O que fazer ao seu jardim na Primavera

Média: 4 (3 votos)

O diário de um jardim é uma ferramenta muito utilizada para documentar os sucessos ou fracassos que ocorrem na plantação e manutenção de um jardim ao longo de todas as épocas do ano. Nesse sentido, organize um programa de trabalhos completo e detalhado e saiba o que deve fazer ao seu jardim assim que chegar a estação da Primavera.

A importância de um diário de jardim

O diário de um jardim dá a conhecer quais são as tarefas de manutenção específicas que devem ser realizadas num determinado jardim, nomeadamente como cuidar de flores e vegetais específicos, lançar sementes à terra ou lidar com determinadas pragas ou doenças de plantas. Da mesma forma que um manual de instruções de um automóvel auxilia o condutor em caso de alguma dificuldade ou avaria, o diário de um jardim mostra como ultrapassar qualquer tipo de contrariedade, desde que ele esteja bem documentado. Dessa forma, é de extrema importância que comece a escrever o diário do seu jardim para saber quais os trabalhos que devem ser feitos nas futuras primaveras.

A programação da produção de um jardim

Ao longo do ano existem inúmeras tarefas que todos os jardineiros executam na manutenção de um jardim, como as mudas, a preparação da terra, o cultivo de novas plantas, a compra de fertilizantes, o evitar o aparecimento de insetos e roedores, o cortar a relva e os ramos das árvores e uma outra série de afazeres obrigatórios que fazem com que um jardim esteja sempre em ótimas condições. Dessa forma, é fundamental que um jardineiro estabeleça um programa de produção mensal para que nunca falte nada num jardim e para que todas as tarefas sejam atempadamente realizadas e com êxito.

As tarefas que devem ser realizadas no mês de março (Hemisfério Norte) ou setembro (Hemisfério Sul)

A primavera é a estação do ano que tem início com o fim do inverno. No Hemisfério Sul, a primavera começa no dia 23 de setembro e termina no dia 21 de dezembro; no Hemisfério Norte, esta estação inicia-se no dia 22 de março e termina no dia 21 de junho. Dessa forma, para cuidar corretamente do seu jardim no mês de março (Hemisfério Norte) ou setembro (Hemisfério Sul), deve cumprir com os aspetos seguintes:

Começar a realizar as mudas de sementes interiores

O mês de março (Hemisfério Norte) ou setembro (Hemisfério Sul) é o momento ideal para começar as mudas de sementes dentro de casa, como a calêndula, milho papoula, flor de milho, girassol, malmequeres, zinias, tremoços, entre outros. Os jardineiros utilizam kits de sementes específicos que se encontram disponíveis em viveiros, lojas de jardins especializadas e em lojas online ou desenvolvem recipientes caseiros particulares para fazer as respetivas mudas. Independentemente do método que escolher, deve certificar-se que começa as mudas de sementes interiores durante o mês de março (Hemisfério Norte) ou setembro (Hemisfério Sul). Se as sementes forem resistentes (informação disponível no verso do pacote de venda), elas podem ser colocadas diretamente no exterior, no entanto, deve certificar-se que a plantação fica protegida contra a ação de coelhos e galinhas que poderão ingerir as respetivas sementes.

Cortar a relva e as plantas mais altas

Deve cortar a relva e as plantas mais altas do seu jardim, uma vez que é natural que estas tenham sido negligenciadas nos meses mais frios de inverno. Assim sendo, o relvado deve ser cortado a uma altura de 7 a 7,5 centímetros e a relva deve manter-se sempre aparada. Por outro lado, deve podar as roseiras, os arbustos e qualquer tipo de trepadeira que componha o seu espaço exterior. O início da primavera é uma época de florescimento e, como tal, o seu jardim precisa de ter uma imagem renovada, no entanto, tenha em mente que é ainda muito cedo para começar a semear plantas no exterior.

