Como plantar alface no jardim

Média: 4.2 (58 votos)
Alface no jardim

Deliciosa, saudável e com poucas calorias, a alface é um alimento que se quer sempre fresco, por isso, é o legume ideal para se ter numa horta – à mão de semear e de saborear, aprenda a plantar e a cultivar alface no seu próprio jardim.

Alface de folha verde e de folha vermelha

Existem inúmeros tipos de alface que se distinguem pelo seu tamanho e textura, mas também pela sua cor. Nesse sentido, a alface está dividida em duas variedades principais: alface de folha verde e alface de folha vermelha.

Alface de folha verde

  • Alface Salad Bowl: com folhas lisas, esta salada apresenta uma longa conservação após a colheita; necessita entre 40 e 45 dias para dar folhas.
  • Alface Parella: de pé pequeno e com folhas verde-escuras, esta variedade é facilmente cultivada a partir de sementes; necessita entre 45 e 50 dias para dar folhas.
  • Alface Folha de Carvalho: caracterizada por folhas verdes claras, frisadas e tenras; necessita entre 45 e 50 dias para dar folhas.
  • Alface Grand Rapids: de crescimento rápido, apresenta-se com folhas grandes, de textura enrugada e verdes claras; necessita entre 40 e 45 dias para dar folhas. 
  • Alface Bionda a Foglie Lisce: distingue-se pelo seu crescimento rápido e folhas muito tenras; necessita entre 40 e 45 dias para dar folhas.
  • Alface Catalunha: caracterizada por folhas verdes claras, com muitas nervuras, mas tenras; necessita entre 45 e 50 dias para dar folhas.

Alface de folha vermelha

  • Alface Vermelha de Trento: ligeiramente avermelhada, a textura das suas folhas são recortadas; necessita entre 45 e 50 dias para dar folhas.
  • Alface Rougette de Montpellier: caracterizada por um pé bastante aberto e folhas vermelhas escuras; necessita entre 40 e 45 dias para dar folhas.
  • Alface Red Salad Bowl: apresenta-se com folhas de textura enrugada e um tom vermelho-púrpura; necessita entre 45 e 50 dias para dar folhas.
  • Alface Cocarde: semelhante à alface folha de carvalho, as suas folhas avermelhadas são extremamente tenras; necessita entre 45 e 50 dias para dar folhas.
  • Alface Frisada Vermelha Americana: as suas folhas frisadas apresentam um pé verde e margens púrpuras; necessita entre 45 e 50 dias para dar folhas.
  • Alface Lollo Rossa: uma alface compacta, frisada e bastante tenra; necessita entre 45 e 50 dias para dar folhas.

Alface na terra

Quando e como semear alface? Sempre na Primavera e depois da época das geadas. A alface tanto pode ser plantada com recurso a sementes, como em pequenas plantas previamente envasadas – se optar pelas últimas, certifique-se que o aspeto das suas folhas seja jovem e saudável e que o caule não esteja já muito desenvolvido. A alface requer um solo rico em húmus, um pouco alcalino, húmido, mas bem drenado e com sol direto ou meia sombra. Fácil de cultivar, a alface cresce rapidamente, atingindo, em média, uma largura entre 10cm e 40cm e uma altura entre 10cm e 30cm, sendo que cada planta produz cerca de 10 folhas de alface. Se não tiver um jardim ou horta, saiba que a alface também pode ser cultivada em vaso.

Cultivar uma boa alface

A alface é um legume de Verão e de Outono, cujas folhas podem ser colhidas à medida que se necessita, mas deve colher-se a planta completa antes das primeiras geadas, para evitar o seu estrago. Retire sempre as folhas exteriores antes de colher a alface completa, a não ser que o centro se apresente duro – nesse caso, significa que a planta ainda irá florescer. Se a alface estiver pronta para ser colhida, mas o centro estiver muito duro, corte a planta pelo pé com recurso a uma faca.

Principais doenças e problemas da alface

No cultivo da alface, um dos problemas mais recorrentes é o seu não crescimento e a formação de uma haste floral – nesta situação, é importante cobrir a planta, mantendo-a à sombra até esta retomar o seu desenvolvimento normal. Em termos de doenças, são as lesmas que mais atacam a alface, deixando as suas folhas repletas de buracos. Para eliminar esta praga, é necessário efetuar uma limpeza na horta e aplicar um inseticida apropriado.

Da horta para a mesa

Um jardim de vegetais não está completo sem alface, produto sinónimo de Verão e perfeito para as mil e uma saladas que servem de refeição nos dias mais quentes do ano – colha alface diretamente do seu jardim, lave, adicione tomate, tempere e sirva! Bom apetite!

Média: 4.2 (58 votos)