Como plantar e fazer crescer uma ameixoeira num vaso

Média: 4.1 (30 votos)
ameixoeira

A ameixoeira é uma árvore de folha decídua muito resistente que é muito apreciada pelos seus frutos e pelo impacto causado na decoração de um jardim. Saiba como plantar e fazer crescer uma ameixoeira num vaso e aprenda todos os passos para o fazer corretamente.

A ameixoeira, também conhecida como Prunus Domestica, é uma das poucas árvores de fruto que podem ser plantadas num vaso de jardim onde podem crescer até uma altura aproximada de 2 metros, o que de certa forma facilita o seu cultivo e manutenção.

Quais os materiais e as ferramentas necessárias

Para plantar e fazer crescer corretamente uma ameixoeira num vaso, é necessário reunir os utensílios seguintes:

  • Contentores de plástico
  • Terra de envasamento
  • Cascalho
  • Estacas

Como plantar e fazer crescer uma ameixoeira num vaso

Tenha em mente que plantar e fazer crescer uma ameixoeira num vaso é uma tarefa de fácil realização, no entanto, para ser bem-sucedido é necessário cumprir com os passos seguintes:

Adquira a variedade de ameixoeiras mais apropriada

A variedade de ameixoeiras de raiz despida é a mais adequada para ser plantada num vaso de jardinagem. Esta encontra-se disponível na maioria dos viveiros de jardim ou numa casa de jardins especializada. Assim que a tiver adquirido, deve cobrir os bolbos da raiz da ameixoeira com um pano húmido, mantendo-a assim durante alguns dias até começar a plantação.

Selecione o vaso ideal

Nas lojas de bricolage, ou nas casas de jardins especializadas, existem vários tipos de vasos, como os de madeira, plástico ou de barro. Para escolher o melhor vaso para plantar e crescer uma ameixoeira deve ter em atenção que ele deve ser muito resistente e durável. Por outro lado, esse mesmo recipiente deve ter vários furos de drenagem e o dobro da largura que a parte mais grossa da ameixoeira.

Prepare o vaso corretamente

Na preparação do vaso onde vai plantar e fazer crescer uma ameixoeira, deve começar por colocar uma camada fina de cascalho na base do recipiente. Este é um passo fundamental que nunca deve ser esquecido, uma vez que garante uma drenagem eficaz para a planta e, ao mesmo tempo, constrói uma base sólida para que ela possa crescer. Pode utilizar o solo do seu jardim como terra de envasamento, contudo, tenha em atenção que não deve utilizar um solo com muito fertilizante ou que tenha sido adubado recentemente. Com o auxílio de uma pá, deve encher ¾ do vaso com terra de envasamento.

Plante as ameixas

O início da primavera é a melhor altura para a plantação de ameixoeiras. Nesse sentido, deve retirar o pano húmido que estava a envolver os bolbos da raiz da ameixoeira e coloque a planta dentro da terra envasada. Desembarace as raízes mais jovens e empurre-as profundamente para o interior do solo. Em seguida, cubra as raízes com mais terra de envasamento e adicione um pouco de água para a planta ficar mais confortável.

Empregue estacas para ajudar a ameixoeira a crescer

A maioria das ameixoeiras necessitam de estacas para crescerem corretamente e a utilização destas é de extrema importância nos dois primeiros anos. Este processo ajuda a formar um tronco ereto da planta e isso vai fazer com que o seu crescimento seja muito mais saudável. Utilize estacas de 15 centímetros e amarre-as ao tronco principal da planta com o auxílio de uma corda ou de um plástico.

Coloque os vasos no terreno

As ameixoeiras mais novas são muito sensíveis à ação dos ventos mais fortes e é por isso que os seus vasos devem ser colocados em áreas que tenham paredes adjacentes. Por outro lado, é de realçar que as ameixoeiras dão-se melhor em zonas com sombra e, como tal, deve evitar a sua disposição numa área de forte iluminação e exposição solar.

Regue as ameixoeiras

A ameixoeira deve ser regada com regularidade para que possa crescer forte e saudável. Se viver num local onde chove moderadamente, a ameixoeira sentir-se-á no seu habitat natural e, assim sendo, dispensa regas adicionais. Caso contrário, terá de a regar pelo menos uma vez por semana. No tempo mais quente, certifique-se que as raízes mantêm-se húmidas. Tenha em atenção que a água em excesso pode prejudicar o desenvolvimento das ameixas e, como tal, deve verificar se a água em excesso é corretamente drenada do vaso.

Quais os principais cuidados que deve ter com uma ameixoeira

No cultivo de uma ameixoeira num vaso, existem vários cuidados que deve ter em conta. Dos mais importantes, destacam-se os seguintes:

O bom estado de conservação das folhas e frutos: se as folhas estiverem velhas e as ameixas estiverem podres, isso significa que poderão aparecer vários tipos de pragas e doenças. Para que tal não aconteça, é fundamental que realize uma poda sazonal para que a ameixoeira cresça de uma forma saudável. Por outro lado, para que as ameixoeiras se desenvolvam corretamente, é aconselhável que utilize um spray inseticida feito à base de ervas e sabonetes líquidos para repelir as pragas mais comuns, como por exemplo os pulgões.

A poda de uma ameixoeira: os ramos mais velhos devem ser podados para garantir que os ramos mais novos crescem em ângulos de 45 graus. Tenha em mente que a poda da ameixoeira não deve ser realizada no inverno porque, nesta época, a planta não tem forças nem condições de recuperação.

A replantação da ameixoeira

Para que a ameixoeira mantenha a beleza das suas folhas intactas e para continuar a dar frutos, ela precisa de ser replantada a cada dois anos. Ao fazê-lo com esta frequência, estará a estimular o desenvolvimento radicular da planta e isso permitir-lhe-á manter toda a sua excelência e vigor. Tenha em atenção que deve utilizar sempre terra de envasamento fresca para conseguir obter os melhores resultados na replantação da ameixoeira.

Média: 4.1 (30 votos)