Como testar o pH da terra de um jardim

Média: 3 (2 votos)

Para planear com segurança quais as variedades de plantas e flores que poderá cultivar no seu jardim, é fundamental conhecer o pH da terra que deseja plantar. A seguir vamos aprender como testar e medir corretamente o pH da terra de um jardim.

Antes de mais prepare tudo à sua volta

Antes de começar qualquer tipo de teste é importante que prepare tudo aquilo que irá necessitar para a sua tarefa: lave e limpe cuidadosamente todas as ferramentas que irá empregar durante o teste de pH. Tenha em mente que utensílios sujos podem falsear, ou adulterar os resultados obtidos. De igual forma cuide da amostra de solo que vai analisar, retirando todas as impurezas e resíduos de qualquer espécie. Atente para que permaneça apenas terra livre de componentes que possam alterar os resultados dos testes que vai realizar.

As amostras de solo são tiradas a que profundidade?

Se pretender saber qual a localização ideal para cada planta apenas precisará de cavar cerca de 2 centímetros abaixo do nível do solo. Se quiser conhecer o índice de pH do solo então vai precisar de cavar aproximadamente 10 centímetros.

Escolha qual o tipo de teste que deseja fazer

Existem basicamente 3 formas distintas de analisar o pH de um solo: através de um kit de solo, usando um medidor de solo ou uma sonda. Optando por um dos muitos testes caseiros existentes, ou recorrendo ao envio de amostras.

Kits de solo

As análises feitas através dos kits de solo são realizadas com um tubo de ensaio aonde se verte um pouco da terra que se pretende testar, e à qual se adiciona o pó que é fornecido junto com o kit. Cobre-se tudo com água, agita-se e aguarda-se pelo resultado do teste. O resultado é conhecido em poucos minutos através do surgimento de uma cor inserida na tabela de cores presente no kit e aonde se lê o resultado do pH.

Medidor de solo, ou sonda de pH

Estes testes são de leitura instantânea e são feitos inserindo o teste diretamente na terra, ou numa amostra de terra com água. O resultado surge em forma de código colorido ou em número que indica o conteúdo do pH do solo.

Testes caseiros

Existem diversos testes caseiros diferentes que fornecem resultados não específicos, mas geralmente acertados. Através de qualquer um dos testes caseiros disponíveis poder-se-á ficar com uma ideia muito aproximada da realidade sobre se o terreno é ácido ou alcalino. Alguns exemplos de testes caseiros são o teste do vinagre, do bicarbonato, da alface vermelha entre outros. Recorrer a testes caseiros não garante um resultado 100% garantido, mas é certamente muito mais fácil e económico, pois os materiais empregues estão quase sempre presentes em qualquer despensa doméstica. Para quem não precise de resultados cientificamente comprovados, os testes caseiros são uma boa escolha.

Envio de amostras

Nem sempre os resultados dos testes são conclusivos. Muitas vezes as amostras recolhidas não encaixam com exatidão em nenhum dos índices previstos nos testes de pH do solo. Nessas ocasiões a alternativa melhor para dissipar as dúvidas é proceder ao envio de amostras de terreno para laboratórios específicos ou instalações hortícolas destinadas a estudos semelhantes. Quase sempre estes testes são feitos de forma gratuita ou com baixo custo, e a autenticidade dos resultados está cientificamente garantida.

E quando nenhum dos testes produz qualquer reação?

Quando se fazem diversos testes e todos eles apresentam reação nula, então isso pode querer dizer que se está em presença de um solo bastante neutro. No entanto convém repetir os testes com amostras diferentes do mesmo solo, pois acontece frequentemente o mesmo terreno apresentar índices de pH diferentes consoante o local aonde for recolhida a amostra.

Se o resultado dos testes for contrário aos desejos do agricultor?

Não vale a pena desanimar mesmo que os resultados dos testes indiquem que não se trata de uma boa terra para o jardim e plantas. Existem no mercado formas disponíveis para mudar o pH dos terrenos e ajustá-lo ao pretendido. O importante realmente é conhecer qual o pH do solo pois só assim se parte para uma cultura consciente e bem direcionada.

Quais os índices de pH que determinam a caracterização de um solo?

Solos ideais para a agricultura apresentam um pH entre 5,5 e 6,5. Solos neutros apresentam um pH de aproximadamente 6,5 a 7,5. Solos ácidos apresentam um pH abaixo de 7. Solos alcalinos apresentam um pH superior a 7. (numa escala de 0 a 14, onde 0 representa o solo mais ácido e 14 o solo mais alcalino).

É de toda a conveniência proceder a testes de pH antes de começar a plantar um jardim de flores ou de sementeira. Só depois de conhecida a natureza alcalina do solo se poderão estabelecer quais as culturas que ali se desenvolverão nas melhores condições, ou se poderá proceder à mudança do pH do terreno.

Média: 3 (2 votos)