Como podar roseiras

Média: 4.2 (17 votos)
Mulher a podar roseiras

O ato de podar é uma das tarefas de jardinagem mais importantes na manutenção de um jardim. No caso das roseiras, a poda vai determinar o aspeto final e a beleza das suas flores. Saiba como podar roseiras para que as suas rosas sejam grandes, esbeltas e brilhantes.

Quais as ferramentas necessárias

Para podar roseiras corretamente, é necessário reunir as ferramentas seguintes:

  • Tesouras de poda
  • Tesoura telescópica de podar
  • Serra curvada
  • Luvas grossas
  • Camisola de mangas compridas

Para preservar a saúde das suas roseiras, é fundamental que todas as ferramentas estejam limpas e afiadas antes de entrarem em ação. Só assim é que as rosas são corretamente podadas, crescendo de uma forma saudável e natural.

Quando devem ser podadas as roseiras

Uma das perguntas mais importantes e que está relacionada com a arte de podar roseiras, passa por saber exatamente quando é que ela deve ser realizada? O momento mais oportuno é determinado pelo tipo de roseira e pela sua localização geográfica. Como tal, é necessário conhecer pormenorizadamente a variedade que está a usar e obter todo o tipo de informações em relação a ela.

De uma forma geral, a poda de uma roseira, de uma árvore ou de um bonsai ocorre na estação da primavera, nomeadamente no início do mês de março ou de abril para quem se encontra no Hemisfério Norte, ou setembro e outubro para quem está no Hemisfério Sul. No entanto, o inchaço dos botões de rosa também mostra qual é o momento mais apropriado para podar as roseiras.

Porque devem ser podadas as roseiras

As roseiras devem ser podadas no tempo certo, uma vez que esses cortes vão estimular um novo crescimento e remover todos os elementos que estejam mortos e/ou em decomposição. Por outro lado, é de destacar que o ato de podar ajuda a melhorar a estética de uma planta, permite que os raios solares cheguem ao núcleo da mesma, o que facilita a sua nutrição e novas áreas de crescimento. O ato de podar as roseiras é, sem dúvida, uma das tarefas de manutenção obrigatórias para que o seu jardim tenha sempre um aspeto florido e colorido.

Como podar roseiras

Podar ou aparar roseiras é um passo muito importante na manutenção e no cuidar de rosas de um jardim. Se as roseiras forem mal aparadas, as plantas não florescem na sua totalidade e podem ficar muito fracas. Tenha em mente que o ato de podar ou aparar roseiras é, apesar da crença popular, um processo muito fácil de ser realizado e pode ser feito por qualquer jardineiro.

Das tarefas que são realizadas num jardim durante a estação da primavera, a poda das roseiras é uma das principais, pois é quando surgem os primeiros rebentos. Os caules dos rebentos exteriores devem ser aparados cerca de 6 mm, uma vez que isso vai ajudar a roseira a crescer, tornando o arbusto mais composto e atraente. Tenha em atenção que é fundamental usar um par de tesouras de poda bem afiadas para não danificar as plantas.

O aparar de roseiras no verão implica remover as flores gastas, assim como, fazer uma limpeza geral com o intuito de tornar o arbusto mais completo e agradável à vista. Tenha em mente que a remoção dos galhos soltos pode ser uma ação necessária e desejada para a saúde da sua roseira. Ao fazê-lo, estará a incentivar o crescimento das suas rosas e a manter um jardim de flores em ótimas condições.

Dicas para podar

Existem várias dicas que poderão ser colocadas em prática para podar corretamente as roseiras de um jardim. São elas:

  • Remover os ramos que estejam deteriorados, mortos e/ou em decomposição.
  • Eliminar os caules que pareçam estar murchos, secos ou negros.
  • Arejar a roseira de modo a que ela tenha uma boa iluminação solar e circulação de ar.
  • Cortar os caules dos rebentos exteriores em cerca de 3 a 6 mm, dependendo se estão em bom ou mau estado.
  • Fazer cortes limpos e concisos para não danificar as plantas.
  • Aparar os ramos num ângulo de 45 graus.
  • Verificar se o centro dos ramos cortados é branco e fresco. Se assim for, é sinal de que as rosas terão um aspeto magnífico.
Média: 4.2 (17 votos)