Como plantar courgettes no jardim

Média: 4.3 (27 votos)
Courgettes no jardim

Se vai plantar um jardim de vegetais, então as courgettes são uma adição saudável, saborosa e de fácil manutenção – perfeitos para utilizar na cozinha, tanto em pratos salgados como em doces.

Tipos de courgette

Se tem uma horta ou vai plantar um jardim de vegetais, considere semear courgette – da família da abóbora, os courgettes são deliciosos na cozinha e uma fonte rica de cálcio, ferro, potássio, fósforo, vitamina A e C. Divididos em duas categorias – rasteiras e trepadeiras – existem courgettes de vários tipos, formatos, tamanhos e cores. São ainda caracterizados por uma flor amarela que antecede o nascimento da própria courgette, incentivando a sua produção contínua.

Rasteira

  • Courgette Cocozelle: com uma apresentação cilíndrica, caracteriza-se pelas suas riscas verdes claras e escuras; são das courgettes com maiores dimensões, chegando a um comprimento de 35 cm; necessita entre 45 e 50 dias para dar frutos.
  • Courgette Tondo Chiaro di Nizza: com um formato arredondado, do tamanho de uma laranja, apresenta-se com tons verde-claros; necessita entre 50 e 55 dias para dar frutos.
  • Courgette Di Faenza: estreito, curto e verde-claro, esta courgette necessita entre 45 e 50 dias para dar frutos.
  • Courgette Striato d’Italia: com o formato de um cilindro, apresenta-se com tons verde-escuros e riscas claras; necessita entre 45 e 50 dias para dar frutos.
  • Courgette Aristocrat: de cor verde, largo e de formato cilíndrico, necessita entre 45 e 50 dias para dar frutos.
  • Courgette Greyzini: com o formato de um cilindro, apresenta-se com tons verde-cinza e riscas claras; necessita entre 50 e 55 dias para dar frutos.

 

Trepadeira

  • Courgette Spineless: cilíndrico e verde-escuro, a polpa deste tipo de courgette é extremamente saborosa; necessita entre 45 e 50 dias para dar frutos.
  • Courgette Tromboncino: largo e de formato cilíndrico, apresenta uma tonalidade verde clara e atinge um comprimento de 25 cm; necessita entre 50 e 55 dias para dar frutos.
  • Courgette Gold Rush: amarelo e cilíndrico, tem uma polpa branca; necessita entre 50 e 55 dias para dar frutos.
  • Courgette Condor: com o formato de um cilindro, apresenta-se com tons verde-escuros e manchas claras; necessita entre 45 e 50 dias para dar frutos.
  • Courgette Séneca Milano: verde-escuro e de formato cilíndrico, é uma courgette muito saboroso; necessita entre 40 e 45 dias para dar frutos.
  • Courgette Roly Poly: com um formato arredondado, caracteriza-se pelos seus tons verde-claros, manchas amarelas e sabor a noz; necessita entre 45 e 50 dias para dar frutos.

Escolher e semear as courgettes

Escolhido o tipo de courgette que pretende plantar, pode adquiri-la como semente ou como planta envasada – certifique-se que esta última seja de aspeto saudável, com vários ramos e que estes não estejam partidos, nem contenham insetos ou vestígios dos mesmos. Na Primavera, de preferência 2 ou 3 semanas antes da última geada, semeie as courgettes em pequenos vasos de turfa, mantendo-os num local resguardado. No final da Primavera, quando o tempo já estiver mais quente, transplante as pequenas plantas para o jardim ou horta: as courgettes requerem um local arejado, com muito sol direto e uma terra rica em nutrientes (acrescente fertilizante e/ou matéria orgânica). As courgettes rasteiras requerem mais espaço do que as suas congéneres trepadeiras, por isso, tenha isso em atenção aquando da plantação. Com uma largura entre os 60 cm e os 3m50cm e uma altura entre os 30cm e 80cm, cada planta produz, em média, 20 courgettes.

A sua manutenção

As courgettes não requerem grande trabalho de manutenção no jardim, a não ser o desbaste frequente, de forma a incentivar o seu florescimento e, consequentemente, o desenvolvimento de novos frutos. A rega deve ser constante, principalmente após a formação das courgettes que, apesar de necessitarem de bastante água para crescerem bem e rápido, não apreciam um solo excessivamente húmido, mas antes bem drenado.

Cultivo e consumo

As courgettes devem ser colhidas quando apresentarem uma largura de 5 cm e um comprimento entre 15-20 cm – é nesta altura que são mais saborosas. Para retirá-las da planta, corte pela haste, respeitando uma distância de cerca de 3 cm da courgette em si. Ideal para um sem número de receitas, a courgette pode ser guardada dentro de um saco plástico no frigorífico durante pelo menos uma semana. As courgettes podem ainda ser congeladas – recomenda-se apenas que corte a courgette em fatias, escaldando-as 1 ou 2 minutos antes de as congelar. Para quem não sabe, a própria flor da courgette é comestível, sendo muito utilizada na cozinha italiana, onde é frita antes de ser saboreada. Bom proveito… para o ano há mais!

Média: 4.3 (27 votos)