Como criar um jardim com pouco dinheiro

Média: 4.1 (15 votos)

O jardim é o cartão de apresentação de uma casa e das pessoas que lá habitam. A sua criação pode ser muito dispendiosa se não for realizado um planeamento prévio e cuidado. Saiba como criar um jardim com pouco dinheiro e construa, mesmo assim, uma paisagem deslumbrante.

Quais os passos a realizar para criar um jardim e gastar pouco dinheiro

Para criar um jardim e gastar pouco dinheiro é necessário definir um plano cuidadoso e consistente para tirar o máximo proveito do seu espaço exterior. Para o fazer corretamente deve cumprir com os 4 passos seguintes:

1. Realizar um esboço do jardim

Comece por realizar um rascunho do jardim e inclua todos os contornos da sua casa, como por exemplo os pátios, decks, passeios, calçadas, canteiros e muros de contenção que lá existam.

2. Acrescentar todos os elementos desejados

Ao realizar o esboço de um jardim, deve ter em conta que lá devem constar todos os elementos que, eventualmente, queira acrescentar, como por exemplo um lago, alpendre, pérgola ou quedas de água.

3. Dividir o seu projeto em fases

É fundamental dividir o seu projeto em fases de construção, de forma a minimizar a quantidade de dinheiro que é preciso investir.

4. Consultar um arquiteto paisagista

Deve consultar um arquiteto paisagista para ver o seu esboço e a viabilidade do seu projeto. Tenha em consideração que ao procurar aconselhamento, estará a gastar muito menos dinheiro do que aquele que gastaria se tivesse de elaborar o projeto de origem.

Como fazê-lo na prática

Para criar um jardim com pouco dinheiro é necessário deitar mãos à obra e colocar o seu projeto em prática. Pode executá-lo ao realizar pequenos passos de cada vez. São eles:

Faça os caminhos e passeios do jardim

Para fazer os caminhos e os passeios que se encontram no seu jardim, deve utilizar cascalho, pavimento intertravado de cimento ou cimento moldado. Se optar por utilizar cascalho, tenha em atenção que deve utilizar o cascalho do tipo angular para que o terreno não fique escorregadio. À medida que for construindo os caminhos e os passeios, deve erradicar todas as ervas daninhas que for encontrando, para que elas não se manifestem mais tarde.

Coloque mesas e cadeiras na decoração de um deck ou pátio

Uma das opções de decoração mais utilizadas para a criação de um jardim económico passa pela colocação de mesas e cadeiras num deck ou num pátio principal. Faça uma pesquisa nas grandes superfícies comerciais, lojas de comércio local e vendas de jardim, pois estes são os melhores lugares para encontrar este tipo de materiais, principalmente no final do verão. Tenha em consideração que as mesas e as cadeiras são um excelente adorno na constituição de um jardim, pois combinam muito bem com um relvado, todo o tipo de plantas e acessórios de iluminação. Seja criativo e dê asas à sua imaginação na composição e embelezamento de um deck ou pátio.

Certifique-se que o seu jardim tenha um elemento de água

Para que o seu jardim fique o mais completo possível, é necessário que tenha um elemento de água. Nesse sentido, deve deslocar-se a uma loja de jardim especializada, para conhecer toda a oferta disponível, pois existem bombas e fontes de água específicas que são fáceis de instalar num pátio de um jardim. Construa uma paisagem deslumbrante e utilize a água como um elemento de paz e tranquilidade. Uma treliça ou um caramanchão são também elementos de decoração encantadores e são muito utilizados para criar privacidade.

Corte o relvado com regularidade

Para que um jardim esteja sempre em perfeitas condições, é fundamental que o seu gramado esteja impecável e, como tal, é necessário cortar a relva com regularidade. Utilize um bom cortador de relva e mantenha o seu relvado sempre aparado. É aconselhável que não o corte muito rente, pois isso coloca uma enorme tensão e stress sobre a relva, fazendo com que ela fique seca e castanha. Considere plantar sementes de festuca, que é a variedade mais resistente à seca e não precisa de muitos fertilizantes para florescer.

Contorne os canteiros de flores com a ajuda de uma mangueira

Pode utilizar uma mangueira para contornar um canteiro de flores e saber qual é o lugar que este vai ocupar no terreno. Ao fazê-lo estará a delimitar uma determinada área e a definir qual vai ser a terra de cultivo. A terra onde as flores vão ficar deve ser rica em nutrientes e deve estar corretamente fertilizada para que todas as flores possam crescer de uma forma saudável. Tenha em mente que a fertilização de um solo impede o aparecimento de ervas daninhas.

Invista em plantas, flores, árvores e arbustos

A maioria do seu orçamento deve versar o recheio de um jardim, isto é, as flores e plantas que lá poderão estar. Nesse sentido, deve optar por investir em árvores , arbustos e flores nativas da sua região, uma vez que são mais baratas e têm maiores probabilidades de florescerem de uma forma saudável. Opte pelo cultivo de plantas perenes e plante menos que as necessárias, pois no ano seguinte elas serão divididas e ocuparão o dobro do espaço. Por outro lado, também pode iniciar a plantação de sementes em ambientes interiores, para depois as transplantar para o seu jardim.

Média: 4.1 (15 votos)