8 flores para plantar no jardim para o Verão

Média: 3.9 (28 votos)

A beleza e a espetacularidade de um jardim nos meses mais quentes de verão destacam-se pela mistura e harmonia dos seus elementos constituintes. Escolha 8 flores para plantar no jardim para o verão e mantenha o seu espaço exterior sempre fresco, colorido e deslumbrante.

1. Flor de cone

A flor de cone (equinácea) é uma perene duradoira que regressa todos os anos para colorir e dar brilho a um jardim na estação do verão. Trata-se de um tipo de flor específica que se destaca por ser muito tolerante à seca e por ser de baixa manutenção. As flores de cone apresentam uma grande variedade de cores como o cor-de-rosa, laranja, branco e amarelo e isso faz com que a decoração do seu espaço exterior seja deslumbrante.

2. Gerânio

A gerânio é uma planta em flor que pertence à família Geraniaceae. Trata-se de uma planta que está em constante florescimento desde a primavera até ao outono e isso faz com que o seu jardim esteja sempre magnífico durante a estação do verão. Em 2008 foi escolhida como perene do ano pela Associação de Plantas Perenes e é muito popular nas regiões temperadas e montanhosas.

3. Dálias

A dália é um género de flor que pertence à família Asteraceae. Trata-se de uma herbácea de porte médio, perene, que ao chegar à idade adulta pode atingir 1,50 metros. Atualmente, existem vários tipos de dálias com diversas formas e cores e estas são uma excelente alternativa na decoração de um jardim.

4. Flor de chagas

A flor de chagas é uma planta conhecida pelo facto das suas flores e pétalas serem comestíveis, como se de um vegetal se tratasse. Apresentam um sabor apimentado e florescem durante o verão, apesar de não resistirem às temperaturas extremas. É um tipo de flor que apresenta uma enorme variedade de cores, como o amarelo, o cor-de-rosa, laranja e o verde, sendo também conhecida como flor de sangue, agrião do México, Capuchinha, Nastúrcio, Nastúrio e Chagueira.

5. Lírios de dia

Os lírios de dia são plantas herbáceas, perenes, com rizoma e são conhecidas por desabrocharem de manhã e fecharem-se de noite. Apesar do nome, não são lírios verdadeiros, são plantas muito populares e vistosas que apresentam uma enorme variedade de formas e flores.

6. Coleus

O coleus é uma planta herbácea muito utilizada na decoração de um jardim, pérgola e alpendre. Os coleus são conhecidos por serem grandes, macios e podem apresentar diversas combinações de cores entre o amarelo, o vermelho, o rosa, o roxo, o verde e o castanho. São plantas tropicais que se dão muito bem com as altas temperaturas e, por isso mesmo, são ideais para um jardim de Verão.

7. Zinias

A zinia é uma flor que pertence à família Asteraceae e destaca-se pelo comprimento do seu caule. Trata-se de uma flor que se dá bem com altas temperaturas e prefere uma terra rica em húmus. É uma flor muito elegante na constituição e ornamentação de um jardim e a sua altura pode variar entre os 15 centímetros e um metro.

8. Vinca

A vinca é uma planta muito rústica, pouco exigente e de baixa manutenção. Apresenta flores simples e delicadas com um centro de tonalidade mais forte. Existem diversas variedades de vinca com flores de pétalas largas ou estreitas nas cores vermelha, roxa, branca, com o centro branco ou róseo. Esta planta deve ser cultivada em locais com altas temperaturas. A sua plantação exige um solo fértil e corretamente fertilizado, assim como regas regulares para que possa crescer de uma forma saudável.

 

Créditos imagens: 1,2, 3,4, 5,6, 7, 8
Média: 3.9 (28 votos)