Como usar o fertilizante orgânico

Média: 3.9 (10 votos)
Fertilizante orgânico

O uso de fertilizantes orgânicos ajuda a construir um solo mais fértil e rico em nutrientes. Saiba como usar o fertilizante orgânico e faça com que as plantas do seu jardim fiquem mais saudáveis do que nunca.

O que é o fertilizante orgânico

O fertilizante orgânico é um composto que visa suprir as deficiências em substâncias vitais à sobrevivência das plantas de frutos, vegetais ou de flores de jardim. É usado na agricultura para ajudar a tornar as terras mais férteis em nutrientes e tem a missão de melhorar a produção de uma plantação de forma natural e sem o recurso ao uso de adubos químicos. A aplicação de um fertilizante orgânico na terra promove o desenvolvimento da flora microbiana que, consequentemente, irá melhorar as condições físicas de um solo.

A importância do fertilizante orgânico

O fertilizante orgânico tem uma enorme importância na terra, uma vez que protege e enriquece as plantações, fazendo com que estas sejam mais rentáveis a curto prazo e isso garante os melhores resultados para um solo. Atualmente, é possível reduzir e reutilizar e isso acontece graças aos fertilizantes que são utilizados na jardinagem orgânica. A utilização de fertilizantes orgânicos permite a obtenção de um solo ideal, isto é, rico em húmus, com terra solta e argilosa, o que permite uma boa drenagem e oxigenação. Dessa forma, a utilização de um bom fertilizante orgânico permite que um solo tenha todos os nutrientes desejados e isso faz com que as frutas, flores e os produtos hortícolas plantados sejam ainda mais saudáveis. Existem vários fertilizantes orgânicos, mas um dos que é mais amigo do ambiente é o que reutiliza grãos de café, que, por sua vez, alimenta e embeleza a composição de um jardim.

Quando utilizar um fertilizante orgânico

A maioria das terras contém os ingredientes essenciais para que as plantas, frutos ou alimentos se desenvolvam. No entanto, isso poderá não ser suficiente e em alguns casos é necessário utilizar um bom fertilizante orgânico para adubar e enriquecer melhor o solo. Como nos exemplos seguintes:

Quando a semente cresce em contentores

É possível preparar uma boa terra para qualquer tipo de contentor a partir da compostagem de um jardim, barro e moldes de folhas em conjunto com misturas especializadas de adubo orgânico.

Quando os nutrientes de colheitas exigentes estão em desenvolvimento

Quando os nutrientes de uma determinada colheita estão em crescimento, é necessário utilizar algum tipo de fertilizante orgânico para que os alimentos ou vegetais tenham todos os nutrientes necessários para uma boa alimentação. A plantação de batatas é um bom exemplo disso.

Quando as sementes crescem em terrenos tendencialmente inférteis

A utilização de adubo orgânico permite melhorar a qualidade de um composto e com isso aumenta-se a probabilidade de ter uma terra de cultivo produtiva quando o solo tem tendência a ficar seco e infértil.

Para a rotação de culturas

Os fertilizantes orgânicos são muito úteis como suplementos para aqueles que optam por realizar a rotação de culturas nas suas terras. Este tipo de técnica garante uma utilização intensiva do seu solo e com isso retira o máximo rendimento de uma plantação.

Para as plantas que crescem no mesmo local por longos períodos

É o tipo de planta que necessita regularmente de fertilizantes orgânicos, caso contrário os solos ficam secos e inférteis. É o caso dos arbustos, da erva, das sebes ou das árvores de frutos.

Procure sempre adicionar fertilizantes orgânicos para as culturas mais importantes e para os jardins de flores. Deve reciclar todos os resíduos verdes através da compostagem e reter a máxima humidade para que um solo fique o mais fértil possível. Essa é a melhor maneira de cuidar de um solo, de obter alimentos e plantas mais saudáveis e de ser mais amigo do ambiente.

Média: 3.9 (10 votos)