Limpar a área total de um jardim

Esta altura é a ideal para limpar toda a área de um jardim e livrar-se de todas as folhas que tenham caído das árvores . Tenha em consideração que não basta cobrir o seu jardim com fertilizante orgânico para que ele fique com o solo rico em nutrientes, antes disso é fundamental limpá-lo convenientemente. Por outro lado, também deve lavar todas as pedras decorativas do seu jardim, para que elas tenham um aspeto deslumbrante e fiquem a condizer com a beleza do seu espaço exterior.

Fertilizar a terra das flores em bolbo

Dependendo da região, os narcisos e outras flores em bolbo que foram plantadas no outono, florescem no início da primavera. Assim que as folhas começarem a aparecer à superfície, é necessário fertilizar a terra da forma mais adequada, para que as flores cresçam de uma forma saudável e natural.

As tarefas que devem ser realizadas no mês de abril (Hemisfério Norte) ou outubro (Hemisfério Sul)

No mês de abril (Hemisfério Norte) ou outubro (Hemisfério Sul), as tarefas de manutenção de um jardim obrigam a uma atenção redobrada, uma vez que é necessário cumprir com as tarefas programadas para esse mês e, ao mesmo tempo, observar as que foram realizadas no mês anterior. Assim sendo, é essencial continuar a plantação de sementes no interior de casa e continuar a podar as árvores e os arbustos do jardim.

A plantação de arbustos ou plantas perenes

O mês de abril (Hemisfério Norte) ou outubro (Hemisfério Sul) é o mês ideal para a plantação de arbustos e plantas perenes, pois, nesta altura, os solos encontram-se com os níveis de pH mais indicados para que este tipo de plantas se consiga desenvolver. Tenha em atenção que neste mês algumas plantas perenes podem ser divididas à medida que forem envelhecendo, como é o caso da margarida amarela (rudbeckia hirta), da áster e da margarida shasta.

Os cuidados a ter em conta com as condições climatéricas

Nesta época, o provérbio popular “Em abril, águas mil”, utilizado no Hemisfério Norte continua a fazer todo o sentido, dado que o mês de abril é conhecido pelos ventos fortes e tempestades violentas. Dessa forma, deve proteger as suas flores e trepadeiras da melhor maneira possível contra as condições climatéricas adversas, para que as plantas mantenham a sua beleza natural intacta. Por outro lado, se as temperaturas do solo permitirem, pode cultivar girassóis na terra do seu jardim.

As tarefas que devem ser realizadas no mês de maio (Hemisfério Norte) ou novembro (Hemisfério Sul)

As tarefas do mês de maio (Hemisfério Norte) ou novembro (Hemisfério Sul) não fazem sentido se as dos meses de março (setembro no Hemisfério Sul) e abril (outubro no Hemisfério Sul) não forem cumpridas. Se foram, deve então realizar os trabalhos seguintes:

Cuidar da manutenção do seu jardim

No mês de maio (Hemisfério Norte) ou novembro (Hemisfério Sul) deve continuar com os trabalhos de jardinagem no seu espaço exterior, como as mudas das sementes das plantas e a poda das árvores e arbustos principais. Por outro lado, deve caminhar pelo seu jardim e observar se existem áreas sobrelotadas ou plantas que se sobrepõem e tapam outras. Se isto acontecer, é necessário cortar as respetivas plantas ou transplantá-las para outro local, de modo a que todas tenham a luminosidade necessária para se poderem desenvolver. Tenha em atenção que deve verificar os níveis de pH no solo e fazer os ajustamentos que considerar necessários para que eles se mantenham normalizados.

Cultivar novas plantas

Neste período deve plantar hidrângeas, fúcsias e outros arbustos que se dão bem com um clima mais quente. Certifique-se que as novas plantas têm espaço para crescer e verifique se existe alguma praga ou doença que esteja a afetar o seu desenvolvimento. Por outro lado, deve adicionar proteções contra coelhos e galinhas, de modo a proteger a integridade e o bem-estar das suas plantas. Por último, não se esqueça de anotar todos os passos realizados no diário do seu jardim, de forma a ter toda a informação disponível para a próxima primavera.

Média: 4 (3 votos)