Como plantar pepinos no jardim

Média: 4.3 (39 votos)
Pepinos no cesto

Um legume muito fácil de plantar e cultivar, o pepino é um dos principais ingredientes de uma boa salada no Verão, mas também pode ser apreciado como pickle ao longo de todo o ano. Plantar e cultivar pepinos no jardim é muito fácil e tem resultados rápidos e saborosos!

Tipos de pepinos

Embora existam vários tipos de pepinos por onde escolher para ter no seu jardim ou horta, estes estão essencialmente divididos em dois grupos: os pepinos para salada (grandes, lisos e de textura brilhante) e os pepinos para pickles (pequenos e de textura rugosa).

Pepinos para salada

  • Pepino Longo Verde da Horta: uma das espécies de pepino mais conhecida, este pepino é verde e rijo; necessita entre 60 e 65 dias para dar frutos.
  • Pepino Branco Longo: este pepino é branco e rijo; necessita entre 60 e 68 dias para dar frutos.
  • Pepino Carrossel de Bari: de cor verde e aspeto oval, tem um ligeiro sabor a melão; necessita entre 60 e 67 dias para dar frutos.
  • Pepino Torto dos Abruzos: de cor verde-clara e aspeto comprido; necessita entre 60 e 65 dias para dar frutos.
  • Pepino Ashley: de cor verde-escura e aspeto cilíndrico, pode atingir os 22 cm de comprimento; necessita entre 60 e 65 dias para dar frutos.
  • Pepino Longo da China: verde (mas com a base branca), fino e estreito, pode atingir os 50 cm de comprimento; necessita entre 60 e 67 dias para dar frutos.

Pepinos para pickles

  • Pepino Pickle-dilly: uma espécie trepadeira que atinge os 12 cm de comprimento; necessita entre 50 e 55 dias para dar frutos.
  • Pepino Pequeno de Paris: uma espécie bastante popular, atinge um comprimento entre os 6 e os 10 cm; necessita entre 60 e 65 dias para dar frutos.
  • Pepino Bush Pickle: uma espécie em formato de arbusto, resistente a doenças e adequada para uma plantação em vaso, atinge os 10 cm de comprimento; necessita entre 40 e 45 dias para dar frutos.
  • Pepino New Pioneer: uma espécie que dá muitos frutos, sendo bastante resistente às doenças e pragas; atinge um comprimento entre os 5 e os 7 cm; necessita entre 50 e 55 dias para dar frutos.
  • Pepino Earlipick: aromático e resistente às doenças; atinge um comprimento de 12 cm; necessita entre 50 e 55 dias para dar frutos.
  • Pepino Pickalot: uma espécie em formato de arbusto, é bastante resistente a doenças e pragas; atinge um comprimento entre os 13 e os 15 cm; necessita entre 50 e 55 dias para dar frutos.

A compra dos pepinos

Antes de comprar os pepinos que pretende cultivar, é ainda importante decidir se quer uma planta de pepinos trepadeira ou rastejante, em forma de arbusto. Enquanto a primeira necessita de ser apoiada por estacas, a segunda requer menos espaço e pode mesmo ser plantada num vaso apropriado. Os pepinos podem ser plantados de duas formas: com recurso a sementes ou com recurso a pequenos enxertos envasados. Certifique-se que estes últimos não apresentem folhas amarelas.

Plantação

Para crescer com abundância, os pepinos necessitam de ser plantados numa área arejada, com um solo rico em nutrientes e sol direto. Se optar pelas sementes, deve semear os pepinos no início da Primavera, cavando pequenos buracos de cerca de 4 cm no solo. Se optar por plantar enxertos de pepinos, a altura ideal para transplantá-los para o jardim ou horta é no final da Primavera – plante-os com uma distância de cerca de 30 cm entre cada. Se optou pelo pepino trepadeira, coloque uma estaca para cada planta.

Manutenção

O sucesso do cultivo de pepinos também depende da rega – este é um vegetal que requer muita água, de preferência tépida, mas deve evitar molhar as folhas. Quando surgirem as primeiras flores amarelas na planta do pepino, acrescente um fertilizante e mantenha a terra húmida. Durante o amadurecimento da planta, retire os rebentos laterais da planta: este gesto irá estimular o crescimento de pepinos maiores. No final do Verão e antes que o frio ameace a planta, volte a aparar os rebentos, de forma a acelerar o amadurecimento dos pepinos que restam.

Cultivo

É no Verão que os pepinos dão os seus frutos – cada planta pode produzir cerca de 15 pepinos – e é fundamental que se faça a colheita dos pepinos mal estes se apresentem maduros, caso contrário irá retardar o crescimento de novas flores e novos pepinos. Perfeitos para acompanhar uma boa salada de alface e tomate, os pepinos (principalmente a variedade de pepinos pickles) podem ainda ser transformados em conservas, para serem apreciados o ano inteiro.

Média: 4.3 (39 votos)