Como fazer crescer nova relva de forma ecológica

Média: 4.3 (3 votos)
Relva no jardim

Saber fazer crescer um relvado de uma forma ecológica faz parte das tarefas de um jardineiro e de todos os que têm uma casa própria. Saiba como fazer crescer nova relva de forma ecológica e mantenha sempre o relvado do seu jardim nas melhores condições.

Por vezes, a relva de um jardim adquire determinadas manchas que podem retirar o brilho e espontaneidade de um relvado. Para que isso não aconteça, saiba que fazer crescer a relva de uma forma orgânica permite-lhe manter o seu jardim sempre com um aspeto radiante. Este processo é também conhecido por semear de novo e é de fácil execução.

Quais as ferramentas e os materiais necessários

Para que a plantação e o crescimento da nova relva seja realizada de forma ecológica, é necessário reunir os utensílios seguintes:

  • Ancinho;
  • Arejador de solo;
  • Sementes de relva;
  • Fertilizante orgânico.

Como fazer crescer uma nova relva num jardim

Para fazer crescer uma nova relva num jardim e para que este esteja sempre em ótimas condições de utilização e apresentação, é necessário realizar os 5 passos seguintes:

1. Conhecer as áreas mortas do seu relvado

Uma das partes essenciais para fazer crescer uma nova relva passa por conhecer detalhadamente todas as áreas do seu relvado. Poderá ser necessário replantar um relvado inteiro ou apenas algumas partes. Na maioria dos casos, a replantação de áreas mais pequenas é suficiente e a mais adequada para que um relvado fique com um aspeto fantástico e uniforme. No entanto, se o seu relvado estiver abandonado há vários anos, é provável que a terra que o compõe esteja negligenciada e, como tal, é necessário fazer crescer um novo tapete de relva. Se for este o caso do seu relvado, tenha em consideração que o gramado inteiro precisa de ser totalmente arejado e coberto com palha para que a terra fique o mais fértil possível e para que tenha todos os nutrientes necessários para o seu crescimento.

2. Preparar corretamente a terra de um relvado

Preparar a terra de um relvado é um dos aspetos mais importantes que deve ter em consideração na constituição de um gramado saudável. É fundamental preparar a terra para que as sementes de relva se desenvolvam e cresçam corretamente. Em teoria, é possível preparar a terra de um relvado na maioria dos meses do ano, à exceção do inverno. Se estiver a lançar novas sementes para a terra, deve fazê-lo com antecedência para que a relva estabilize antes da chegada dos meses mais frios. Para o fazer corretamente é necessário cumprir com os aspetos seguintes:

Utilizar um ancinho para abrir um espaço na área a plantar: deve abrir um espaço na área a plantar a nova relva com o auxílio de um ancinho. Esta ferramenta ajuda-o a remover a palha onde se encontra a relva morta e ajuda-o a afrouxar o solo.

Empregar o arejador de solo no local onde vai crescer a nova relva: é fundamental que utilize um arejador de solo no local onde vai crescer a nova relva, uma vez que ele permite que os nutrientes entrem no solo de uma maneira mais eficaz. Este procedimento é essencial, pois ajuda a semente da nova relva a crescer e a dar uma boa cobertura ao solo.

3. Colocar o fertilizante orgânico na terra

As sementes de relva crescem melhor quando têm uma boa terra que sustente o seu desenvolvimento. Nesse sentido, pode ajudar este processo de crescimento ao colocar fertilizante orgânico no solo da terra que vai semear. Ao fazê-lo estará a tornar a terra mais fértil e, ao mesmo tempo, está a alimentar as sementes para o desenvolvimento de um relvado mais forte e saudável.

4. Espalhar as sementes na terra 

Existem vários tipos de sementes de relva no mercado e a escolha da mais adequada pode ser uma decisão bastante confusa. Deve escolher um tipo de relva para o seu jardim e manter-se fiel a ele, para que o seu tapete esverdeado tenha a mesma aparência, cor e brilho, ao invés de vários tipos de relva diferentes.

Nas áreas mais pequenas, pode espalhar as sementes de relva à mão, ao passo que num relvado inteiro pode utilizar um espalhador de sementes automático, permitindo que em média 4 quilos de sementes de relva sejam espalhados ao longo de 1.000 metros quadrados.

Depois das sementes estarem espalhadas, utilize um ancinho para o ajudar a colocar as sementes dentro da terra. Pode utilizar palha para proteger as sementes dos pássaros ou cobri-las com uma camada fina de raízes de plantas.

5. Acompanhar o crescimento da relva

Não deixe as sementes de relva a germinar e depois fique à espera do seu desenvolvimento. É necessário regar as sementes com regularidade, nomeadamente duas vezes ao dia nas primeiras semanas. As sementes da relva nova demoram cerca de duas semanas a germinarem e depois deste período pode diminuir o período de rega. Tenha em atenção que a relva não deve ser muito mexida até estar fortemente estabelecida e isso só acontece quando ela atingir cerca de 3 centímetros de altura. Depois de a relva continuar a crescer, deve mantê-la aparada por volta dos 7 a 7,5 centímetros para que o seu relvado esteja sempre com um aspeto fresco e saudável.

Média: 4.3 (3 votos)