muitos tipos de iluminação que podem ser utilizados na decoração de um jardim ou espaço exterior. Dos mais importantes, destacam-se os seguintes:

A iluminação Malibu

É um dos tipos de iluminação mais conhecidos em todo o mundo e isso deve-se ao facto de não requerer qualquer tipo de instalação elétrica. É um tipo de iluminação muito eficaz e económica, uma vez que é alimentada através da energia solar. Trata-se de uma das alternativas mais viáveis para a iluminação exterior de caminhos e passeios e pode ser utilizada em jardins públicos e privados.

A iluminação ascendente

As luzes de iluminação ascendentes oferecem uma maior segurança contra possíveis invasores, uma vez que iluminam por completo toda uma área. Estas podem ser colocadas contra cortinas, paredes, colunas, vidros das janelas e tetos e são muito apreciadas por garantirem uma luz ambiente suave e difusa. Ao adquirir uma iluminação ascendente de baixa tensão para o seu jardim, estará a iluminar todos os caminhos que vão dar à sua residência. Também pode optar pela colocação de uma ou duas luzes fluorescentes junto das entradas, de modo a desencorajar a entrada de pessoas estranhas. Uma casa iluminada está mais bem protegida e isso é fundamental para garantir a sua segurança.

A iluminação descendente

A iluminação descendente é um conceito muito utilizado na iluminação de edifícios públicos e privados, uma vez que a direção da luz em queda dá uma visão mais ampla sobre uma determinada área e é uma forma de sinalizar e distinguir um determinado edifício dos demais. É um tipo de iluminação muito apreciada e utilizada por todos os decoradores paisagísticos, pois garante uma iluminação mais individualizada e uniforme.

A iluminação de fundo ou silhueta

Este tipo de iluminação é muito diferente dos demais, uma vez que dá um efeito especial a uma determinada área de plantação ou paisagem. Este tipo de iluminação é muito utilizado em ocasiões festivas ou para atribuir um efeito especial durante a noite a uma determinada área. Esta iluminação é muito utilizada na decoração de centros de água, como por exemplo nos lagos e nas fontes.

O preço da iluminação

Na iluminação de um jardim, deve ter em conta a relação qualidade-preço. Existem luzes de baixa voltagem que são ideais para serem utilizadas na decoração e iluminação de um jardim. Por outro lado, pode escolher as luzes automáticas descarregáveis em vez das lâmpadas incandescentes ou de halogéneo. Estas são luzes mais económicas, brilhantes e existem em várias cores diferentes, o que garante uma maior liberdade criativa a todos os decoradores amadores ou profissionais.

No geral, as luzes que são utilizadas num jardim têm o propósito de garantir uma maior segurança para todas as pessoas, mas podem, ao mesmo tempo, ser uma opção muito elegante e económica no cuidar da aparência e do valor de uma casa.

Média: 4 (3 votos)