Como plantar alho porro no jardim

Média: 4.3 (24 votos)

O alho porro ou alho francês ganhou a reputação de ser uma espécie de “cebola gourmet” e é por isso que é um dos legumes mais apreciados pelos amantes da “Nouvelle Cuisine”. O alho porro ou alho poró é também conhecido como alho francês e é um vegetal que, à semelhança das cebolas e outros tipos de alhos, pertence à família Alliaceae. Saiba como plantar alho porro no jardim e tenha sempre à sua disposição um dos vegetais mais frescos e saborosos que uma horta pode oferecer.

Como preparar o solo para o cultivo do alho porro

Para que os alhos porros possam crescer de uma forma correta e natural, é necessário que sejam cultivados num solo húmido e bem drenado. À semelhança dos limões , o alho porro necessita de estar estrategicamente colocado no jardim, dado que precisa de receber muito sol para completar o seu crescimento. De forma a preparar melhor o local onde vai cultivar os alhos porros deve, atempadamente, adubar a terra com composto ou fertilizante orgânico, de modo a melhorar a sua capacidade de retenção da humidade e impedir o aparecimento de ervas daninhas. Esta preparação inicial do solo é fundamental para estimular o crescimento dos alhos porros na sua fase preparatória. Posteriormente, à medida que amadurecem, o solo poderá ficar mais seco, o que se torna ideal para o seu crescimento.

Melhor altura para plantar alhos porros

O alho porro é uma planta de cultura anual que é muito exigente em termos de luz, adapta-se a temperaturas entre os 5 e os 35 graus centígrados, sendo a temperatura ideal de plantação de 15 a 35 graus. A plantação de alhos porros é uma prática que pode ser realizada ao longo de dois períodos distintos. São eles:

  1. Na Primavera: nos meses de Março a Abril. Este é o período ideal para a plantação do alho porro para todos os que vivem no Hemisfério Norte.
  2. No Outono: nos meses de Setembro e Outubro. Esta é a época preferencial para o cultivo do alho porro para todos os que vivem no Hemisfério Sul.

Como plantar alhos porros

Para a plantação e cultivo do alho porro, deve cumprir com a máxima precisão e eficácia os aspetos seguintes:

Abrir fossos rasos no seu jardim: deve abrir fossos rasos no seu jardim e neles deve colocar as sementes de alho porro. Fica ao seu critério o número de fossos a utilizar, uma vez que isso depende das suas necessidades e do espaço que tenha livre.

Colocar as sementes na terra: As sementes devem ser colocadas um centímetro dentro do solo e devem ficar espaçadas entre elas à distância de 2,5 centímetros. Depois de ter colocado a semente na terra, deve-a cobrir com terra e regar se sentir que o solo está muito seco.

Plantar fileiras que não sejam inferiores a 30 centímetros de distância: Durante um período de 4 ou 5 semanas vai notar grandes diferenças na sua plantação, uma vez que cada semente terá aproximadamente três folhas. Esse é o melhor momento para colocar as sementes a uma distância de 30 centímetros entre elas, para que o seu crescimento seja natural, livre e saudável.

Regar com frequência: Antes de chegar o período da colheita, deve regar a terra com alguma regularidade, mas em pequenas quantidades. Por outro lado, se o alho porro for cultivado em vaso ou em tabuleiro, é necessário regar a planta com mais frequência, dado que o vegetal sofre uma maior desidratação, principalmente no Verão.

Quando colher alho porro

A colheita do alho porro demora em média cerca de 80 dias após a sua plantação. No entanto, pode iniciar a colheita assim que o vegetal atingir o tamanho de um lápis. Algumas pessoas preferem fazê-lo quando os alhos porros ainda se encontram macios, pois, segundo dizem, ficam mais apetitosos do que quando estão maduros.

Os alhos porros têm ainda a particularidade de se manterem num ótimo estado de conservação dentro da terra e isso é uma enorme vantagem para todos, na medida em que permite que a sua colheita seja feita apenas quando necessária, mantendo sempre a sua frescura intacta.

Contudo, deve ter em atenção que a colheita do alho porro deve ser sempre realizada antes do período das geadas, de forma a usufruir de todos os seus nutrientes e sabores principais.    

Desfrute do cultivo do alho porro

Todos os jardineiros ficam surpreendidos ao descobrir que a plantação e o crescimento do alho porro é muito mais fácil de ser realizada do que o cultivo das cebolas. Os alhos porros são mais resistentes do que as cebolas e podem sobreviver a Invernos mais rigorosos sem mostrar qualquer tipo de efeito desfavorável.

O alho porro é, sem dúvida, um acompanhamento delicioso na preparação dos mais variados guisados e refogados e também pode ser apreciado em sopas e em saladas, pois combina muito bem com o tomate e o pepino. Este é um vegetal que apresenta uma boa fonte de potássio, cálcio e fósforo, é muito rico em vitamina B, C e E; e apresenta baixos níveis de calorias.

Ao plantar alhos porros no seu jardim de vegetais, estará a adquirir um vegetal que por si só tem um preço de mercado muito elevado e, ao mesmo tempo, beneficiará de um alimento exclusivo, delicioso e rico em nutrientes para as suas refeições.

Média: 4.3 (24 votos)