7 dicas para tratar do seu jardim

Sem votos

Muitas são as pessoas que têm casas com amplos espaços onde poderiam ter belos jardins. No entanto, a falta de tempo ou a falta de jeito para a jardinagem, entre vários outros motivos, levam as pessoas a desistir de embelezar o seu espaço. Conheça 7 dicas para tratar do seu jardim, embeleze-o e nunca deixe a jardinagem de lado.

1. A água é indispensável

A água é um bem precioso e acredite que para as plantas também o é. Evite regar o seu jardim nas horas de maior calor, preferindo fazê-lo de manhã cedo ou à noite pois, nestas horas, as plantas absorvem mais facilmente a água. Para além disso, agrupar as flores que requerem uma maior quantidade de água poderá também ser uma boa ideia.

2. Para além da água, é precisa luz

Nem todas as casas possuem espaços ajardinados completamente voltados para o sol e durante todo o dia. No entanto, existem pequenos truques que os menos afortunados podem utilizar: agrupar as plantas e os ramos de árvore que possa aparar de modo a facilitar a passagem dos raios solares poderá ser uma ótima ideia.

3. Conheça bem o terreno

Sem conhecer bem o terreno onde irá plantar cada planta, muito do seu trabalho poderá acabar por ter sido em vão. Um bom conhecimento do terreno irá permitir-lhe escolher as melhores espécies para plantar. Para além disso, tal conhecimento irá permitir-lhe comprar o número de plantas adequadas ao espaço e assim não corre o risco de plantar em excesso. Ter muitas plantas pode não significar que tenha um jardim saudável.

4. Tenha também cuidado com os seus utensílios e as suas ferramentas

Lavar as suas ferramentas e os seus utensílios de jardinagem é fundamental. A sua não-lavagem poderá facilitar a transmissão de doenças, pestes e insetos entre as diferentes plantas. É também necessário ter em atenção a formação de ferrugem.

5. As ervas daninhas poderão deixar de ser um problema

As ervas daninhas sempre foram vistas com um dos maiores problemas em qualquer jardim. Mas esse problema poderá deixar de existir! Uma das formas de evitar o crescimento das tão indesejáveis ervas é através da utilização de camadas de papel de jornal: humedeça o papel sobre o sítio onde quer evitar o crescimento das ervas daninhas e coloque pedras nas suas pontas de modo a evitar que voe com o vento. Por cima do papel poderá também colocar estrume ou outro tipo de adubo orgânico.

6. Jardinagem em vasos poderá ser outra boa opção

Quer para quem não tem grandes espaços onde possa plantar as suas flores favoritas, quer para quem não tem grande tempo para cuidar de grandes superfícies, a jardinagem em vasos poderá ser uma opção bastante viável. Existe já à venda terra indicada para a jardinagem em vasos que possui já características e ingredientes únicos e importantíssimos para a vida das suas plantas. Uma outra dica que poderá seguir no que diz respeito aos vasos é colocar cascas de amendoins no fundo dos vasos: tal irá facilitar a drenagem da água. Verificar se o vaso possui a profundidade e a terra suficiente para o crescimento saudável das raízes das plantas é também muito importante.

7. Evite as pestes e os insetos de forma criativa!

Toda a gente procura evitar as pestes e os insetos que danifiquem as suas plantas, mas porque não fazê-lo de modo criativo? Uma forma de o fazer é pendurar formas de tarte de alumínio nos ramos das árvores. O brilho refletido e o barulho que produzem devido ao vento irão afugentar várias pestes.

Estas são apenas algumas dicas que poderá implementar no tratamento do seu jardim. Com certeza que algumas delas já lhe aguçaram a curiosidade para verificar se de facto funcionam! Pegue nas suas ferramentas e mãos à obra!

Sem votos