Como plantar árvores de fruto no seu jardim

Sem votos

Plantar árvores de fruto é uma excelente forma de embelezar o seu jardim e de garantir frutas bonitas, perfumadas e saudáveis para consumo próprio. As árvores de fruto não necessitam de cuidados especiais, no entanto convém conhecer alguns critérios básicos antes de proceder ao seu plantio. Saiba como plantar árvores de fruto no seu jardim e deixe-o com as melhores cores e sabores.

Tenha em atenção a dimensão do seu jardim

Por muito que queira ter um pomar, leve em consideração a real dimensão do seu jardim. É necessário dispôr de um espaço amplo para plantar e cuidar de árvores. Para que as raízes das árvores se fortaleçam sem necessidade de competirem por água ou nutrientes, terá que plantar as árvores a uma distância considerável umas das outras. Tenha em conta que árvores de maior porte precisam de mais espaço livre e que árvores de diferentes tamanhos apresentam necessidades distintas em relação à dimensão de solo que ocupam.

Opte sempre por plantas de boa qualidade

Antes de plantar qualquer árvore de fruto no seu jardim, procure certificar-se da qualidade da planta em questão. Arbustos fracos ou adoentados produzem árvores de qualidade inferior (frutos inexistentes ou pouco saborosos), e são mais suscetíveis de contrair pragas, vírus e doenças. Escolha sempre as melhores mudas, pois essa é a melhor garantia de obter frutos deliciosos e bonitos.

Cuide das regas

A rega é um factor crucial no crescimento e na manutenção das árvores de fruto, e é  essencial para que os frutos sejam doces e sumarentos. Após a plantação das árvores, será necessário proceder a uma rega diária.

Nos dias quentes de verão, até as árvores adultas precisam de rega frequente, diminuindo de frequência quando a estação do ano muda. No entanto. não exagere na quantidade de água porque o solo encharcado apodrece as raízes das árvores. Muita água no solo pode até nalguns casos levar ao desenraizamento da árvore, no caso de plantas ainda jovens.

Conheça bem as necessidades das árvores que plantar

As árvores de fruto, à semelhança de todas as outras plantas, diferem umas das outras no que diz respeito a características e necessidades. Para que possa proporcionar as melhores condições de desenvolvimento às suas árvores, deverá conhecer as particularidades de cada uma das espécies que plantar. A poda, a colheita, as regas e drenagens específicas para cada árvore, bem como os cuidados fitossanitários mais indicados devem ser respeitados, para que tudo decorra da melhor forma possível.

Atente para o estado do solo

O solo no qual são plantadas as árvores deve merecer também um cuidado especial. A grande maioria das árvores de fruto necessita de uma boa terra para jardim e plantas rica em nutrientes, com humidade adequada, boas condições de escoamento de águas, e densidade apropriada.

Adicionar com regularidade adubo ao solo é uma das melhores formas de assegurar que a árvore receberá todos os nutrientes de que necessita. Eliminar as ervas daninhas que infestam as proximidades das árvores também é importante.

Solos leves

Caso o solo seja “leve”, poderá ser benéfico adicionar uma camada de palha em redor da árvore depois de plantada, bem como proceder a uma adição mais generosa de matéria orgânica.

Solos pesados

Nos solos “pesados” e com dificuldades de drenagem, será aconselhável plantar as árvores de fruto nas zonas mais elevadas, a fim de que a água escoe melhor.

Saiba quando plantar

Pode escolher plantar directamente a raiz na terra, ou plantar em vaso.

Plantação direta

Se optar pela plantação direta, será melhor que o faça durante o outono (setembro e outubro são os meses mais favoráveis à plantação de árvores no solo, pois a terra ainda está aquecida, e as raízes têm mais tempo para se formarem antes dos grandes frios). Se morar numa zona onde sejam frequentes as geadas, então aguarde pelo fim do inverno para plantar as suas árvores de fruto.

Plantação em vaso

Se decidir plantar no vaso, pode fazê-lo durante todo o ano, evitando os meses de maior calor e frio.

Aprenda como plantar

O acto de plantar as árvores de fruto é bastante acessível, no entanto é dele que depende em muito o sucesso da futura produção:

  • Comece por escavar um buraco com o dobro da dimensão da parte da planta que ficará soterrada;
  • Após escavar o buraco, coloque o arbusto lá dentro, e encha o buraco com terra enriquecida em húmus;
  • Comprima bem a terra, de forma a que fique compacta;
  • Regue bem logo em seguida. Forme em redor do arbusto um montículo de terra 10 cm acima do nível do solo;
  • É conveniente proteger do vento as árvores jovens, utilizando estacas de apoio que poderá retirar após os primeiros anos.

Escolha quais as árvores a plantar

Se quiser ter frutos durante todo o ano, terá que plantar árvores que frutifiquem em diferentes estações. De igual forma convém levar em consideração as características climáticas.

  • Climas tropicais: Anoneiras, mangueiras, bananeiras, entre outros;
  • Climas mediterrânicos: Árvores de citrinos (laranjas, limões, tangerinas), diospireiros (dá frutos tardios), amendoeiras (não suporta solos ácidos), ameixeiras (fáceis de cuidar, susceptíveis a poucas doenças), figueiras (cuidado com as chuvas, vespas e aves), marmeleiros (Portugal tem dos melhores marmelos da Europa), entre outros;
  • Climas temperados: Damasqueiros (damascos e alperces), romãzeiras (podem ser podadas em sebe), nespereiras (frutificam cedo, mas não gostam de frio), entre outros;
  • Climas frios: Cerejeiras, pessegueiros, macieiras e pereiras ( as macieiras e pereiras carecem de locais protegidos e soalheiros, são árvores ideais para jardins pequenos), entre outros.

Apesar de relativamente fácil, a tarefa de plantar e cuidar de árvores de fruto pode sempre ser facilitada se forem seguidos conselhos especializados. Para obter ajuda ou esclarecimentos pormenorizados, não hesite em consultar uma exploração agrícola que lhe mereça confiança. Muitos produtores de frutos não se importam de ajudar, e existem até firmas especializadas que prestam apoio nesta área.

Sem votos