Como plantar rabanetes no jardim

Média: 4.3 (24 votos)
Rabanetes

Fáceis de cultivar e rápidos a crescer, é possível plantar rabanetes de forma a usufruir deles quase o ano inteiro – basta optar entre o rabanete de Primavera ou o rabanete de Inverno. Em ambos os casos, vai obter legumes frescos e sempre saborosos.

Rabanetes radiosos

Já cultivados na antiga civilização egípcia, desde sempre que os rabanetes são apreciados pelas suas propriedades curativas e sabor distinto. Recheado de antioxidantes, glucose, vitamina C, substâncias bio-activas, óleos de mostarda e glucosinolatos, entre outros, o rabanete é eficaz na prevenção de doenças oncológicas, bem como no apoio do funcionamento, a 100%, dos sistemas gástrico e intestinal. Um legume bastante completo, tendo em conta que também as suas folhas e flores são comestíveis, sendo amplamente utilizadas na preparação de chás e saladas.

Tipos de rabanetes

Existem dois principais tipos de rabanetes: os rabanetes de Primavera, que têm como principais características um crescimento rápido, um aroma pouco intenso, uma cor que pode variar entre o branco, vermelho e rosa; e uma forma que tanto pode ser cilíndrica, oval ou esférica. Os rabanetes de Inverno, por sua vez, demoram mais tempo a desenvolver e a crescer, mas são mais aromáticos. Os rabanetes de Inverno estão ainda classificados em 4 grupos:

  1. “German Beer” – rabanete muito parecido com o nabo;
  2. “Chinês” – rabanete comprido e branco;
  3. “Daikon” – rabanete branco, é considerado um dos melhores rabanetes invernais;
  4. “Espanhol” – rabanete preto com polpa branca.

Rabanete de Inverno

  1. Rabanete “Munich Beer”: tendo muitas semelhanças com o nabo, este rabanete do grupo “German Beer” é estaladiço e apresenta um diâmetro de aproximadamente 5cm; necessita cerca de 69 dias para dar frutos.
  2. Rabanete “Minowase Summer Cross”: pertencente ao grupo “Chinês”, branco por dentro e por fora, as raízes deste rabanete podem atingir os 40cm de comprimento; necessita cerca de 69 dias para dar frutos.
  3. Rabanete “Híbrido Cherokee”: do grupo “Chinês”, este rabanete esférico tem um diâmetro que pode variar entre os 5 e os 15cm, um exterior vermelho e interior branco; necessita cerca de 66 dias para dar frutos.
  4. Rabanete “April Cross”: com uma polpa branca doce, este rabanete do grupo “Daikon” é comprido (40cm) e largo (8cm); necessita cerca de 60 dias para dar frutos.
  5. Rabanete “Black Spanish”: preto com polpa branca picante, este rabanete do grupo “Daikon” tem um formato arredondado e um comprimento de aproximadamente 10cm; necessita cerca de 59 dias para dar frutos.
  6. Rabanete “Summer Cross”: este rabanete do grupo “Daikon” é branco por dentro e por forma, devendo ser colhido quando atingir um comprimento de 15cm; necessita cerca de 46 dias para dar frutos.

Rabanete de Primavera

  1. Rabanete “Crimson Giant”: apresentando uma polpa branca ligeiramente picante, este rabanete esférico tem um diâmetro de 4cm e uma tonalidade encarnada; necessita cerca de 30 dias para dar frutos.
  2. Rabanete “Candela di fuoco”: um dos tipos de rabanetes mais compridos, o seu formato cilíndrico pode atingir os 25cm; a sua polpa branca é doce; necessita cerca de 30 dias para dar frutos.
  3. Rabanete “Flambo-yant”: vermelho numa ponta e branco na base, este rabanete cilíndrico, que cresce até aos 5-8cm, tem uma polpa bastante picante; necessita cerca de 29 dias para dar frutos.
  4. Rabanete “Scarlet Champion”: com um diâmetro de 2.5cm e um corpo esférico, este rabanete altamente saboroso tem uma polpa branca e uma casca vermelho vivo; necessita cerca de 27 dias para dar frutos.
  5. Rabanete “Cherry Belle”: com um formato esférico e um diâmetro de 2cm, este rabanete vermelho vivo apresenta uma polpa branca e tem um sabor doce; necessita cerca de 25 dias para dar frutos.
  6. Rabanete “French Breakfast”: com um comprimento de 5cm e um formato cilíndrico, este rabanete é vermelho no corpo e branco na base, apresentando ainda um aroma picante; necessita cerca de 24 dias para dar frutos.

Como plantar?

A primeira decisão a tomar aquando da compra das sementes é se pretende rabanetes na Primavera, no Inverno ou em ambas as estações – adquira as espécies apropriadas. Os rabanetes adoram sol direto e não crescem tão bem quando sujeitos a qualquer tipo de sombra. Em termos de solo, este deve ser fresco e rico em nutrientes: antes de semear, junto cerca de 10cm de adubo ou estrume à terra, misturando-o muito bem, até uma profundidade de 30cm. Forme filas onde, a cada 4cm cria um buraco para receber uma semente, antes de o tapar novamente com terra. Se optar por semear os rabanetes no início da Primavera, deve aguardar até que o terreno aqueça, semeando todas as semanas para ter sempre rabanetes, uma vez que este tipo cresce muito rapidamente. Os rabanetes de Inverno devem ser semeados entre o meio e o fim do Verão de forma a desenvolverem-se antes da chegada do frio. No entanto, mesmo com a chegada do Inverno, os rabanetes podem permanecer na terra – basta cobrir o solo com palha mal comece a ficar frio.

Como tratar e colher?

Cada planta produz uma raiz e o tamanho dos rabanetes pode variar entre uma largura de 5 a 15cm e uma altura de 8 a 20cm. Quando os rabanetes desenvolverem 2 folhas, desbaste a planta de forma a incentivar o seu crescimento. Para além disso, os rabanetes necessitam de uma rega abundante para evitar a secura e consequentes fissuras dos legumes. Os rabanetes apresentam flores brancas, amarelas e cor-de-rosa que, não sendo nocivas, podem dar um toque de cor ao seu jardim de legumes ou então pode colhê-las para utilizar na cozinha. Em média, os rabanetes de Inverno estão prontos para a colheita em 60 dias; os rabanetes de Primavera, por sua vez, podem ser colhidos bem mais depressa – em cerca de 28 dias. Por isso, a colheita será uma constante e terá sempre rabanetes frescos na mesa!

Média: 4.3 (24 votos)