9 tendências para a jardinagem em 2009

Média: 5 (6 votos)
Ferramentas de jardinagem

Em termos de jardinagem, as novidades sucedem-se e o que poderia estar na “moda” o ano passado, pode já não estar este ano. A verdade é que o verde é intemporal, mas mesmo assim sujeito a várias tendências: conheça as top 9 novidades para o exterior da sua casa em 2009.

  1. Palete de cores quentes. Tal como na decoração, também a jardinagem recorre à conjugação estética de cores para um jardim que fica na retina. Este ano, as tonalidades são quentes e condimentadas, concentrando-se em torno de cores como o laranja, encarnado, vermelhão, castanho-ferrugem e dourado.
  2. Jardinagem orgânica. Com a preocupação crescente em torno do meio ambiente, também a jardinagem se torna, literalmente, mais verde. Jardinar de forma ecológica é abster-se do uso de fertilizantes com químicos nocivos, é controlar o uso da água, é fazer compostagem e cultivar os seus próprios legumes, fruta e ervas aromáticas, entre outras acções “verdes”.
  3. Bolbos primaveris. A sustentabilidade está também na base desta tendência que vê a troca de bolbos primaveris que necessitam de ser constantemente substituídos ou replantados, por variedades naturalmente auto-sustentáveis caso do narciso, allium e algumas espécies de tulipas, por exemplo.
  4. Folhas pintadas. As plantas de folhagem verde e variada dão lugar a espécies mais específicas, nomeadamente os arbustos e perenes com folhas douradas, cinza, verde-lima e borgonha.
  5. Cultivar fruta e legumes. Num verdadeiro regresso às origens, uma das grandes tendências “jardineiras” para 2009 é o cultivo próprio e para uso pessoal de fruta e legumes. Produtos biológicos e saudáveis que vão da porta de casa directamente para a mesa, permitindo ainda poupar na conta do supermercado.
  6. Vasos e floreiras. Cada vez mais popular está a jardinagem em vasos ou floreiras – especialmente pensado para quem vive em espaços apertados, mas não só. Recipientes grandes, pequenos e coloridos são a nova forma de plantar e beneficiar de um jardim que pode incluir tudo desde grandes árvores tropicais a velhos clássicos, passando por legumes e ervas aromáticas.
  7. Viver ao ar livre. Desfrutar da vida ao ar livre é mais do que sujar as mãos na terra e é tão simples como criar agradáveis espaços exteriores, perfeitos para descansar ou conviver… sempre com a Mãe Natureza por perto.
  8. Jardim selvagem. A preservação da fauna e flora é um assunto que tem influenciado fortemente o mundo da jardinagem e o resultado está à vista. Os jardins selvagens, criados com material e espécies pensadas especificamente para atrair a presença de pássaros, insectos e outros animais, são cada vez mais uma realidade.
  9. Compras online. A “febre” e praticabilidade de comprar online já conquistaram os jardineiros por vários motivos: preços competitivos, permite um enorme conhecimento e, melhor, poder de compra de espécies oriundas de todo o mundo.
Média: 5 (6 votos)