Como preparar as hidrângeas para o Inverno

Média: 2 (1 votos)
Hortência

As hidrângeas são plantas que necessitam de ser preparadas e protegidas para sobreviver às temperaturas mais frias e ríspidas do inverno. Nesse sentido, saiba preparar as hidrângeas para o inverno e proteja-as da melhor maneira possível para que surjam belas e esplendorosas na primavera.

As hidrângeas precisam de proteção para sobreviverem ao inverno

As hidrângeas necessitam de proteção contra as temperaturas rígidas que se fazem sentir no inverno, nomeadamente o congelar, descongelar e os ventos extremamente secos. Contudo, se as temperaturas de inverno forem superiores a 5 graus centígrados, as hidrângeas conseguem manter-se em boas condições e não carecem de muita proteção durante os meses mais frios. Por outro lado, se as temperaturas se situarem abaixo dos 5 graus centígrados, as hidrângeas precisam de estar muito bem preparadas. Nessa perspetiva, dependendo das temperaturas climatéricas que se façam sentir na sua região, precisará de mais ou menos proteção na preparação das suas hidrângeas para o inverno.

Quais as ferramentas e os materiais necessários

Com o intuito de preparar e proteger as hidrângeas durante o inverno, é necessário reunir os utensílios seguintes:

  • Estacas e arame de galinha
  • Martelo ou marreta
  • Material isolante (folhas de carvalho, palha de pinho ou algum material similar)
  • Corda de jardim resistente
  • Folhas de plástico e/ou esferovite

Como preparar e proteger as hidrângeas para o inverno

Alguns especialistas de jardinagem afirmam que a espécie macrophylla das hidrângeas – a que tem sombras azuis e cor-de-rosa – é a única que precisa realmente de proteção durante os meses mais frios. Ao passo que as espécies Annabelle e Pee Gee, são plantas que não necessitam de qualquer tipo de tratamento ou proteção. Porém, não é recomendado que corra riscos desnecessários e, como tal, independentemente da espécie que tenha no seu jardim, deve preparar de forma incondicional as suas hidrângeas para o inverno. Para o fazer corretamente, é fundamental respeitar os 5 passos seguintes:

Reúna os materiais necessários

Deve reunir todo o material necessário para preparar e proteger as suas hidrângeas quando estas começarem a ficar dormentes. Este período de dormência surge no início do outono quando as folhas começam a cair.

Coloque as estacas na terra e envolva-as com arame de galinha

Existem vários métodos que podem ser utilizados na preparação das hidrângeas para o inverno e um dos mais populares passa pela construção de uma caixa ou gaiola própria que vai oferecer uma maior proteção à planta. Deve empregar as estacas na terra e, à sua volta, deve colocar arame de galinha preso com fio ou plástico. Se pretender, pode utilizar um saco de serapilheira como vedação para que as plantas fiquem ainda mais resguardadas das condições climatéricas desfavoráveis.

Prenda os ramos das hidrângeas

A preparação das hidrângeas para o inverno visa proteger o florescimento das suas folhas contra a rigidez das temperaturas extremas. Nesse sentido, e para obter os melhores resultados, deve prender os ramos das hidrângeas dentro da gaiola de arame ou caixa de serapilheira. Este é um passo fundamental que deve ser sempre realizado para garantir o bem-estar e a saúde das folhas das hidrângeas.

Cerque as hidrângeas com palha

Com o intuito de preparar da melhor maneira as hidrângeas para o inverno, deve colocar material isolante no interior da gaiola de arame ou caixa de serapilheira. Comece por colocar palha junto ao tronco da planta e tenha muito cuidado para não danificar as pontas dos galhos que é o local onde vão nascer os brotos quando chegar a primavera.

Cubra a planta com esferovite

Esta medida só é necessária para quem vive em zonas onde habitualmente cai neve. Em todo o caso, é sempre uma boa maneira de estar prevenido e proteger ainda mais as suas plantas. Assim que a gaiola ou caixa estiver construída e vedada com material isolante, corte cerca de 2,5 centímetros de diâmetro de esferovite e coloque-o no topo da respetiva caixa ou gaiola. Assim, as hidrângeas estarão mais protegidas e preparadas para qualquer tipo de evento meteorológico.

Outras formas de preparar as hidrângeas para o inverno

Para preparar as hidrângeas que se encontram em vasos, é necessário cobri-las com material de proteção suficiente e mantê-las afastadas dos ventos rigorosos que se fazem sentir no inverno. Se pretender, pode colocar os vasos de lado, sobre uma lona impermeável e enchê-los com material isolante para uma melhor proteção. Por outro lado, é de realçar que as hidrângeas mais pequenas podem ser transportadas para uma cave ou garagem que não congele em demasia, uma vez que isso é suficiente para que elas consigam sobreviver ao Inverno.

Média: 2 (1 votos)