Como cuidar dos utensílios de jardim

Média: 3.4 (9 votos)
ferramentas para jardinagem

Um jardim exuberante depende, em grande parte, da experiência e dedicação do seu jardineiro que, por sua vez, depende nos seus utensílios para tornar o trabalho mais fácil e agradável. Para garantir a longevidade e performance dos utensílios de jardinagem é crucial mantê-los limpos, não só durante os meses de mais uso, mas também antes de serem guardados para o Inverno.

Utensílios cortantes: as tesouras de todos os tamanhos e feitios vão acumular resíduos entre as suas lâminas depois de semanas de trabalho no jardim, por isso, quando verificar que está na hora de uma limpeza, embebede um pano num pouco de diluente para tinta e limpe bem as tesouras. No final, aproveite para afiar as lâminas com uma pedra ou lima apropriada e aplique um pouco de spray WD-40 para proteger as tesouras da ferrugem.

Utensílios de mão: as pás para transplantar, forquilhas e sachos têm muito uso e, por isso mesmo, têm de ser protegidos. A sua limpeza é muito simples: basta colocar estes utensílios num balde com água e sabão, deixando-os de molho durante algum tempo antes de utilizar uma escova ou esfregão de arame para retirar terra acumulada. Deixe secar ao ar livre. Depois, aproveite para inspeccionar os cabos, para verificar se nenhuma das suas partes esteja partida ou desparafusada. Recomenda-se a aplicação de um pouco de óleo de linhaça nos cabos de madeira, uma vez que este protege-os bastante bem. Os utensílios com cabos pintados podem receber uma nova demão de tinta com a opção de uma cor viva que permita a sua visualização perfeita no meio do jardim.

Utensílios de grande porte: tal como os utensílios de mão, também os de grande porte (pás, ancinhos, sachos...) requerem uma limpeza com água e sabão, auxiliada por uma escova ou esfregão de arame para retirar lixo acumulado. Todos os utensílios funcionam melhor se estiverem limados e a aplicação de um pouco de spray WD-40 em todos os elementos metais é recomendado para evitar o enferrujamento. Termine com a aplicação de um pouco de óleo de linhaça nos cabos de madeira, que os protege contra o uso.

Mangueiras e regadores por aspersão: para evitar que as mangueiras rachem, evite pendurá-las sobre pregos ou outros cabides que possam facilmente perfurá-las, optando antes por um enrolador próprio de mangueiras – caso contrário, guarde-as enroladas, mas pousadas no chão. Antes de armazenar mangueiras e regadores drene toda a água que possa está acumulada dentro dos mesmos, fazendo o mesmo com as torneiras exteriores. Desligue-as para evitar o congelamento ou o arrebentamento dos canos de água, provocado por meses de frio.

Armazenamento invernal: antes de guardar os utensílios de jardinagem para o Inverno, a sua limpeza e manutenção a fundo é extremamente importante. Em termos de armazenamento, guarde-os num local seco, de preferência pendurados numa parede ou então agrupados numa caixa ou cesto para o efeito. Outro truque que os jardineiros utilizam é o seguinte: encha um vaso ou balde com areia seca e junte o lubrificante WD-40 ou então óleo vegetal até obter uma mistura húmida; remova excessos de terra ou lixo dos utensílios de mão e espete-os na areia. Aproveite para passar óleo de linhaça em todos os cabos de madeira, para prevenir que sequem e/ou comecem a lascar. Coloque o balde num local seco e fresco durante os meses mais frios. Quando chegar a Primavera, retire os utensílios da areia e limpe-os cuidadosamente antes de lançar mãos à terra! Pode guardar a areia e reutilizá-la mesmo ao longo dos meses mais quentes para uma limpeza profunda mais periódica.

Média: 3.4 (9 votos)