Como se livrar de insetos num jardim

Sem votos

Existem no mercado imensos produtos químicos para a jardinagem que ajudam a prevenir ou a tratar de problemas como os insetos, mas até as soluções aparentemente inofensivas e já utilizadas há largos anos podem revelar novos problemas.

Os tratamentos químicos são ainda muito procurados pela sua facilidade de uso, no entanto, existe uma excessiva falta de informação sobre os seus efeitos secundários. Apesar de este assunto poder ser largamente discutido, é importante que nos foquemos na questão fulcral deste artigo: tratamentos para insetos, com foco especial nos tratamentos inofensivos e biológicos para que se mantenha o equilíbrio na Natureza. Como livrar o seu jardim de insetos?

As principais soluções para terminar com as infestações de insetos

Predadores naturais

A principal solução é arranjar um ou mais “guardiões” para o seu jardim. Os sapos, por exemplo, alimentam-se de todos os insetos maus para o jardim, logo, são uma excelente opção. Poderá também aliciar os pássaros e outros predadores a visitarem o seu jardim, uma vez que estes também ajudarão a livrar-se dos insetos.

Pó de café

Poderá também optar por soluções amigas do ambiente como o pó de café que é até benéfico quando surgem formigas em casa. Espalhando um pouco de pó de café junto da raiz do problema e misturando-o na terra conseguirá repelir os insetos.

Sabão biológico

Sabão biológico inseticida é também uma boa solução para terminar com uma infestação de insetos no seu jardim, sendo a sua versão mais leve, ou seja, o que não é inseticida, útil para atrair minhocas para o processo de compostagem – um recurso cada vez mais procurado e amigo do ambiente.

Spray pesticida

Poderá também adquirir spray pesticida feito de produtos naturais e inofensivos para o ecossistema ou recorrendo a outro tipo de sprays para atrair predadores destes insetos. Se existem insetos maus para o jardim, também existem bons, como a joaninha.

Remédios caseiros

Existe ainda a possibilidade de recorrer a tratamentos caseiros cujas indicações estão presentes em livros de jardinagem sustentável e em sites da internet. São combinações de produtos banais que o poderão ajudar no seu esforço. 

Os insetos e animais que poderão danificar o seu jardim?

Ao ter um jardim a seu cuidado, deverá aprender a identificar quais os seus habitantes inofensivos (e, por vezes, auxiliares) e quais aqueles que poderão significar problemas para as suas plantas, flores e arbustos. Deste modo, fique a conhecer alguns dos principais inimigos do seu jardim. Os principais insetos maus para o jardim são: o piolho, os caracóis e as lesmas, os mosquitos, as lagartas, os gafanhotos e, também, os escaravelhos, cada qual com os seus efeitos negativos para o seu jardim, pelo que é necessário haver um controlo constante da população destes insetos em cada jardim.

São estas algumas das soluções disponíveis e inofensivas para o ambiente que o ajudarão a livrar o seu jardim de insetos. Apesar de já existirem alguns métodos, é importante que o jardineiro vá atualizando o seu conhecimento através da procura e conhecendo novos produtos biológicos para afastar os insetos do jardim de forma responsável e bem informada.

Existem vários mecanismos que podem ser postos em prática para a prevenção do aparecimento de insetos “maus” e para os afastar de um jardim sem causar problemas ao ecossistema. No entanto, apesar de ser bastante difícil assegurar que os insetos não voltarão, a presença de insetos “bons” ou “maus” num jardim é natural e deverá ser encarada como tal. Assim sendo, há que cuidar bem do jardim para evitar infestações e tratá-las devidamente com atenção aos possíveis efeitos secundários da utilização de mecanismos para controlo de pestes. Em suma, procure as soluções mais naturais para não contribuir para a poluição do jardim, da terra e da água.

Sem votos