O que fazer ao seu jardim no Inverno

Média: 5 (3 votos)

Cuidar de um jardim é uma tarefa que deve ser realizada durante todo o ano, mesmo quando as condições climatéricas não são convidativas para sair de casa. Dessa forma, saiba o que fazer ao seu jardim no inverno para que no próximo ano ele fique melhor e mais radiante que nunca.

Tarefas de jardinagem para o mês de dezembro (Hemisfério Norte) ou junho (Hemisfério Sul)

O inverno tem início com o término do outono e antecede a primavera. Ele é caracterizado como a estação que regista as temperaturas mais baixas do ano e no Hemisfério Norte tem início no dia 21 de dezembro e termina no dia 22 de março; no Hemisfério Sul, esta estação do ano inicia-se no dia 21 de junho e termina no dia 22 de setembro. Para cuidar corretamente do seu jardim nesta altura, deve cumprir com os aspetos seguintes:

Cuidar da estrutura do seu jardim

No inverno, dependendo da região onde se encontra, não existe muito trabalho prático que possa ser feito num jardim. As tarefas de manutenção mais importantes passam pelo planeamento e estruturação do seu espaço exterior. Nesse sentido, é necessário construir novos canteiros, acrescentar rochas de decoração ou delinear novos caminhos de passagem.

Observar cuidadosamente o estado do solo

Observe com a máxima atenção e detalhe o estado do solo do seu jardim e certifique-se que este não tem qualquer tipo de falhas. As falhas num solo de um jardim permitem que a neve se infiltre nas raízes das plantas e isso pode conduzir à sua morte. Para que isso não aconteça, é necessário aplicar uma camada de fertilizante orgânico em torno de todas as plantas para ajudar a proteger o bem-estar das respetivas raízes.

Alimentar os pássaros que habitualmente frequentam o seu jardim

Os pássaros têm um papel fundamental na manutenção de um jardim, na medida em que são os principais responsáveis pela ingestão de insetos nocivos à saúde das plantas. Dessa forma, deve-os alimentar nos meses mais rigorosos de inverno para que não morram à fome – afinal de contas, eles são uma ajuda muito importante no cuidar de um jardim.

Encomendar novas sementes de plantas

O período de inverno é o ideal para analisar tudo o que de positivo e negativo foi feito no seu jardim ao longo do ano. Se chegar à conclusão que é necessário mudar o cultivo de alguma flor, árvore ou arbusto, este é o melhor momento para o fazer. Faça as suas encomendas em dezembro (Hemisfério Norte) ou junho (Hemisfério Sul), para começar a cultivar na próxima primavera.

Tarefas de jardinagem para o mês de janeiro (Hemisfério Norte) ou julho (Hemisfério Sul)

Normalmente, durante o mês de janeiro (Hemisfério Norte) ou julho (Hemisfério Sul), as temperaturas que se fazem sentir não permitem que se façam muitos trabalhos de manutenção num jardim. Contudo, é possível verificar algumas situações importantes, como por exemplo:

Observar em que estado se encontra a cobertura das plantas

Alguns jardineiros cobrem as rosas, as azáleas, os rododendros e arbustos durante os meses mais frios e nas tempestades de neve. Dessa forma, quando o tempo permitir, certifique-se que as plantas trepadeiras estão seguras e que as coberturas das roseiras, azáleas e outros arbustos se mantêm inalteradas.

Continuar a encomendar novas sementes de plantas

Este é um período de planeamento e, como tal, é a altura ideal para rever todos os catálogos principais de plantas e ponderar sobre aquelas que poderão assentar bem no seu espaço exterior.

Tarefas de jardinagem para o mês de fevereiro (Hemisfério Norte) ou agosto (Hemisfério Sul)

As tarefas de manutenção de um jardim que podem ser realizadas no mês de fevereiro (Hemisfério Norte) ou agosto (Hemisfério Sul) dependem das condições atmosféricas que ainda se façam sentir na sua zona. Assim que a última geada de inverno tiver ocorrido, pode começar a realizar as tarefas seguintes:

Plantar novas flores

Algumas flores são mais resistentes que outras e podem até ser plantadas antes da última geada. Contudo, deve anotar no seu diário de jardim a data concreta da plantação de flores para saber como deve cuidar delas ao longo de todo o ano. É de realçar que no interior da sua casa, pode começar a plantar begónias e outro tipo de flores que demorem mais tempo a germinar.

Preparar o jardim para o florescimento das plantas em bolbo

Nesta época, deve limpar corretamente a área do seu jardim para que as flores em bolbo comecem a florescer. Tenha em consideração que elas crescem melhor se o solo ao seu redor estiver arejado. No entanto, nesta altura, o tempo é ainda muito imprevisível e se surgir uma frente fria, deve colocar palha ao redor das folhas para as proteger melhor.

Reunir os materiais utilizados na manutenção de um jardim

Durante o mês de fevereiro (Hemisfério Norte) ou agosto (Hemisfério Sul) deve reunir todos os materiais necessários para manter e cuidar do seu jardim, nomeadamente, os fertilizantes, sacos de relva, sacos de terra, corta relvas, entre outros. Para encontrar estes materiais deve deslocar-se a um viveiro ou a uma loja de jardins especializada.

Cuidar da terra do jardim

Se o tempo permitir, pode começar a cuidar da terra do seu jardim, isto é, a revirá-la nas bordas dos canteiros e a fertilizá-la da maneira mais adequada para que, mais tarde, as plantas possam crescer de uma forma saudável.

Média: 5 (3 votos)