Árvores e arbustos de baixa manutenção para embelezar o jardim

Média: 4.1 (7 votos)

As árvores e os arbustos mais fáceis de cuidar são os que são menos exigentes quando atingem a maturidade. Dessa forma, saiba quais são as árvores e arbustos de baixa manutenção na constituição de um jardim e transforme por completo a beleza cénica da sua paisagem exterior.

As árvores e os arbustos percorrem um longo caminho até criarem a sensação de fazerem parte da ornamentação de um jardim. Contudo, cabe a cada proprietário selecionar as melhores variedades para fazer parte da paisagem de um jardim e fazer com que este seja o mais belo e bem tratado de todos.

Quais as principais árvores e arbustos de baixa manutenção para um jardim

Tendo em conta a quantidade de espécies de árvores e arbustos existentes no mercado, é necessário deslocar-se a uma loja de jardins especializada para recolher toda a informação sobre as espécies de baixa manutenção que melhor se adequam a um jardim. Das mais conhecidas, evidenciam-se as seguintes:

Bordo de Amur

Esta árvore tem folhas verde escuras que adquirem uma pigmentação vermelha alaranjada durante a estação do outono. Trata-se de uma árvore que proporciona uma sombra excelente e, ao mesmo tempo, é adaptável a várias condições do solo, preferindo aqueles que são mais húmidos e bem drenados. É uma opção muito viável para colocar num pátio, pérgola ou alpendre e necessita apenas de ser regada com alguma regularidade.

A berberis japonesa

É uma escolha maravilhosa para adicionar cor a uma determinada paisagem. Trata-se de um arbusto de fácil manutenção que necessita apenas de ser podado na primavera. A berberis japonesa dá-se melhor em locais com temperaturas elevadas e solos secos e é muito utilizada como sebe.

Os vidoeiros

Acrescentam textura a uma casa e isso deve-se à variedade de cores existentes nas suas cascas, que variam desde o cinzento até ao castanho avermelhado. São árvores que necessitam de uma enorme exposição solar e de um solo ácido e húmido para crescerem corretamente. São árvores ideais para serem utilizadas junto a rios, lagos ou piscinas, pois contribuem para um embelezamento exclusivo da paisagem no verão ou no inverno.

A árvore Katsura

É também um elemento de decoração excecional para qualquer tipo de jardim e isso acontece devido à graciosidade da forma em coração das suas folhas. O seu estilo é único e inconfundível e este tipo de árvore é muito utilizado nas paisagens de inverno. É de realçar que esta é uma árvore que necessita de estar num clima quente e húmido para crescer e prosperar.

A Parrotia persica

A Parrotia persica tem uma casca distinta que produz uma cor extraordinária de outono. Trata-se de uma árvore que se dá bem com as altas temperaturas e é conhecida por proporcionar muitos locais com sombra. Um solo rico e bem drenado é fundamental para que esta árvore possa crescer. É uma árvore muito apreciada por todos os jardineiros, uma vez que pode ser utilizada na composição de uma paisagem ao longo de todo o ano.

A rosa japonesa

É muito popular pela abundância das suas plantas amarelas que acrescentam uma beleza e luz consideráveis a uma paisagem. Trata-se de um arbusto de baixa manutenção que apenas necessita de uma poda e fertilização regulares. Para que este arbusto cresça nas melhores condições possíveis, é necessário que esteja situado num local com sombra e que o solo se encontre bem drenado.

Outras árvores e arbustos de baixa manutenção

Outros exemplos bem-sucedidos de árvores e arbustos de baixa manutenção que embelezam um jardim são:

  • Uva de Oregon
  • Bambu
  • Abeto Douglas
  • Rosa rugosa
  • Arbusto renda
  • Pícea da Sérvia
  • Abelia brilhante
  • Carpa europeia
  • Falsa Hinoki cipreste
  • Azevinho japonês

A maioria destas árvores e arbustos de baixa manutenção fazem parte da constituição ideal de um jardim, na medida em que não são muito propensas a pragas ou a doenças e isso faz toda a diferença.

As principais árvores e arbustos que deve evitar num jardim

Para uma paisagem de baixa manutenção, existem várias árvores e arbustos que devem ser evitados. Apesar de existirem espécies bonitas e espetaculares, algumas requerem muitos cuidados para serem denominadas de baixa manutenção. Para os jardineiros que têm um tempo limitado para cuidar da paisagem de um jardim, é aconselhável que evitem determinadas variedades. Das principais, destacam-se as seguintes:

  • Bordo da Noruega
  • Mimosa
  • Amoreira
  • Salgueiro
  • Olmo siberiano
  • Choupo

A importância da poda na manutenção de árvores e arbustos

A maioria dos cuidados que são necessários para manter as árvores e os arbustos com bom aspeto passa pela sua poda – uma tarefa que nem sempre é compreendida ou bem realizada. A poda passa por remover os ramos e as madeiras que se encontram doentes, danificadas ou que estão a crescer na direção errada. Se a poda for realizada por outros motivos que não os apresentados, isso significa que a árvore ou o arbusto não se encontra na posição mais apropriada. Se a poda não for corretamente efetuada, as árvores e os arbustos poderão morrer. Nesse sentido. e para que tal não aconteça, faça uma poda regular das suas árvores e arbustos e certifique-se que está a podá-los da melhor maneira.

…e da utilização dos fertilizantes

Por norma, não é necessário adubar as terras numa base regular para que as árvores e os arbustos se desenvolvam, contudo, é aconselhável que o faça para que eles cresçam mais rapidamente e para se integrarem melhor com a paisagem envolvente. Pode utilizar fertilizantes orgânicos para que a terra fique o mais fértil possível. A preparação e fertilização de uma terra passa por colocar uma camada de fertilizante ao redor das árvores e dos arbustos e esta ação deverá acontecer sempre na estação da primavera, pois é quando se obtêm os melhores resultados.

Média: 4.1 (7 votos)